Governo de Portugal

Governo de Portugal - Passe sub 23 gratuito

Anabela Monteiro
Anabela Monteiro apresentou a reclamação
12 de fevereiro 2024
Venho exprimir o meu desagrado em relação aos passes Sub23. Prometem uma coisa e fazem outra, supostamente esses passes sub 23 seriam para abranger os estudantes do ensino superior, ora mais uma vez quem esta no interior do pais é prejudicado.

A legislação diz que os passes gratuitos para jovens estudantes são uma modalidade tarifária que confere uma isenção do pagamento dos títulos mensais, intermodais ou monomodais, vigentes nos serviços de transporte público coletivo de passageiros existentes nas áreas geográficas de cada área metropolitana (AM) ou das comunidades intermunicipais (CIM). Refere ainda que no caso o beneficiário pretenda adquirir um passe que abranja mais do que uma AM ou CIM, deve entregar comprovativo de morada de residência habitual e declaração de matrícula da instituição de ensino onde estuda.

Fiz o cartão sub 23 na CP, entreguei certificado de matricula, certificado de residência e agora dizem que não dá para usufruir, que já não é gratuito, ora isso não tem fundamento nenhum, um estudante é deslocado não porque quer é porque tem que ser, nós no interior não temos as regalias do resto do pais, já não basta pagar o que se paga, ainda fazem uma lei com um passe em que basicamente quem reside na gostaria de obter um esclarecimento ao meu desagrado, a CIM das beiras faz fronteira com a CIM de Coimbra.

Gostaria de saber o porquê de um dia ser, no outro dia deixar de ser.

Agradeço resposta a minha reclamação
Data de ocorrência: 12 de fevereiro 2024