Fitspot Academias

Fitspot Academias - Condições de adesão enganadoras

Lia Fernandes
Lia Fernandes apresentou a reclamação
12 de maio 2016

No passado dia 1 de Janeiro, desloquei-me às instalações do Ginásio Fitspot na R. D. António Ferreira Gomes em V.N.Gaia, para efectuar a pré-inscrição de sócio neste estabelecimento. A promessa era a de que abririam em Abril (tendo, inclusivamente, um grande cartaz à porta a anunciar esta data de abertura), sendo que já estariam a aceitar inscrições para que os futuros sócios pudessem beneficiar de um preço especial de adesão. Paguei o valor de €19.98, foi-me dada uma factura e a garantia de que abririam no primeiro dia de Abril.
Até à presente data, 12 Maio, o ginásio não só não abriu como as portas se encontram encerradas e o número de telemóvel que me foi facultado na altura pelo Sr. Michael Couto, desligado. Perante esta situação, tentei ligar para o ginásio pertencente à mesma empresa localizado no Edifício Parque Nascente, sem que me atendessem a chamada. Por fim, tentei ligar para outro ginásio da mesma empresa localizado em V.N.de Gaia, e finalmente consegui que atendessem a chamada. O colaborador da empresa com quem falei referiu que poderia utilizar as outras duas instalações desta empresa (uma no Parque Nascente e outra na Rua Cova da Bela em V.N.Gaia) sem qualquer custo mas que não seria possível efectuar uma nota de crédito do valor por mim pago até que o ginásio na R. D. António Ferreira Gomes abrisse.
Segundo apurei na página do Facebook desta empresa, há dezenas de reclamações de outros consumidores na mesma ou pior situação que eu, uma vez que esta empresa está a prometer a abertura deste ginásio já desde Outubro de 2015!
Ponto nº 1: se a localização dos outros ginásios me fosse conveniente, teria lá feito a inscrição e não no ginásio da R. D. António Ferreira Gomes. Desta feita, não, não estou interessada em usufruir gratuitamente das instalações dos outros dois ginásios.
Ponto nº 2: como pode uma empresa aceitar inscrições em pré-abertura exigindo um pagamento, sem que tenha a certeza de que vai obter licença de abertura?
Ponto nº 3: o motivo que me deram para não poderem efectuar uma nota de crédito neste momento e devolver o meu dinheiro, é que as empresas dos três ginásios são diferentes. Não se entende, então, como autorizam o meu acesso às instalações dos outros dois ginásios já em funcionamento, se as empresas são diferentes. Posso aceder aos outros dois ginásios já abertos sem qualquer custo, mas esses dois ginásios não podem efectuar a devolução do dinheiro por serem empresas distintas? Dualidade de critérios que lhes convém, parece-me. Acrescento ainda que, após uma pesquisa não muito exaustiva na internet, cheguei à conclusão que todos os três ginásios estão registados sob a mesma denominação social que passo a expôr:
FITSPOT ACADEMIAS UNIPESSOAL LDA
R. António Gomes Soares Pereira, 88, Edif. Piramides III
4470-139 Maia
Registo na CRC de Porto nº 510822541
NIF: 510822541
Capital Social: 20 000 euros.

Ponto nº4: houve uma evidente quebra de promessa por parte desta empresa, pelo que deveriam prontificar-se a devolver os montantes pagos. Pergunto-me onde estarão a investir/utilizar o dinheiro de tantas inscrições que têm acontecido desde o verão de 2015, sob a promessa de abertura do ginásio em poucos meses.

Data de ocorrência: 12 de maio 2016