Farmácias Portuguesas
Farmácias e Parafarmácias
3 Wells 79.1
Farmácias Portuguesas4.8
Farminveste

Farmácias Portuguesas - Venda do analgésico e antipirético paracetamol 1 g comprimidos e do anti-inflamatório ibuprofeno 600 mg

Maria de Lurdes Baião da Rosa Alves de Nogueira
Maria Nogueira apresentou a reclamação
20 de março 2020
Dirigi-me hoje dia 20-03-2020 à Farmácia das Fontainhas nº 16594 para comprar sem receita médica Paracetamol 1 G - 18 comprimidos e Ibuprofen 600mg em comprimidos. Muito arrogantemente, foi-me dito que, só me vendiam os medicamentos com receita médica. Eu perguntei-lhes se estavam a brincar comigo, porque, toda a vida tinha comprado estes dois medicamentos sem receita médica. Continuaram a dizer que, se calhar, me tinham vendido noutras farmácias porque eu tinha ficha de cliente. Contudo, achei curioso que ninguém me tenha perguntado, se eu era/sou cliente, ou me tenha pedido o nome, morada, nº de utente, nº de identificação fiscal etc. Já lhes comprei ao longo dos anos , estes, e muitos outros medicamentos. Ainda que só com receita médica possam ser vendidos, existe nesta situação uma grande contradição: 1º Qualquer doente pode comprar sem receita Paracetamol 500 mg, e pode tomar 2 comprimidos ou toda a caixa, como pode igualmente, comprar Ibuprofen 400 e fazer o mesmo. Logo, não há qualquer sentido, nem na lei , nem no seu exercício. Como também não existe qualquer sentido, no facto da farmácia mandar os clientes pedirem ao médico de família receita para tal, num período como este (Covi 19). Com toda a certeza, não estão à espera que os Médicos da Medicina Geral e Familiar estejam sentada à espera dos doentes ou dos seus telefonemas, ou pedido de medicamentos via mail, formato de papel etc... e que cada médico de família passe cerca de 2000 receitas (1 para 3 meses por cada utente do seu ficheiro). É simplesmente ridículo. Abominei o atendimento, mas percebi uma coisa: caso os senhores farmacêuticos e os empregados da farmácia me tivessem (re)conhecido, tinham "aviado" a receita. Porque na sua óptica, os medicamentos sem receita médica aviam-se aos doentes com ficha e habituais clientes. Como não me (re)conheceram não o fizeram , porque o mercado está a ser invadido pelos clientes habituais e açambarcadores. É uma tristeza, uma pobreza de espírito e uma vergonha. Apresentei reclamação no livro de reclamações - 0576487
Data de ocorrência: 20 de março 2020

Bom dia! Se pesquisar no INFARMED vai perceber que se tratam de MSRM (medicamentos sujeitos a receita médica). Por isso não entendo qual será o aborrecimento dos médicos em prescreve-los (como refere), visto que é a sua função.