Acessórios para Animais

GAD - Gaiola incompleta

Mónica Elisa
Mónica Elisa apresentou a reclamação
17 de setembro 2019
No início de 2018, dirigi-me ao estabelecimento da empresa Gad Aquários, com sede em Sintra, Avenida do Parque número 82 A Rinchoa 2639- 609 Rio de Mouro ou Estrada da Ribeira número 92, fração B2705- 832- Terrugem, Sintra, com a intenção de mandar fazer uma gaiola personalizada para as minhas aves de estimação.
Fui atendida pelo sr. (*), gerente e proprietário da empresa. Expliquei o que pretendia, uma gaiola personalizada para as minhas aves, e referi que a mesma teria de ser decorativa e que se destinava a ser colocada num apartamento e na varanda da minha sala de estar.
Depois de conversarmos sobre as medidas e o modelo, ficou combinado que o sr. (*) me enviaria o orçamento para a execução do trabalho por e-mail.
Após a receção do orçamento (295 euros), a pedido do fornecedor, sr. (*), procedi à transferência de metade do valor total constante neste orçamento.
Esta reclamação encontra fundamento em várias irregularidades cometidas pelo sr. (*), que culminaram com a minha total insatisfação e sentimento de logro, por, simplesmente, o objeto que encomendei nunca me ter sido entregue completo e funcional, apesar de ter sido pago.
Houve um total e completo incumprimento do prazo de entrega estabelecido ou de qualquer outro que possa ser considerado razoável. Foi necessário insistir inúmeras vezes e durante várias semanas para conseguir que o sr. (*) procedesse à entrega da gaiola. O Sr. (*) foi incapaz de manter a sua palavra e, semana após semana, foi protelando a entrega da encomenda para a semana seguinte, num processo que se tornou insuportavelmente desgastante e revoltante pela enorme falta de respeito pelo cliente, de quem já tinha recebido 50% do pagamento, e por isso, muito poucos escrúpulos e falta de idoneidade no que se refere ao seu desempenho e obrigações profissionais.

Após algumas semanas, telefonemas e muita insistência da minha parte, o Sr. (*) finalmente procedeu à entrega da gaiola em minha casa. No entanto, não estava completa, faltando os quatro bebedouros e um espelho, que constavam da encomenda e que estavam contemplados no orçamento.

Estando a gaiola destinada a ser colocada na varanda da minha sala de estar, depois de a tentarmos acomodar nesse espaço, chegámos à conclusão de que tal seria impossível devido às dimensões da mesma. Realço que as medidas da gaiola e os materiais a serem usados na sua construção não foram definidos por mim, mas sim pelo sr. (*), em quem deleguei essa responsabilidade, confiando no seu conhecimento e experiência profissionais.
Nunca o sr. (*) me alertou para o enorme peso da gaiola, que faz com que seja impossível alguém conseguir movimentá-la sozinho. Devido a este facto, tornou-se claro que seria necessária e urgente a construção de uma base com rodas que permitisse a deslocação da gaiola com relativa facilidade. Sem esta, a gaiola teria de permanecer no meio da minha sala de estar, ocupando uma grande superfície e fazendo com que este espaço se tornasse muito pouco estético, harmonioso e funcional.

Por esta razão, no momento da entrega da gaiola, ficou acertado entre mim e o sr. (*), que este iria construir também uma base para a gaiola. Foi também nesta altura, no dia da entrega da gaiola, ainda sem a base, que liquidei os restantes 50% do orçamento para a gaiola, com um pagamento com dinheiro. O sr. (*), alegando que não tinha troco, propôs-me que o montante a ele correspondente ficasse retido como crédito para pagar a base da gaiola que ele iria construir. Além do mais, também não me passou qualquer fatura.
A partir deste momento, iniciou-se um processo que se revelou ser um verdadeiro pesadelo. A gaiola descolou-se facilmente. Na semana seguinte à entrega da gaiola, o sr. Ricardo comunicou-me por whatsapp que já tinha a base pronta e que pretendia entregá-la, bem como as peças em falta, no prazo de uma semana.

As semanas foram passando e o sr. (*) simplesmente não fez a entrega estipulada, deixando de atender os meus telefonemas, de responder às minhas mensagens ou de dar qualquer satisfação sobre o trabalho. O meu pai telefonou de um outro número para pedir esclarecimentos sobre a situação. O sr. (*) não gostou deste facto e considerou que esse telefonema podia ser considerado afrontador, reconhecendo, no entanto, que estava em falta e que iria falar comigo em breve. Voltei a contactá-lo de um terceiro número de telefone e pedi-lhe satisfações sobre tudo o que se estava a passar, respondendo-me ele, em absoluta violação da verdade, que eu não tinha pago a base e que por isso não se interessava nem responsabilizava pela sua construção e entrega. Assim, revelou, além de uma completa desorganização profissional, uma grande falta de escrúpulos e desonestidade, ignorando descaradamente que já havia recebido um sinal da minha parte, por conta da construção da base, quando guardou para si o troco que me devia ter sido entregue por ocasião do pagamento da segunda tranche do orçamento.

Perante os meus protestos, acabou por aceitar devolver-me o montante do troco, por transferência, pedindo-me para o efeito os meus dados de MB Way. Eu enviei-lhe os dados porwhatsapp, mas o Sr. (*) limitou-se a ignorá-los, não mais respondendo às inúmeras mensagens, avisos de queixa e apelos que lhe enviei nem procedendo ao devido, prometido e já muito atrasado reembolso, incorrendo novamente em claro, abusivo e lesante incumprimento.
Por me sentir enganada com esta situação e com todo o direito a uma justa indignação, procuro por este meio denunciar os vários ilícitos que a situação configura e solicitar uma mediação deste conflito através dos vossos serviços e recursos. Gastei tempo e paciência com telefonemas e mensagens completamente ignorados, fiquei um ano e meio com uma gaiola de grandes dimensões no meio da minha sala, sem poder movimentá-la de um lado para o outro, gastei dinheiro num artigo que não é funcional e tem problemas de construção, que agravam esta disfuncionalidade. Paguei por um serviço extremamente precário.
Por tudo o que foi exposto, pretendo devolver a gaiola ao sr. (*), com recolha e transporte a seu cargo e a devolução da totalidade do dinheiro que lhe paguei, por um trabalho de qualidade inaceitável.
O sr. (*) é uma pessoa que revela falta de honestidade, de seriedade, de respeito pelo cliente, revelando uma profunda e intolerável falta de profissionalismo e desprezo pelas mais elementares regras a que estão sujeitas todas as relações comerciais, entre fornecedor e cliente, devendo por isso, em defesa dos direitos do consumidor, não só retratar-se, mas também submeter-se às justas penalizações, se não por vontade própria, induzido por quem de direito.
Agradecendo a atenção que queiram dar ao assunto, aguardo despacho, disponibilizando-me para a prestação dos esclarecimentos adicionais que entenderem ser necessários.
Data de ocorrência: 17 de setembro 2019