Comércio e Reparação de Automóveis S.A
  • 219269000
  • Zona Industrial S.Carlos, Ap.38, Edifício Ficacém, 2726-901 Mem-Martins
  • ficacem@ficacem.com

Ficacém - Peçam sempre orçamento!!!

Nelson Moutinho
Nelson Moutinho apresentou a reclamação
25 de outubro 2011

Sou propriatário de um FIAT Grande Punto Multijet, comprado em Abril de 2008 e deparei-me com a avaria das velas de incandescência, e desse modo, resolvi passar no concessionário FICACÉM para que fosse resolvida a situação.
Fiz marcação para serem trocadas as velas na quinta feira dia 20/10/2011. Como tal, deixei o carro na oficina e fiquei a aguardar no Stand, pois como é um serviço "rapido" e como precisava do carro resolvi esperar.
Entretanto fui chamado à oficina, pelo sr. José Carlos, o qual me informou que estariam a ter dificulade em retirar 3 velas, pois derivado ao carvão acumulado, estariam a dificultar a sua saída. Então disse-me que poderia tirar as velas à mesma, mas que se partisse alguma vela, deixando a resistência na cabeça do motor, esta ultima teria que ir para o torneiro para ser verificada e que o valor que eu teria que pagar seria assim mais elevado. Tendo isso em conta disse-me que seria melhor deixar lá o carro para tentarem tirar as velas de outra maneira.
E eu com receio que particem uma vela(s), decidi deixar lá o carro na oficina, com a indicação que depois me telefonavam.
Passando 1 dia, mandaram-me uma mensagem a avisar que o carro estaria pronto, isto à hora do fecho das instalações da oficina. Como não me podia deslocar lá aquela hora, resolvi ir no Sábado dia 22/10/2011.
Chegando ao Stand no Sábado, fui executar o pagamento de 408€, dos quais estariam subdivididos em Mão de Obra: 233,95€, mais Peças 90,76€, mais Diversos 7,50€ mais iva de 76,41€ numa factura total de 408€.

Agora eu pergunto, será isto normal para executar a mudança das velas, serviço que segundo o tempário da FIAT é para ser executado em 0,45h cada uma, e eu ter pago por uma vela 1h e as restante três "pseudo-coladas" 4h50?!

Será normal acelerar o carro ao relenti, estando o óleo e a temperatura de motor fria? Será normal deixar o carro ligado constantemente por tempo inderminado também ao relenti?!
Será normal cobrar "Diversos", quando isso nem sequer está tabelado para venda?!
Será normal cobrar sem avisar o cliente um teste diagnóstico (para detectar a avaria), quando o cliente sabe qual é avaria e apenas e exclusivamente pediu para trocar as velas?!
Será normal não telefonar ao cliente a avisar e a dar feedback sobre a situação?!
Será normal fazer marcações e o carro ficar lá o dia todo sem lhe ser mexido? Se o serviço foi efectuado em 6h porque demorar dois dias completos?
Será normal pagar um serviço feito por profissionais qualificados a representar a marca, e os mesmos serem "incompetentes" ao dizerem que não tiram a(s)  vela(s) por terem receio de partir e "ameaçar" o cliente que se partirem a mesma que teria essa dispesa ser paga pelo cliente?
Será normal querer resolver a situação e dificultarem a resolução da mesma, primeiro tentando contornar a situação, e depois oferecendo um "vale" para gastar lá no valor do teste diagnóstico e dos diversos?!
Será normal as pessoas que prestam os servições não serem responsáveis e assumirem os erros e acusar dissimuladamente que o cliente?!
Será este o serviço que a FIAT quer ver ser prestado a todos os clientes?! Como eu haverá muitas mais pessoas na mesma situação, sendo que esta não é primeira situação que me acontece com este concessionário?

Foi apenas um desabafo da minha parte e um alerta, antes de fazerem o que quer que seja, peçam sempre orçamento e façam questão de exigir tudo explicado!

Para finalizar, informo que fiz reclamação no Livro de Reclamações e também fiz reclamação à FIAT Automobiles Portugal. Agora resta-me aguardar pelo desfexo desta situação e que se faça justiça.

Data de ocorrência: 25 de outubro 2011