Governo de Portugal

Governo de Portugal - Aeromodelismo

José Alberto Ribeiro Araújo
José Araújo apresentou a reclamação
9 de janeiro 2024
Caro Governo de Portugal, venho por este meio apresentar a minha queixa relativa à modalidade desportiva de Aeromodelismo. Eu sou piloto Federado desde 2004 e sempre cumpri as regras inerentes à Federação Portuguesa de Aeromodelismo, que regia até à actualidade com normas de segurança de voo e utilização dos devidos espaços homologados para o efeito. No entanto com a chegada das leis europeias relativas a utilização de drones de filme, a Federação Portuguesa Aeromodelismo, perdeu as suas capacidades porque a Autoridade Nacional de Aviação Civil a retirou. Colocou o Aeromodelismo no mesmo local dessa lei e praticamente a Federação deixou de ter qualquer poder. Atendendo que a modalidade de Aeromodelismo já tinha regras implementadas e que a lei europeia diz para a autoridade nacional chegar a acordo com as federações para contornar a lei, sabendo que isso já foi sugerido, a ANAC não consegue abrir mão a qualquer boa vontade para poder usufruir essa prática desportiva e de lazer nos seus devidos locais, fazendo que muitos associados a abandonarem. Não me parece bonito da parte desta entidade fazer isso até porque não temos conhecimento de qualquer acidente que coloque em risco este desporto de lazer. Agradecíamos que o governo tome atenção a isso. Não estou satisfeito com o trabalho da ANAC em relação ao desporto de Aeromodelismo com a Federação e os seus clubes e associados é que estão a sofrer. Não vou ser preso por construir um modelo de avião e estiver a voar de minha liberdade num espaço descampado. Parece ridículo mas é a verdade.
Data de ocorrência: 9 de janeiro 2024
José Alberto Ribeiro Araújo
José Araújo avaliou a marca
10 de janeiro 2024

O intuito desta queixa foi meramente informativa para o Governo ter atenção às instituições existentes em Portugal dando valor para o trabalho que feito anteriormente.