Galp
Galp Marca Recomendada Marca do Mês
Marca Recomendada
Marca do Mês

Quando o frio chega, saiba como poupar na fatura de eletricidade

Os dias mais frios e nublados obrigam a uma maior iluminação, e as temperaturas baixas pedem aquecedores (a gás ou elétricos) para um maior conforto. Tudo isso representa um acréscimo na fatura da eletricidade ou gás. No entanto, inverno não tem de ser sinónimo de “despesas”.  Descubra aqui 8 dicas para o ajudar a manter a temperatura confortável e poupar na eletricidade.


Poupar eletricidade, sem poupar no conforto 

1# Reduza a humidade e as perdas de calor

As correntes de ar e a humidade são duas responsáveis pelo arrefecimento da casa. Se conseguir diminuí-las, irá aumentar o conforto térmico e poupar eletricidade.  

Para tal, há algumas medidas que pode tomar: 

  • Tapar as frinchas das portas e janelas com os tradicionais “chouriços de areia”;  

  • Fechar as persianas e as cortinas ao final do dia; 

  • Aplicar um isolante na parede, caso queira pintar alguma divisão da casa;  

  • Adquirir um desumidificador ou ative a função de desumidificador no seu ar condicionado;  

Se está a fazer obras ou remodelações, saiba aqui como escolher janelas eficientes para a sua casa. 


2# Isole a casa ao máximo 

O isolamento é o melhor aliado do conforto térmico, seja no inverno ou no verão. Paredes e telhado bem isolados e janelas de vidro duplo são as primeiras alterações a ter em conta.   

Se pretende fazer essas mudanças, mas o orçamento ainda não o permitiu, sabia que o Fundo Ambiental tem um programa que financia materiais e equipamentos para melhorar o desempenho energético da sua casa? É o programa Vale Eficiência. Verifique a sua elegibilidade para se candidatar aqui. Através deste programa pode, por exemplo, mudar as janelas, adquirir bombas de calor ou painéis solares. Conheça outras soluções de climatização.


3# Aproveite a luz solar para produzir energia

Se tiver painéis solares consegue produzir energia e baixar a sua fatura de eletricidade. A par disso, a luz solar tem outros benefícios: regula o ciclo natural do sono, produz vitamina D, e aquece a sua casa sem utilizar eletricidade. 

Sendo assim, logo pela manhã, abra as cortinas e deixe o sol entrar. Aproveite também para arejar a casa durante 10 a 15 minutos. Já ao entardecer, feche tudo totalmente, inclusive as cortinas. Desta forma, diminui as perdas de calor. 


4# Utilize aquecedores a gás   

Os aquecedores a gás são quase sempre mais eficientes do que os aquecedores termoelétricos. Estes aparelhos são capazes de aquecer grandes áreas rapidamente, com o calor a espalhar-se igualmente por toda a divisão. 

Existem dois tipos: os aquecedores de interior e os aquecedores exteriores. Os primeiros, como o nome indica, são ideias para aquecer áreas interiores e mais pequenas até 20 m2.  

Se, por outro lado, gostar de aproveitar o ar livre durante o inverno, considere os aquecedores de exterior a gás.  Assim que liga um destes aparelhos, transforma o inverno em verão num par de segundos. E, graças à leveza da nova pluma, pode transportá-lo facilmente para onde quiser sem qualquer incómodo.  


5# Mantenha a temperatura estável 

Sabia que a variação de um grau de temperatura no interior da casa pode aumentar o consumo de eletricidade em 7%? Por isso, é fundamental manter a temperatura estável.  

Independentemente do sistema de aquecimento que utiliza, seja aquecimento central ou um aquecedor a gás, defina a temperatura ideal para si e mantenha-a. Para poupar eletricidade e ter um maior conforto térmico, é recomendado que a temperatura ronde entre os 20º e os 23ºC.


6# Escolha eletrodomésticos de menor consumo

Saber interpretar a etiqueta energética é meio caminho andado para poupar eletricidade. Com esta informação, é possível escolher um eletrodoméstico e aparelho elétrico com base na sua performance energética, e não no preço de aquisição. 

Apesar de os eletrodomésticos e aparelhos elétricos com melhor classificação energética apresentarem um preço mais alto, é uma compra que a longo prazo compensa, uma vez que consomem menos energia. Assim, da próxima vez que for comprar, por exemplo, um frigorífico, privilegie os de classe energética A. 


7# Adapte a decoração da casa

A sensação de conforto e calor também é transmitida por aquilo que vemos e tocamos. Por isso, uma das melhores formas de poupar eletricidade, é melhorando o conforto visual e tátil da sua casa, como por exemplo:

  • Utilizar tapetes felpudos;

  • Preferir tons quentes na sua decoração; 
  • Colocar mais mantas e almofadas por toda a casa; 
  • Utilizar lâmpadas com uma luz mais quente ao invés de uma luz branca;
  • Optar por um aquecedor que seja mais eficiente, como os aquecedores a gás da Galp


8# Adira a um plano de eletricidade e gás mais vantajoso

Passa mais tempo em casa à noite? Um plano com tarifário bi-horário é o mais adequado para o seu caso, uma vez que a eletricidade tem um custo mais baixo durante o horário noturno.

É cliente Continente? O plano Galp & Continente confere-lhe descontos nas faturas de gás, eletricidade, abastecimento e carregamento de carros elétricos. A par disso, tem 10% de  desconto na aquisição de aquecedores a gás. Em alternativa, pode beneficiar de ofertas semelhantes através do plano Galp Casa & Estrada.



Quer conhecer mais dicas para a sua casa? Visite o nosso blog Casa.

Esta informação é da exclusiva responsabilidade de Galp.