Oficinas Concessionárias Pós-venda

José Luis Espinho
José Espinho apresentou a reclamação
15 de fevereiro 2024
Exmos Sr.s

Eu, José Luis C. B. Espinho com o NIF 181733170 e residente na rua Francisco António Rato n.º 5 3º Drt.º 7800-385 Beja recorri no passado dia 07 de fevereiro do corrent a esta oficina (Irmãos Luzias, situada na Rua de D. Afonso III 43, 7801-904 em Beja, devido a uma avaria súbita no meu veículo da marca Mazda modelo CX5 com a matrícula AC-31-GC adquirido neste mesmo concessionário.
Como o carro já havia algum tempo, há mais de seis meses vinha de modo intermitente apresentando o aviso de avaria no sistema de gestão da bateria, motivo pelo qual já tinha apresentado este facto na última revisão que o veículo fez nesta oficina e que me informaram que a bateria estava ainda em boas condições e que podia andar com o veículo apesar do aviso. Como no dia em que já referi houve sinal de arranque deficiente ao acionar o botão Start/Stop o motor não iniciou e foi necessário acionar por uma segunda vez o arranque, face a esta situação decidi levar o carro diretamente para a oficina evitando assim a probabilidade de falência total do arranque e de ter que recorrer ao serviço de reboque para mobilizar o veículo.
O carro ficou na oficina desde o dia em questão (07 de fevereiro) pelas 17 horas com a informação de avaria da bateria, o carro foi aceite para reparação sem ter sido estabelecido prazo para efetuar a mesma, depreendendo-se de que se tratando de avaria com início súbito não foi possível fazer qualquer agendamento prévio e que a mesma seria de fácil resolução (só substituir a bateria por uma nova) fiquei a aguardar.
Contactada a oficina no final do dia seguinte foi-me dada a informação que o veículo ainda não tinha sido alvo de qualquer intervenção pelo que tinha que ficar para o dia seguinte, assim aconteceu cerca das 16h do dia 09 de fevereiro (sexta-feira) voltei a contactar a oficina e foi-me dada a mesma informação do dia anterior, ou seja, que não tinha sido feita qualquer intervenção nem de diagnóstico ou reparação, mais informo que a obtenção de informação acerca da situação foi sempre da minha iniciativa nunca a oficina nestes dias me contactou para me dar qualquer informação, como se aproximava o fim de semana e indignado pelo que estava a acontecer informei que passaria na oficina para levantar o veículo e proceder à substituição da bateria noutra oficina que o fizesse em tempo útil uma vez que era uma intervenção simples e que no máximo poderia durar entre 15 a 20 minutos.
Quando cheguei à oficina para levantar o veículo no dia 09, já não foi possível fazê-lo trabalhar porque já tinham passado dois dias em que tinha ficado parqueado no exterior das instalações e a bateria já se tinha esgotado por completo face a esta situação tive que forçosamente deixar o veículo na oficina para a semana seguinte e em que me foi dada a previsão que só 4ª feira estaria pronto, não me parece razoável nem admissível que esta situação simples se tenha arrastado por 7 dias tendo daí resultado todo o tipo de inconveniente e prejuízo para a minha vida pessoal e profissional da qual como facilmente se entende muitas coisas dependem da capacidade de deslocação associada à disponibilidade de um meio de transporte que é um veículo automóvel imprescindível às necessidades diárias de qualquer cidadão comum.
No dia 12 de fevereiro (segunda feira), fui contactado telefonicamente por parte de um dos funcionários cerca das 16 e 30 e fui informado que já tinha sido feito o diagnóstico da avaria e se confirmava que a bateria tinha que ser substituída facto que concordei, mas que não foi possível concretizar porque a oficina não tinha disponível bateria compatível da marca nem alternativa da concorrência, remetendo novamente a solução da situação para dia 14 de fevereiro (quarta feira), dia em que o veículo me foi entregue às 16 h.
Esta não foi uma atitude responsável nem pode ser enquadrada nos padrões de qualidade que qualquer empresa do ramo automóvel possa praticar. Esta forma incauta de agir causou prejuízo direto e todo o tipo de inconvenientes irreparáveis na gestão do dia a dia que tive que fazer sem o veículo disponível.
A continuar desta forma este tipo de atitude causará os mesmos problemas a todos os potenciais utilizadores deste serviço que serão expostos a esta situação ou outras ainda piores, pelo que seria desejável que fosse revisto este tipo de procedimento que certamente não abona em vosso favor e não trará boa fama ao vosso bom nome e certamente irá abalar o nível de confiança, dos utilizadores de boa fé que aí recorrem depositam nos serviços prestados.

Beja, 14 de Fevereiro de 2024
Data de ocorrência: 7 de fevereiro 2024