HomeAway UK Limited
  • legal@homeaway.com

Vrbo - Não pagamento de serviço prestado

Margarida Veiga apresentou a reclamação
4 de setembro 2023
Reserva HA-F947P1 feita a 08.09.2022 e parcialmente paga nessa data pelo hóspede, com tudo pago pelo hóspede a 14.07 2023. Recebi os hóspedes de 19.08 a 02.09 2023. Reembolso parcial antes do segundo pagamento a pedido do hóspede. Ou seja, a vrbo tem desde 14.07.2024 todo o dinheiro do hóspede na sua conta bancária 1709 €.

Todos os dias, a app de telemóvel foi atualizada dizendo que é nesse dia que a transferência ficou feita. Considerando que o dia 21 era o primeiro dia útil, deveria ter recebido 5 a7 dias depois. Dia 27 vi na app que a vrbo tinha unilateralmente adiado a data de pagamento. Contactei por telefone, disseram que receberia contacto escrito dum alegado departamento supostamente existente mas sempre totalmente incontactável pelo cliente e que até hoje, 4 de Setembro, 12h00 nos Açores nunca me contactou. Telefonei desde então todos os dias úteis, aceitando a gravação, tenho print screens que provam que alguém andou a mexer na minha área de proprietário na plataforma visivel via computador e que esta, por 2 vezes mostrou informação diferente da app de telemóvel. Também contactei o chat, por escrito. Telefonei várias vezes para que me explicassem porque não me pagaram, se havia algum problema a justificar não me pagarem mesmo tendo eu recebido os hóspedes da parte deles, a perguntar quando me pagariam e a resposta foi sempre a mesma: teria alegadamente sido transferido para um suposto departamento que alegadamente me iria contactar e nunca obtive qualquer resposta deste departamento que suspeito ser fictício.
Os hóspedes foram bem recebidos,
bem tratados, foram embora e nunca recebi o meu pagamento nem há nenhum compromisso em relação a me virem a pagar este serviço ou o que supostamente vou iniciar hoje (e cujos hóspedes provavelmente terei de convidar a sair a meio da estadia se entretanto não me quiserem pagar nada de nenhuma das reservas, para evitar consumos de água gás, electricidade, lavandaria que posso nunca vir a ter dinheiro para pagar, dado nem sequer me darem um fundamento para o nãopagamento, para que eu me possa defender e lutar pelo que me é devido).
Há a negação, sistemática, não só no acesso a informação sobre o motivo para não me pagatem bem como de permitir o contacto com qualquer supervisor ou com o departamento cuja existência é provavelmente, apenas fictícia. Hoje disseram que iria ser contactada em 24h pelo suposto supervisor, algo que eu já
tinha pedido na terça feira passada e que, claramente, não foi atendido. Objectivamente, queixo-me de ter sido enganada em 1380,68€, apesar de eu ter cumprido todas as minhas obrigações contratuais e ter recebido devidamente os hóspedes, ajudando a criar uma férias memoráveis pelos melhores motivos!

Nunca, nos anos anteriores houve qualquer problema com a minha prestação de serviço ou os pagamentos.
Dificuldades técnicas podem surgir. Recusar informação ao anfitrião que incorreu em despesas para receber bem os hóspedes e que tem os impostos para pagar, é mesmo falta de respeito. Estão a tratar-me como se eu fosse uma palhaça e o meu Alojamento Local devidamente registado e vistoriado pelo Governo Regional dos Açores fosse um circo.
Data de ocorrência: 19 de agosto 2023
Vrbo
5 de setembro 2023
Estimada Sra. Margarida Veiga,

Em resposta à sua mensagem informamos que iremos verificar de imediato o sucedido com o seu pagamento e depois entraremos em contacto consigo por privado com toda a informação e resolução.

Mafalda
Vrbo.com Support Team
5 de setembro 2023
Está, de facto em resolução. Não me foi possível atender a chamada mas recebi 2 emails e, num deles, uma hiperligação. Afinal, o que faltava, era documentação atualizada da minha morada e dados (apesar de eu já prestar serviços em parceria com a vrbo). Infelizmente não foi possível eu encontrar a informação na app nem os operadores do call centre (que já deviam estar fartos dos meus telefonemas e humor variável) conseguiam indicar o porquê. Aguardo agora 2 dias para confirmarem a minha identidade e, a partir daí, o prazo normal para que seja efetivada a transferência.
Espero que tenham consciência que, o mais crítico, não foi o não pagarem quando previsto, mas sim o sucessivo adiar, sem nenhuma explicação, sem qualquer motivo aparente, a total ausência de comunicação por 6 dias úteis duma equipa que cheguei a duvidar que existisse e a ausência de previsão de resolução.
Para estadias longas, esta é a melhor plataforma. Gosto de trabalhar com ela, porque os nossos emigrantes vêm de férias através dela e têm sido clientes muito afáveis e civilizados. Mas todos nós trabalhamos e investimos para nos sustentarmos, não podemos ficar no limbo do desconhecimento, com as contas da lavandaria, limpeza, e todos os bens/ serviços fornecidos sem receber e sem sabermos o porquê.

Espero ter oportunidade de voltar a dar feedback logo que haja atualização, para que quem vir esta reclamação possa estar confiante da resolução.
Vrbo
6 de setembro 2023
Estimada Sra. Margarida Veiga,

Como lhe referimos, devido a um erro não aparecia a indicação de que tinha que efetuar a confirmação da identidade para receber os pagamentos. Só após ter sido efetuado o desbloqueio da sua conta por parte do nosso provedor de pagamentos é que o nosso departamento técnico pode interferir. Contudo a incidência foi resolvida e deverá receber os pagamentos pendentes nos próximos 5 a 7 dias úteis.

Lamentamos uma vez mais o incómodo causado e agradecemos a sua compreensão.

Mafalda
Vrbo.com Support Team
Margarida Veiga avaliou a marca
7 de setembro 2023

O problema foi causado por uma falha do sistema, que não identificava a falta de documentos meus atualizados. Foi a primeira vez que tive um atraso com pagamentos na VRBO. Infelizmente, o contacto com call centre não resolver NADA. Só após fazer aqui queixa e enviar para o email legal@vrbo... é que alguém foi, de facto, ver o que se passava. Depois disso, rapidamente pagaram tudo. Mas foi assustador pensar que ia ficar sem receber nada sem nenhum motivo aparente...