Hospital Escolar Veterinário
11.7
Faculdade Medicina Veterinária
  • Av da Universidade Técnica
  • marcacoeshe@fmv.utl.pt

Hospital Escolar Veterinário - Condicionamento de prestação de cuidados de saúde por questões de pagamento

Gil Vicente Pereira
Gil Pereira apresentou a reclamação
6 de novembro 2022
No passado domingo dia 30/10/2022 desloquei-me às urgências do Hospital pois o meu gato (doravante chamado Lord) estava com um problema de bexiga há uns dias;
Fui bem atendido nestas urgências, fizeram exames e passaram a prescrição com a salvaguarda de fazer mais uns exames no decorrer da semana ao qual aceitei de imediato e ao que propus que fossem no final da semana. O Lord melhorou nos dias seguintes.
A veterinária planeou ligar-me no dia seguinte para marcarmos o dia para o final da semana para submeter o lord às análises pendentes.
Paguei a intervenção e exames no valor de 186,33€ conforme factura em anexo.
No dia seguinte recebi por volta das 18:00 um telefonema do Hospital a informar que tinha um valor de 5,50€ de uma análise que por lapso do Hospital não havia sido cobrado, ao qual de imediato me dispus a pagar quando me deslocasse ao Hospital para fazer as análises pendentes. Foi-me recusado. Apenas dito que as análises só avançariam para o laboratório caso as pagasse por antecipado, a pretexto de o laboratório só fazer as análises após receber o pagamento, ficando condicionado o tratamento do Lord.
Apresentei de imediato o meu desagrado pela forma como colocaram a minha seriedade em causa por um erro do hospital.
Entretanto ligaram-me duas vezes em que não pude atender mas quando liguei de volta a pessoa que me atendeu apenas insistiu que eu deveria pagar pelo que concluo que o único objectivo era cobrar e insistir no erro, e não o de assumir o erro e pedir desculpas, nem o de zelar pela saúde do Lord, até porque a justificação já era diferente: Que o laboratório já tinha feito as análises mas só as desbloquearia caso efectuasse o pagamento - duas versões.
Pedi de imediato todos os exames pagos e relatório médicos para consultar outro profissional porque apresentei o meu desagrado pela gestão desta situação, informação que veio parcialmente, as análises no dia 4 de novembro (6ª feira) e o relatório médico a 5 de novembro (Sábado) pelo que só poderei ir á clínica em Almada onde o Lord já era seguido no dia 9 de Novembro (próxima 4ª feira) pois está encerrada durante o fim de semana prolongado.
Isto seria tudo pacífico, não fosse o relatório médico passado utilizando o meu nome em lugar do nome do gato (Lord), o que perante a situação em si acho demasiado básico e infantil para considerar mera ingenuidade, até porque os títulos dos emails estão referenciados sempre com "Lord", foi sempre o Lord, logo considero um total desrespeito (mais 1), uma afronta, falta de maturidade em lidar com assertividade e objecção e uma incompetência em atender público e a gerir reclamações.

Acho uma deselegância brutal a forma como fui e continuo a ser tratado, uma total discriminação infundada, mas eu paguei pela intervenção e não fiquei a dever 1ctm como não o devo a ninguém!!

Pior: O Lord está outra vez igual, está com o mesmo comportamento, não urina desde ontem e passa o dia a miar, mas uma vez que não pude deslocar-me à clínica para dar continuidade ao tratamento por não ter a informação solicitada com o mesmo rigor em que me cobraram 5,50€, o Lord está novamente doente.

Da parte do hospital reitero, nem um pedido de desculpa - apenas este circo!!
Pergunto se nesta instituição estão a formar mercenários com um único objectivo de "facturar" e estão-se a esquecer do profissionalismo, da ética e código deontológico da profissão? Numa Universidade?
Realmente é muito triste e desagradável...

Apelo a alguém a uma resposta e uma direcção porque quero encontrar uma lógica a esta forma de tratamento por parte de uma instituição que eu acredito ter o dever de ser uma referência de boas prácticas e não uma organização que promove a discriminação a desconfiança e o oportunismo financeiro.

Anexo informação enviada com as respectivas datas e enquadramento

Com os melhores cumprimentos

Gil Vicente Pereira