Gourmet Da Vila
Gourmet Da Vila7.4

Gourmet Da Vila - Ausência de reembolso por encomenda cancelada

João Aldeia apresentou a reclamação
4 de abril 2023
No dia 17 de Março realizei uma encomenda no valor de 166,23 euros no website https://gourmetdavila.pt/pt/. Paguei-a no mesmo dia usando os dados bancários indicados pela empresa.

No dia seguinte, fui contactado por email pela empresa com a indicação de que não tinham os produtos encomendados em stock, pelo que teriam de encomendá-los ao seu fornecedor. Referiram neste mesmo contacto que os produtos encomendados poderiam ter um valor diferente do constante no website, pelo que poderiam reembolsar o valor que paguei no caso de eu não desejar aguardar pela verificação de disponibilidade e preço do produto.

Informei a empresa de que aguardaria alguns dias pela informação, decidindo depois se desejaria actualizar a encomenda ou pretenderia o reembolso do montante que paguei.

Após uma semana sem qualquer contacto, tentei telefonar várias vezes para o número de telemóvel indicado no website, bem como enviei dois emails para saber o ponto da situação. Não recebi resposta aos emails nem atenderam o telefone.

Na tarde de dia 25 de Março, recebi um sms do número de telemóvel da empresa a perguntar qual era o motivo dos telefonemas. Expliquei por sms que queria saber qual o ponto da situação da minha encomenda.

Responderam-me por email no mesmo dia, indicando que os produtos encomendados (e pagos) tinham um preço superior ao que constava no website.

Em função disto, solicitei no mesmo dia o reembolso do montante pago, para o que enviei o meu IBAN por email para a empresa. A empresa não acusou a recepção do meu email.

Desde então, não fui contactado pela empresa nem recebi o meu dinheiro de volta.

Enviei novos emails no dia 30 e 31 de Março , referindo que não recebera ainda o reembolso devido. No email que enviei no dia 31 voltei a indicar o meu IBAN à empresa. Nunca recebi qualquer resposta a estes emails.

Desde dia 24 de Março, tentei telefonar várias vezes para o número de telemóvel indicado no website da empresa. Nunca atenderam o telefone.

Ontem, dia 3 de Abril, enviei um sms para este número de telemóvel indicando não ter recebido ainda o meu dinheiro e perguntando se há algum problema. Não recebi qualquer resposta.

Não poderia estar mais insatisfeito com a empresa Gourmet da Vila, que, claramente, não mostrou qualquer intenção de devolver o dinheiro que lhes paguei por uma encomenda cancelada (por responsabilidade deles).

É inteiramente compreensível que possam existir alterações de preços de produtos. O que não é aceitável é que o reembolso não seja feito com brevidade, que não haja contacto com o cliente e que nunca atendam o telefone.

Não sei se o problema decorre de desonestidade ou de incompetência, mas nenhuma das situações é minimamente aceitável.

Pesquisando no portal da queixa antes de deixar esta reclamação, encontrei várias outras reclamações que relatam situações idênticas à que descrevi.

Caso não receba o reembolso do meu dinheiro nos próximos dias terei de avançar com as medidas legais disponíveis.
Data de ocorrência: 17 de março 2023
23 de abril 2023
Apesar da reclamação que deixei no portal da queixa, a empresa Gourmet da Vila continua restituir os 166,23 euros que lhes paguei. Dado que hoje é dia 23 de Abril, passou mais de um mês desde que receberam o meu dinheiro.

Avisei (por email e por sms) a empresa de que tinha deixado uma reclamação aqui no próprio dia em que o fiz. Apesar da recorrente não-resposta a emails e sms, bem como da continuada falta de atendimento de qualquer telefonema que realize, a empresa respondeu-me por sms na tarde em que aqui deixei a reclamação original.

O sms da empresa dizia apenas que estão com, cito, "excesso de trabalho", indicando, implicitamente, que não se tratava de incompetência nem de desonestidade da parte deles tal como eu sugeri na reclamação original. Informaram-me também que iriam fazer o reembolso com brevidade.

Isto foi dia 4 de Abril, portanto, há 19 dias.

No dia 11 de Abril enviei-lhes mais um sms a explicitar o óbvio: ainda não recebera o meu dinheiro. Responderam-no no mesmo dia informando-me que não sabiam qual o meu IBAN e que não tinham registado que eu pretendo o reembolso do dinheiro.

Ora, apesar de já lhes ter enviado o IBAN duas vezes por email, enviei-o, novamente, por sms ainda no dia 11 de Abril.

Na ausência de reembolso, enviei novos sms a explicitar que ainda aguardava que o fizessem.

No dia 17 de Abril, informei a empresa por sms de que seguiria com o caso para tribunal arbitral caso não recebesse o reembolso até sexta-feira, 21 de Abril.

No mesmo dia 17 de Abril, com o que apenas posso designar por enorme descaramento, responderam-me por sms perguntando-me se eu tenho uma conta no whatsapp porque é mais fácil e seguro falarmos por esse meio. Disseram-me também que o reembolso estava ou já processado ou estaria no mesmo dia.

Dado o padrão de comportamento lamentável desta empresa, obviamente, hoje, 23 de Abril, ainda não recebi o meu dinheiro.

Enviei-lhes novos sms nos dias 18 e 19 de Abril explicitando que ainda não recebi o dinheiro. Foram ignorados.

Portanto, a única coisa que se alterou desde que escrevi a reclamação original no portal da queixa, no dia 4 de Abril, foi ter tido um resposta implícita à minha dúvida sobre o motivo deste problema: é agora claro que resulta de desonestidade e não de incompetência da empresa.

Durante os próximos dias, irei apresentar queixa da empresa às entidades competentes, incluindo no tribunal arbitral.
29 de abril 2023
Hoje é dia 29 de Abril e a empresa continua sem devolver o meu dinheiro.

No dia 23 de Abril apresentei o caso à DECO.

No dia 24 de Abril deixei uma reclamação no livro de reclamações online. Já isso foi menos fácil do que deveria dado que em local algum no website da Gourmet da Vila consta o nome legal da empresa, a saber, Daniel Rocha, Unipessoal Lda.

Tendo encontrado no livro de reclamações online um outro contacto telefónico da empresa, telefonei para lá no mesmo dia. Tocou uma vez, rejeitaram imediatamente a chamada e enviaram um sms a perguntar qual era o assunto. Nenhum empresa séria tem esta conduta.

Por sms, disseram-me para contactar o número de telefone que é indicado no website (aquele que nunca ninguém atende e que quase nunca responde a sms). Tal como numa interacção escrita anterior, foi-me recomendado que contactasse a empresa através da aplicação whatsapp, o que é inaceitável como único canal de comunicação.

Foi dito na mesma troca de sms, mais uma vez, que o reeembolso estava quase a ser processado.

No dia 28 de Abril, enviei sms para ambos os números de telefone e email para endereço electrónico indicado no website da empresa. Deixei claro que, neste momento e dada a conduta da empresa, só posso concluir que fui vítima de burla. Apenas tive resposta do número de telefone que encontrei no livro de reclamações online. Esta mostrou um descaramento inqualificável, mostrando-se alguém que suponho ser o proprietário da empresa ofendido com a acusação de burla.

Esta é, sem dúvida a pior empresa com que já lidei e é claro que não têm intenção nenhuma de devolver o meu dinheiro. Casos como o meu encontram-se relatadas aqui no portal da queixa. Não ficaria espantado se outros existissem. Espero que estes casos sejam conhecidos pelas entidades competentes para que a empresa seja investigada.
10 de maio 2023
O reembolso do dinheiro em dívida foi feito no dia 9 de Maio, quase dois meses após receberem o pagamento.

Considero que esta é a pior empresa do sector com a qual já interagi e recomendo que seja evitada.
João Aldeia avaliou a marca
10 de maio 2023