17.7

Joana Henriques
Joana Henriques apresentou a reclamação
14 de fevereiro 2024
Uma história inacabada.

Passados vários anos, em 2022 consegui obter, finalmente, o apoio da Porta 65 Jovem. Correu tudo às mil maravilhas, à exceção de um ligeiro atraso aqui ou ali. Perfeito.

Em 2023 começou a falar-se na hipótese de se abrir as candidaturas mensalmente, em vez de ser por períodos, como tinha sido até então. Parecia uma ideia feliz, mas como tanta coisa na vida, só parecia. Calculei, na altura, que ia ser um aumento exponencial do volume de trabalho para quem trabalha nesta casa, mas como não tenho nada com isso, deixei-me estar quieta e calada.

Chega o momento da verdade: renovação de candidatura para 2024. Estamos em setembro de 2023. Supostamente, têm de dar a resposta em 45 dias úteis.

Lá foi setembro, outubro e novembro. Nada.

Dezembro. Nad... Ah! Recebemos um e-mail a dizer que as candidaturas estavam a ser analisadas e que, "previsivelmente", os resultados, tal como os pagamentos (com efeitos retroativos), iriam ocorrer em meados de janeiro. Mal sabíamos nós que os meados de janeiro poderiam significar fevereiro, março ou até abril. Não saberemos.

Todos os dias entro no Portal com esperança de ver alguma mudança na minha candidatura. Já só queria deixar de ler "Submetida".

Como muitos já disseram, se não precisássemos do apoio, não estávamos tão ansiosos.A vida está completamente inflacionada e os ordenados - mesmo no sector privado - não acompanham. Se os apoios existem, pelo menos que funcionem.

Fico a aguardar. Pacientemente.
Data de ocorrência: 1 de setembro 2023
Joana Henriques
Joana Henriques avaliou a marca
15 de fevereiro 2024

Após muito tempo em espera, os resultados finalmente saíram. Recomendo este apoio a toda a gente que precise, porque é uma grande ajuda. Mas também recomendo vivamente que ajudem as pessoas que trabalham no IHRU. Está mais do que provado que são precisos mais recursos para dar resposta a tanta, tanta gente.