17.7

IHRU - Falta de resposta

Isabel Pereira apresentou a reclamação
31 de janeiro 2024
Boa Tarde!
Fiz a minha candidatura ao programa Porta 65 Jovem no dia 15 de Setembro, como já tinha acontecido, no ano passado o resultado da mesma foi dado logo no final de Novembro e comecei a receber o apoio logo na primeira semana de Dezembro.
Segundo o que se encontra no vosso site: "A fase de análise decorre durante 45 dias úteis após a submissão das candidaturas."
Inclusive falei com o meu gestor de candidatura e o mesmo só dize que tinha que aguardar, pois PREVISIVELMENTE seriam dadas respostas às candidaturas no final do mês de Janeiro de 2024.
Hoje é dia 31 de Janeiro de 2024 e até à data não se obteve resposta.
Podiam ter um bocado de consideração com as pessoas que fazem as candidaturas, pois se fazemos a mesma é porque nos encontramos em alguma situação um pouco mais complicada e com estes aumentos ABSURDOS que se têm vindo a verificar cada vez mais dificulta a vida das pessoas, no meu caso sendo eu mãe solteira e com um filho, recebendo o ordenado mínimo e agora com o aumento da renda cada vez mais piora a situação.
Mas obrigada pela atenção, e aguardo então uma resposta.
Atenciosamente!
Data de ocorrência: 31 de janeiro 2024
14 de fevereiro 2024
Liga-se para os serviços, (finalmente atendem) disseram agora que estavam com problemas informáticos, mas que dia 12 de Fevereiro teriam resposta. Hoje dia 14 e não há nenhum feedback.
Realmente quem fez candidatura antes está bem e a receber, mas a partir de Setembro todo o candidato deve ser rico para os senhores responsáveis.
Cada vez mais, é lamentável esta situação.
Não há controle nenhum nas rendas, as pessoas bem podem ter um curral que pedem uma renda de 800€/900€ só porque lhe fizeram umas remodelações. Em fez de terem pessoas a fazer controle das rendas, dizem é ajudar os senhorios a cobrar mais às pessoas.
Há pessoas cada vez mais a viverem em condições lamentáveis. O ordenado mínimo não chega sequer para se viver sozinho, quanto mais aqueles que são pais solteiros com despesas escolares e de saúde.
Se estamos a pedir ajuda de um subsidio é porque efetivamente precisamos.
Isabel Pereira avaliou a marca
15 de fevereiro 2024

Finalmente deram resposta hoje, 15/02/2024, com um e-mail a dizer que vou receber a subvenção com os 3 meses. Eu recomendo este programa a todos aqueles que precisam, e nos dias de hoje, infelizmente cada vez mais pessoas precisam de ajuda. Agradeço imenso, mas também tenho que dizer, foi muito tempo à espera sem uma resposta DIGNA e RESPEITOSA perante os candidatos. O que significa que algo está em falta também nos próprios serviços da IHRU. Obrigada!

Encontro-me exatamente na mesma situação..candidatura subsequente submetida em setembro 2023...dizem apenas para aguardar mas até quando se existe um decreto de lei que indica 45 dias uteis para resposta, quando esse tempo já passou?

7 de fevereiro 2024

Olá Isabel,
Estou na mesma situação à espera de resposta desde Dezembro. Queria reunir testemunhos para levarmos a situação à comunicação social e eventualmente apresentar queixa na Provedoria da Justiça. Pode enviar um email para wildest.flory_0f@icloud.com com o seu contacto? Obrigada!