Venda de Motos e Acessórios
  • geral@hm-motos.com

HM Motos - Recusa em accionar a garantia e pagamento por serviços que não pedi

Olavo apresentou a reclamação
4 de dezembro 2019
Adquiri uma scooter nova Keeway Zahara 125, fiz a revisão dos 1000km e neste momento tem cerca de 2300/2400 km. Aos 1500 a mota apresentou um comportamento atípico na auto-estrada, perdeu momentaneamente a potência numa subida e quase fui projectado para a frente. Mais tarde, já com 2000 e alguns km's, o símbolo do motor começou a acender a partir dos 60-70km/h, ficando aceso até desligar a mota e voltar a ligá-la. Fui à HM Motos, pedi que contactassem a Keeway de forma a obter algum tipo de peritagem e arranjo, fiz questão de perguntar se o orçamento seria pago e obtive resposta negativa, que só pagaria o que não fosse coberto pela garantia. De notar que o atendimento, feito pelo Ricardo, foi como se ele me estivesse a fazer um favor. No dia seguinte mandaram-me mensagem a dizer que a mota estaria pronta, quando vou levantá-la dizem-me que mudaram o óleo porque a scooter não tinha óleo (o que não é verdade porque eu tinha verificado o nível e estava dentro dos limites, afinal de contas só teriam passado 1300km's depois da mudança dos 1000km), mudaram também filtros e outras peças, e que eu teria de pagar por tudo. Não contactaram a Keeway porque "não detectaram nenhum problema, então não poderiam reportá-lo à marca", mas parece que mesmo "sem qualquer problema", obrigaram-me a pagar por um serviço que não pedi, e que muito provavelmente não solucionou o meu caso. Saí do stand sem pagar, com a informação, quase em tom de gozo, de que iria ter de pagar 10€ adicionais por cada dia em que a scooter estivesse na garagem deles. Amanhã vou ter de pagar por uma intervenção que não pedi, que provavelmente não solucionou problema nenhum, e que potencialmente pode pôr em causa a minha própria segurança. Tenho lido outras reclamações sobre a HM Motos e nem preciso de escrever aqui um juízo de valor sobre este stand, é apenas chocante como este tipo de negócios não é fiscalizado e saem sempre impunes de todo o tipo de situações.
Data de ocorrência: 4 de dezembro 2019
6 de dezembro 2019
Sr Olavo Santos bom dia,
Face à sua exposição gostaríamos de informar o Sr que a HM-Motos rececionou o seu veículo efetivamente com uma queixa de mau funcionamento e para tal, temos que seguir procedimentos corretos de modo a corrigir as anomalias, procedimentos estes que estão nos manuais da marcas que representamos.
Uma das situações preocupantes após análise foi o nível de óleo baixo do normal imposto pela marca e como não foi adquirido nem revisionado nas nossas instalações não temos histórico de intervenções. Todos os veículos tem que ter á saída o óleo a nível para o bom funcionamento do motor e para tal a única maneira de o corrigir é trocar a fim de evitar uma falha de motor grave por falta de óleo.
De salientar que nada mais foi cobrado o qual poderá constatar na fatura detalhada sobre a intervenção feita, a não ser a mão de obra dispensada e o óleo. A mão de obra dispensada foi usada para analisar o problema por si descrito, resolver e testar a resolução.
Todos os procedimentos foram tidos em consideração pelos manuais da marca, todos os preços informados ao Sr estão tabelados na recessão de oficina.
Pelo que entendo, a queixa que o Sr apresentou do funcionamento do seu veículo e que aqui foi alvo de intervenção está resolvida, pois pela sua queixa aqui escrita nada refere a não reparação do seu veículo após já ter sido levantado das nossas instalações.
Agradecidos pela critica, os nossos respeitosos cumprimentos
9 de dezembro 2019
Não vou responder com um "bom dia", porque de bom dia não teve absolutamente nada.
Como seria de esperar, após o tratamento que tive e os serviço de mudança de óleo que não pedi e que tive de pagar, a scooter está igual ou mesmo pior (também tinha apontado ruídos metálicos que permanecem e que aparentemente estão mais audíveis que antes). Óleo em baixo? O óleo estava no nível correcto e isso foi confirmado antes de ter levado a scooter ao stand. E mesmo que estivesse em baixo, o que seria muito difícil com uma revisão feita há 1000km (a não ser que houvesse alguma fuga, nesse caso também deveriam ter-me informado), qualquer stand minimamente escrupuloso comunicar-me-ia essa situação, de modos a que eu pudesse tomar uma decisão informada.
"A mão de obra dispensada foi usada para analisar o problema por si descrito" - Não, não foi. A mão de obra foi para pegarem na scooter, virem que o símbolo do motor não acendia logo após o arranque, concluírem que poderiam fazer dinheiro com uma mudança do óleo não requisitada e não necessária, e recusarem-se a contactar a marca.
É vergonhoso este tipo de tratamento num país considerado de primeiro mundo. Neste momento tenho receio de conduzir uma scooter que comprei em primeira mão, ainda na garantia e em que um representante oficial da marca se recusou a accioná-la.
Não há desculpa qualquer para esta situação e não há absolutamente ninguém a quem eu tenha comentado isto que me diga que vocês agiram correctamente. De facto, isto só não é chocante para os senhores.
9 de dezembro 2019
Bom dia Sr Olavo.
Quanto á questão por si levantada sobre o não accionamento da garantia manifestamos o seguinte: A Marca Keeway garante que os seus produtos estão isentos de defeitos de fabrico durante o período de tempo especificado, e se dentro do período de garantia ocorrer uma falha que é determinada pela Keeway como sendo um defeito de fabrico, a Keeway reparará e/ou substituirá a seu cargo as peças necessárias sem qualquer custo para o cliente.
""Reduzindo este tema ao absurdo, pela vossa lógica não existe uma única situação em que a garantia possa ser accionada - se nem com um motor com 2300km a fazer ruídos duvidosos, a dar um soluço na auto-estrada e a acender a luz de aviso vocês fazem o que devem, então nem quero imaginar os procedimentos para problemas de menor gravidade.""
O seu Veículo foi visto e analisado pelos técnicos e após analise não foi encontrada nenhuma anomalia / defeito de fábrica. Visto e analisado o problema por si ditado, demos por concluído o trabalho.
Agradecidos pela critica, os nossos respeitosos cumprimentos
9 de setembro 2020
Após um lembrete do Portal da Queixa, em que " gostariam de saber qual o estado em que se encontra a minha reclamação", este é o desfecho:
Tive um acidente poucos dias depois, no qual a luz do motor teve influência directa na minha capacidade de reacção porque foi uma distracção exactamente na pior altura. Foi esse o desfecho, paguei para a mota ficar na mesma e ir parar ao hospital.
A HM Motos era o stand no qual pretendia tornar habituais as inspecções e mudanças de óleo da minha scooter e futuras motas. Deixou de ser, pelo que este episódio foi uma lição de 60 e poucos euros (tirando o dinheiro que andei a gastar em transportes públicos para o emprego e o dinheiro que perdi por ter ficado de baixa). Falei com outras pessoas e aparentemente este tipo de mau tratamento é habitual. Como seria de esperar, fiz a minha parte em alertar o máximo de potenciais clientes para não caírem no mesmo erro que eu.
Só me resta desejar que todos os intervenientes do lado da HM Motos tenham o insucesso para que trabalham, não de um ponto de vista de vingança, que até seria bem empregue, mas pelo bem dos consumidores neste mercado.
9 de setembro 2020
Boa tarde Sr Olavo
Lamentamos o acidente e queremos desejar as suas melhoras.
No dia a dia de condução na via publica as distrações são imensas, reflexos de luz, luzes, reflexos de condutores, areias, oleos e combustiveis na via publica, animais, semáforos e um outro inumero de situações que nos podem atrapalhar a condução.
Quanto a criticas felizmente temos muitas criticas boas mas tambem más. Cremos ser uma circunstancia de todo um processo de vida de uma empresa que todos os dias labuta para melhorar os seus processos e melhor fazer, para mais crescer.
Mais uma vez, lamentamos o seu acidente que se deveu a uma luz e não a um problema no veículo, as suas melhoras.