Gavis - Sociedade de Representações de Automóveis S.A.
  • Magarenha – Fragosela de Cima

Gavis-Sociedade de reparação automóveis SA
Margarenha-Fragosela de Cima
3501-908 Viseu

São João de Areias, 24 de Julho de 2021

Assunto: Devolução ou troca de carro novo com .
Exmos. Senhores,
No dia 05 de Julho de 2019, adquiri no vosso concessionário em Viseu (Gavis-Sociedade de reparação automóveis SA, pessoa colectiva nº 500125996), um veículo novo da marca Volkswagen, modelo Polo 1.6 TDI 95cv Confortline DSG, matrícula 49-XU-80. Contracto com campanha de extensão de garantia VW 2+3 anos/100 000 Km.
Em Janeiro de 2020, passados apenas 5 meses da compra do carro novo, foi me necessário dirigir ao concessionário acima referido. O carro ia abaixo constantemente sem razão aparente, uma vez que se trata de um carro automático. Foi me então referido de que se tratava de um problema com a bomba de combustível e que a situação teria sido reparada.
Passados 12 meses, Janeiro de 2021, volto a ter problemas com o arranque do carro a frio. Uma vez mais dirigi-me ao concessionário acima referido e uma vez mais o problema estaria no sistema de combustão do carro. Desta vez foi me referido que teria sido feita uma limpeza a todo o sistema de combustão e que o problema estava resolvido.
Em Junho de 2021, 5 meses apos a segunda avaria, uma terceira avaria deu lugar. A luz do motor acendeu. Dirigi me ao concessionário acima referido, foi efetuada uma mudança do óleo e um reset. O problema estaria resolvido. Passada uma semana a luz do motor volta a acender, volto a dirigir me ao mesmo concessionário e foi me referido que todo o problema estaria relacionado com um defeito de fabrico de uma das pecas do filtro de partículas. Defeito para o qual ainda não teriam solução e portanto, não poderiam resolver a avaria. Foi me ainda sugerido que conduzisse o carro em quarta para que o carro pudesse atingir a temperatura necessária à combustão das tais partículas, o que me parece inconcebível e muito pouco profissional.
Em conclusão, o carro apresenta um defeito de fabrico, para o qual a empresa não tem solução até á data de hoje, 24 Julho de 2021. 1 mês passou após me ter sido informado que a avaria, devido ao defeito de fabrico, não teria de momento solução e não foi contactado para resolver a situação.
Expostos os factos acima referidos, venho por este meio solicitar a devolução do veículo e consequente retorno do valor envolvido na venda do mesmo. Bem como do montante de que tive de despender nas alterações do carro, uma vez que sou portador de deficiência física, e como tal é-me exigido por lei que o faça e para a minha própria segurança também. E consequentemente, despendi do dinheiro para as alterações sem saber do defeito de fabrico do carro, pelo qual não sou responsável.
Deixo ainda em aberto a possibilidade para uma troca do carro por um carro novo do mesmo valor e com as alterações a cargo do concessionário. Possibilidade a ser ponderada dependendo das condições e ofertas a serem negociadas.
Informo ainda que anexei ordens de reparação e contrato de garantia para que possa aceder mais rapidamente á informação necessária
Certo de poder contar com a seriedade da empresa, espero uma resposta no prazo máximo de 10 dias uteis a contar da data em que esta carta foi enviada.
Sem outro assunto de momento, subscrevo-me apresentando os meus melhores cumprimentos,
Data de ocorrência: 26 de junho 2021
Gavis
26 de agosto 2021
Exmos senhores,
Relativamente à reclamação apresentada pelo nosso cliente Sr. Pedro Correia e apesar do conteúdo da mesma não representar de forma correta as desconformidades que a viatura do mesmo sofreu, informamos o seguinte:
1. Todas as situações relatadas pelo nosso cliente anteriores à identificada em último lugar foram integralmente resolvidas e nenhuma relação têm entre si.
A situação ocorrida em 22 de julho do ano corrente diz exclusivamente respeito à apresentação de uma elevada percentagem de fuligem no filtro de partículas da viatura, valor esse que é resultado do perfil de condução do utilizador, não se tratando de uma avaria. Com efeito, o andamento em circuitos citadinos não deve interromper os ciclos de regeneração do filtro de partículas conforme foi explicitado ao cliente, bem como o modo como de futuro deverá utilizar a sua viatura.
3. Por consequência tratando-se de situações passíveis de acontecer com qualquer veículo e que se encontram resolvidas, não existem quaisquer desconformidades ou defeitos na viatura, pelo que, a nosso ver, a pretensão do Sr. Pedro Correia não pode ser acolhida, além de que sempre seria absolutamente desproporcionada e desadequada”
Esperando ter esclarecido assunto ficamos ao dispor.