41.4
Ifix, Lda
  • Avenida do Parque 345 (Foz)
    4100-376 Porto
  • info@iloja.pt

iLoja - Não assumir das responsabilidades e constantes enganos transmitidos ao cliente

Ricardo Nogueira
Ricardo Nogueira apresentou a reclamação
19 de maio 2017

No seguimento do meu desagrado com a forma como todo este processo foi efetuado, envio abaixo, relato de todos os acontecimentos:

No dia 03 de Março, foi entregue um Iphone 6 PLUS 64Gb na Iloja do Porto com o sintoma de falhas no touch ID.
Na entrega, foi informado que o problema se deveria a uma avaria da Logicboard, a qual teria de ser substituída. Foi aceite a reparação assim como foi aceite e assinado um termo de responsabilidade em como essa reparação poderia acarretar riscos para o equipamento.

A 17 de Março Sexta-feira, informam que o equipamento estaria pronto para levantamento.
Fui levantar eu próprio o equipamento ao final do dia (pelas 18h30), paguei a reparação e levei o equipamento sem experimentar na loja. No dia 18 de Março, sábado, dei conta que a Camara e a “lanterna” não funcionavam. Liguei de imediato com a Iloja, na qual, o funcionário me solicitou que levasse o equipamento para ser visto na 2ª feira dia 20 de Março.

A 20 de Março, entreguei o equipamento com o sintoma referidos acima o qual o problema de não funcionar a camara nem a Lanterna.
Aquando desta entrega, e sublinho isto, não foi indicado que o equipamento seria novamente intervencionado na Board, inclusive o funcionário disse que poderia ser um problema simples de software e que seria de fácil resolução.
Nessa altura, e também sublinho, não foi assinado qualquer termo de responsabilidade para o caso do equipamento ficar com problemas tendo em conta esta 2ª intervenção.

De uma intervenção supostamente simples, e após várias tentativas de contacto, sempre com a resposta de que o laboratório ainda estava a trabalhar no equipamento, informaram no dia 27 de Abril que o equipamento estaria pronto, mas ainda não tinha sido rececionado na loja para entrega. Informei que não estaria cá a partir das 13h do dia 28 de Abril, ao que o funcionario me informou que iria tentar fazer os possíveis para que o equipamento estivesse no período da manha.

No dia 02 de Maio, liguei novamente para Iloja ao que me informaram que ainda não tinha sido recebido o equipamento. Um pouco surpreendido que fiquei uma vez que supostamente deveria estar na loja a 28 de Abril. O funcionário informou que o atraso na entrega se deveu ao facto do laboratório ter a possibilidade de efetuar mais testes no equipamento antes da entrega. Questionei por 2 vezes se estaria pronto e por 2 vezes também o funcionário respondeu que sim.

No dia 03 de Maio, informaram que tinham o equipamento já na loja, mas que não estaria a funcionar a 100%. O “Não estar a funcionar a 100%”, era nem sequer ligar. Nesse dia a minha esposa presenciou que o equipamento não estava e conformidade e não procedeu ao seu levantamento como é obvio. Volto a referir que um dia antes informaram que o equipamento estaria pronto e, volto também a frisar, não foi indicado que o equipamento seria novamente intervencionado na LogicBoard, nem foi assinado qualquer termo de responsabilidade para o caso do equipamento ficar com problemas tendo em conta esta 2ª intervenção.

Posto isto, e mostrando todo o meu desagrado via telefone uma vez que não me encontrava disponível, falei com os funcionários da loja que, sem possibilidades para tal, não me apresentaram soluções além da devolução do valor pago na 1ª reparação.
Nesse mesmo dia forneceram-me o contacto do gerente da loja, o qual estaria em viagem e não sendo oportuna a chamada naquele momento, reservamos para o dia seguinte.

No dia 04 de Maio, o gerente ligou-me à hora combinada, e a solução apresentada seria a entrega ao abrigo do programa Exchange, de um equipamento novo, no valor de 429 Euros sendo devolvido o valor da reparação pago por mim.
Esta solução, não me pareceu a mais adequada tendo em conta todo o processo atrás, mas fiquei a aguardar se seria possível ainda uma melhor forma de resolver o processo.

No dia 15 de maio, liguei para a Iloja do Porto, pelas 10:38, a questionar sobre como estaria o processo, pois tinha necessidade de ter o equipamento. O funcionário de serviço informou que o equipamento, em principio estaria disponível quarta-Feira dia 17 de Maio. Frisei que tinha necessidade de me deslocar e que necessitava levar o equipamento comigo, pois caso contrário teria de comprar outro. O Funcionário deu novamente a previsão de entrega para 17 de Maio, quarta-feira.

Dia 17 de Maio, liguei novamente para a ILoja, durante o período das 13h até as 14h30 para o contacto fixo e móvel. Não foi atendida a chamada Tentei novamente pelas 15h43, fui atendido e informado novamente, que ainda não tinha previsão para entrega.

Acho inadmissível não haver previsões mais fidedignas possível. Solicitei o contacto do gerente que não me foi facultado. Procurei então eu próprio esse mesmo contacto, liguei com o gerente que me informou que iria procurar saber previsões mais fidedignas junto da Apple. Quando me devolveu a chamada, informou que a previsão de entrega, estaria agora entre 5ª e 6ª feira, dia 18 ou 19 de Maio.

Dia 18 de Maio, não recebi qualquer informação.

Dia 19 de Maio, pelas 12:41 tentei entrar e contacto com o gerente, sem sucesso. Tentei novamente pelas 14:04, 14:18, voltou a não ser atendida a chamada. Às 16:33, o gerente ligou a informar que o equipamento novo estaria pronto para levantamento com o pagamento de 429 Euros já descontando o valor da reparação pago a 17 de Março.

Tendo em conta todos estas falhas, quer na forma como foi feita a 2ª reparação que “danificou” por completo o tlm, assim como, falhas nas informações de que o equipamento estaria pronto quando na verdade não estava nem disponível para levantamento, nem em condições, e por ultimo, mais uma vez, falha na previsão de entrega do novo equipamento. Com tudo isto, a minha proposta, de certa forma para que a Iloja e sobretudo o Sr. João Raposo não ficassem com o prejuízo de um equipamento novo sem que fosse pago, era de que eu pagaria metade do equipamento deduzido da Nota de Crédito da Reparação até ao montante de 215 Euros.

Foi apresentada esta minha proposta depois de todo este longo processo ao Sr. João Raposo, o qual me informou da rejeição da mesma.

Data de ocorrência: 19 de maio 2017
Ricardo Nogueira