Venda de Motos e Acessórios
  • geral@hm-motos.com

HM Motos - A mota não pega e ninguém resolve o problema

Patricia Sousa apresentou a reclamação
28 de janeiro 2020
Venho por este meio fazer uma reclamação do concessionário HM Motos em Algés.

Para enquadramento, comprei uma mota, Kawasaki Vulcan S, no mês de Junho de 2019, no concessionário HM Motos em Algés.

Fiquei extremamente contente por finalmente ter uma mota que desejava, pedi para colocar um alarme e um GPS tracker. Aconselharam-me a que o GPS ficasse apenas ligado quando estivesse em andamento e concordei na altura.

O primeiro problema que tive com o concessionário, foi não ter recebido os documentos da mota, sensivelmente 1 mês depois da compra. Telefonei para o concessionário e indicaram-me que se tinham esquecido de enviar os documentos para o IMT, sim esquecido de enviar os documentos, pediram-me mais 15 dias para receber o livrete da mota. Esperei e ao fim de 1 mês ainda não tinha recebido os documentos da mota, voltei novamente a contactar o concessionário, onde me informaram que a agência estava com muito trabalho e que iam dar prioridade ao meu pedido. Finalmente, passado 2 meses e poucos dias, recebi o livrete da mota.

Por volta dos 3 meses de ter a mota, tive um fim de semana sem ligá-la, ou seja, 2 dias parada. Quando a liguei no terceiro dia para me dirigir para o trabalho, verifiquei que a mota não pegava. Tinha informação no mostrador da mota mas ao dar "à chave" a mesma não pegava. Resolvi ligar ao concessionário, que me indicou que levasse a mota à oficina para se colocar um optimate, com ligação directa à bateria. Pedi ajuda a um amigo meu para levar a mota ao stand e este conseguiu colocar a mota a funcionar, por empurrão. Na oficina, perguntei se a bateria estava a ser carrregada correctamente e garantiram-me que sim, colocaram o Optimate e ligaram-me o GPS tracker à bateria. No fim, garantiram-me que estava tudo bem com a mota e que esta não ia dar mais problemas, se visse que não ia "mexer" na mota durante 1 semana, então aconselharam-me a ligar o Optimate.

Passado 1 mês de andar sempre com a mota, esta esteve parada 3 dias e sem o alarme ligado. Ao 4º dia, tive que ir trabalhar e mais uma vez, a mota não ligava, decidi usar o Optimate e colocar a bateria a carregar numa tomada, na garagem que tenho. Telefonei ao concessionário, que me disse para eu colocar a bateria a carregar durante pelo menos 2 dias. Na altura a mota não tinha informação no mostrador, simplemente um ecrã azul sem qualquer numeração ou informação. Contudo, liguei o Optimate mas este indicava que a bateria estava "morta", no entanto, deixei-a a carregar durante 2 dias, conforme indicação do concessionário. No 3º dia, tentei novamente colocar a mota a funcionar, como seria de esperar, não consegui obter sucesso não ligava. Telefonei novamente ao concessionário que me disse para enviar a mota ao stand para analisarem o que se passava. Nesta altura, duvidei que a bateria estivesse a carregar correctamente, pelo que telefono a um mecânico, Pedro, que percebe da marca e do modelo, além disso trabalhou num concessionário da Kawasaki. O Pedro pediu-me que enviasse a mota à oficina dele e além de me informar que a bateria original da mota, estava danificada (sem arranjo) também me informou que a mota não estava a carregar a bateria, ao relentim. No fim, tive que pagar uma bateria nova e o mecânico informou-me que tinha que ir à marca porque a peça, rectificador de corrente, também não estava boa e teria que ser alterada. Por a mota ainda se encontrar na garantia, então eu deveria ir à marca substituir a peça.

Dirigi-me ao concessionário HM Motos em Algés no dia seguinte, para me mudarem a peça, rectificador de corrente. Expliquei-lhes que a mota além de não estar a carregar a bateria, indiquei que a peça, rectificador de corrente, tinha que ser mudada. O concessionário indicou-me que não mudava a peça, só se os testes realizados à mota o indicassem.

Esperei cerca de 1 mês para obter o resultado dos testes. O concessionário inicialmente informou-me que o problema estava na bateria ao qual lhes indiquei que a bateria tinha dias e que o problema estava no rectificador de corrente. Indicaram-me que iam realizar mais testes, sendo que o resultado, dos testes, que me indicaram foi de que a mota estava perfeita, sem qualquer problema. Gastei 63€, de análise, para no fim me indicarem que estava tudo bem, além de que já tinha gasto dinheiro na bateria nova (80€), dinheiro que o concessionário não quis pagar. Levei a mota para casa e andei com ela 1 semana sensivelmente, durante todos os dias. Ficou 1 dia parada (domingo) e no 2º dia não pegava, decidi então enviar-vos este e-mail e pedir ajuda para o meu caso.

Hoje, caso deixe a mota 1 dia parada, tem grande dificuldade em pegar, começa por dar uns sons de "falha de bateria" mas no final pega. Receio que qualquer dia fique sem motor de arranque.

Actualmente ando sempre com um carregador de bateria na mochila, caso a mota não pegue, pelo menos tenho forma de lhe dar carga e seguir viagem.

Penso que isto não é forma de ter uma mota, durante 4 anos tive uma scooter e nunca me deu problemas.

Quero com esta reclamação, garantir que tenho uma mota que funciona, que posso ligar o alarme e que não fico com medo de a deixar 1 dia parada. Pretendo uma análise completa à mota, resolver os vários problemas que ela tem, ter uma mota em condições e que sinta orgulho em andar nela.

Obrigada.
Fico à espera do vosso feedback e resolução do caso.
Data de ocorrência: 28 de janeiro 2020
29 de janeiro 2020
Patricia Sousa bom dia

Relativo ás suas questões gostaríamos de começar por informar que a HM-Motos como concessionário não trata de averbamentos de veículos novos, sendo essa responsabilidade do importador da marca. Existe normalmente um período de carência para que seja reunida toda e tanta informação / documentação necessária, para que seja tudo remetido ao importador. Depois de remetida a documentação / informação ao importador é da responsabilidade deste dar entrada do processo na respetiva instituição creditada para tal. São processos burocráticos que demoram sempre tempo.
A HM tenta sempre a tempo remeter esta documentação para que todo o processo seja tratado em tempo real o mais rápido possível.
Quanto á questão de garantias a Kawasaki assume em período de garantia todos os defeitos relativos a peças ou componentes que tenham defeito. Todos os componentes eletrónicos tem procedimentos de leituras e a análise que advém dessas leituras são corretas. A Patricia colocou uma bateria de marca "branca" numa outra oficina e será nessa oficina que deve pedir responsabilidades sobre a bateria.
HMmotos
29 de janeiro 2020

Volto a relembrar, eu comprei uma bateria porque a de origem "morreu", sendo que a mota tem um defeito. Ou seja, a compra da bateria não resolveu o problema, foi uma consequência de um problema que a mota tem. Não é normal a mota, de 7 meses, estar parada 2 dias e a bateria simplesmente descarregar a tal ponto de "morrer", de não ser possível utilizá-la.

Achei um pouco estranho e muito pouco profissional, da vossa parte, estarem a culpar a bateria quando fui ter com vocês para verem o problema. Estão a querer dizer-me que a bateria de origem estava com defeito?! Se o problema está de facto na bateria, como vocês dizem e eu duvido, porque é que da última vez que saí do concessionário não me disseram que era da bateria? Eu saí do concessionário com as palavras de "está tudo bem com a mota, não tem problema algum e não vai ter mais problemas com ela, porque passou nos nossos testes". O que é certo é que ainda ontem não pegou novamente, sem ter o alarme ligado (tirei a pilha do comando para não haver tentações de ligar o alarme).

Por favor, tenham cuidado no que dizem, porque se fosse da bateria vocês teriam substituído a peça. Isto segundo o texto "Quanto á questão de garantias a Kawasaki assume em período de garantia todos os defeitos relativos a peças ou componentes que tenham defeito".

Eu não pretendo culpados, apenas quero que a mota, que estou a pagar, seja uma mota e não um cancro.

Assumam que a mota tem um defeito e corrijam-no, é só isso que pretendo.

5 de fevereiro 2020
Patricia Sousa bom dia
Relativo ao facto de a Patricia escrever que a mota tem um problema relembro que o seu veículo já foi alvo de testes sobre os componentes electrónicos encontrando-se todos dentro dos valores permitidos pela fábrica.
Pegando nas suas palavras em que nos informam da linha temporal: a bateria original durou 7 meses, a bateria que a Senhora trocou durou (muito menos).
O facto da nova bateria não ter durado o que a outra durou prende-se pelo facto de que a mesma poderá não estar boa - especulação nossa - dai nós informarmos que se calhar a Patricia deve pedir garantia na loja onde comprou a bateria.
Quanto ao seu veículo, este em nada demonstra ter defeito em nenhum componente electrónico ORIGINAL que possa drenar ou interferir com a bateria conforme os teste efectuados conforme os requisitos impostos pelo fabricante para tal efeito mecânico e de acordo com os manuais.

Sem outro assunto,
HM-Motos
5 de fevereiro 2020

A mota foi alvo de testes, sendo que não tenho qualquer relatório a indicar que testes foram realizados à mota. Simplemente responderam que estava tudo bem e dentro dos parametros da marca. Penso que seria sensato e demonstrava brio profissional além de transparência ao cliente, reproduzir um relatório sobre os testes realizados à mota, uma vez que não sei que testes foram realizados, os resultados dos mesmos e se realmente foram realizados...

Em relação à bateria, eu não voltei a comprar uma bateria nova. Não percebo de onde tirou essa conclusão. Eu comprei apenas 1 bateria nova, passado 6 meses de ter comprado a mota. Ou seja, a bateria de origem ficou danificada com um problema que a mota tem.

Eu percebo que não sou entendida na matéria mas consigo identificar que o problema não está na bateria, isso é uma consequência de um outro problema. Li em foruns que pode ser do alarme, relembro que o alarme eu comprei no mesmo momento em que comprei a mota e foram vocês que o montaram. Pergunto se realizaram testes à descarga possível do alarme? Se realizaram e perceberam que poderia ser do alarme, porque é que não me alertaram para isso e me indicaram uma solução para tal? Também consegui perceber como poderia ser uma possível solução, caso fosse do alarme.

Penso que não serei eu a tentar encontrar uma solução para o meu problema uma vez que não tenho conhecimento de mecânica. Vocês são os especialistas e se o cliente indica que a mota não arranca passado 1 ou 2 dias de estar parada, então é porque tem um problema e deverá ser visto. O facto de mandarem o cliente para casa com a indicação de que está tudo bem com a mota, não é digno de profissionalismo da vossa parte.

Pergunto se já foi enviada toda a informação/documentação para o importador? Consigo perceber que sem isso não conseguirei com que resolvam o problema da mota.

14 de dezembro 2020
Patricia Sousa muito bom dia

Quanto aos testes elaborados no seu veículo estes partem do procedimento normal e que está descrito no manual de oficina, manual este distribuído pela Kawasaki Japão.
quanto a testes os elaborados são:
capitulo 16-10-6 Charging Condition Inspection
capitulo 16-11-7 Charging Voltage Inspection
capitulo 16-11-11 Regulator/Rectifier Inspection
capitulo 16-11-12 Charging System Circuit
estes testes conduzidos despistam qualquer anomalia que possa existir no circuito elétrico do veículo e dai o técnico retira as elações de conclusão mecânicas.

Quanto à questão da aquisição de bateria diz o seu texto que "Ou seja, a compra da bateria não resolveu o problema" por suas palavras que a Patrícia adquiriu uma bateria nova.
Esta aquisição e manutenção feita foi executada fora da rede de concessão Kawasaki. Isso implica que a Kawasaki declina quaisquer responsabilidades sobre tal atuação e manutenção.

As intervenções quando concluídas de forma perentória, informamos os clientes que o veículo encontra-se pronto. assim o cliente pode levantar o seu veículo.

As informações são passadas à Kawasaki Europa/Portugal a quando de levantamento de processo de garantia, a informação é compilada num processo e enviado via plataforma digital para a Kawasaki Europa. Neste caso , não houve levantamento de processo de garantia, não houve passagem de informação nem qualquer tipo de comunicação há Kawasaki.

Inteiramente à disposição,

HM-motos, Lda
14 de dezembro 2020

Felizmente consegui resolver o problema na Rame Moto, lá verificaram toda a mota, executaram testes e deram-me um relatório em papel.

Os profissionais e preocupados com o cliente, indicaram que houve uma má instalação do alarme e isso fez com que descarregasse a bateria. Disseram-me que a mota (de apenas 6 meses) tinha um problema e que iam substituir a bateria porque o problema foi a má instalação do alarme! Ou seja, não tive culpa da vossa incompetência.

Felizmente consegui apoio e só paguei a mão de obra. Se estivesse à vossa espera para resolver o problema já a mota tinha morrido à muito mas segundo vocês, a mota estava impecável sem nenhum problema!!! Apenas ficava sem bateria ao fim de 2 dias sem pegar na mota....estranho....se estava tudo bem com a mota então porque é que ficava sem bateria ao fim de 2 dias parada(ao fim de semana)?....realmente estava muito boa a mota, tinha é que andar com ela TODOS os dias, se não não pegava....

Vocês de facto não são profissionais, não tem atenção ao problema do cliente e nem querem saber do cliente, tratam-no como se ele não percebesse nada do assunto. Eu felizmente sem perceber o problema conseguia perceber que a mota não estava impecável porque descarregar a bateria em 2 dias, não era normal!...

Isto é um problema de Janeiro, ora portanto estamos em Dezembro....Muito profissionais, vocês...felizmente ainda existem profissionais na marca para ajudar o cliente!
Patricia Sousa avaliou a marca
10 de maio 2021

Nunca mais vou comprar nada nesta loja.

9 de setembro 2020

Esqueça Sra Patrícia, este stand é especialista em fazer "testes" sem os explicitar. A minha scooter passados 2000 km acendeu o indicador do motor e fizeram-me uma mudança de óleo sem ter pedido, mesmo com o nível no topo (vieram com histórias de que não tinha óleo e a mota acabou por ficar igual). Até dão pena, têm de recorrer a estes esquemas para ganhar uns trocos e deixar os clientes a arder...