IMT Marca Recomendada
Institutos Públicos
1 IEFP 89.2
2 IMT 88.2
3 IMPIC 73.8
Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I. P.

• Av. Elias Garcia, n.º 103
    1050-098 LISBOA
  • imt@imt-ip.pt

IMT - Carta de condução mal revalidada

Em tratamento
Vasco Miranda apresentou a reclamação
23 de abril 2024
No dia 06/03/2024 procedi a revalidação da minha carta de condução C e C1 através nos serviços do IMT online. Foi entregue toda a documentação necessária e no atestado médico estava referido as categorias para serem revalidadas. (Como podem verificar nos ficheiros anexados)
Para meu espanto no dia 27/03/2024, recebi em casa a minha carta de condução mas apenas com as categorias B, B1, BE ficando a faltar as categorias C, C1, C1E e CE (estas duas ultimas ainda com validade até 2026)
Contactei imediatamente o call center do IMT, depois de horas em espera consegui ser atendido por uma assistente que depois de verificar a situação aconselhou a mandar o mais brevemente possivel um e-mail a explicar a situação para a delegação do imt de Braga.
Depois de enviar o e-mail dirigi-me ainda no mesmo dia presencial ao IMT a Braga e expos a minha situação a um assistente que após verificar a situação procedemos a um pedido geral de retificação por escrito (como podem verificar nos ficheiros anexados). Após este procedimento, o assistente disse que no máximo em 3 semanas, a carta estaria revalidada em casa.
Ontem, 22/04/2024, 31 DIAS ÚTEIS depois de ter revalidado a carta online e 17 DIAS ÚTEIS depois de ter efetuado o pedido de retificação da mesma, ainda não tinha a carta revalidada em casa e na aplicação iD.GOV.PT continuo com as categorias C e C1 caducadas. Dirigi-me novamente presencialmente ao IMT em Braga para saber como estava o ponto de situação, e a assistente que me atendeu pediu que enviasse um e-mail para a delegação de Braga para ela poder tratar da situação o mais depressa possível.
Ou seja, basicamente durante este 17 DIAS ÚTEIS em que fiz presencialmente o pedido de retificação, nada foi feito para retificar o meu problema e provalvemente continua sem ser feito.
Estou desde o mês de Março á espera para poder começar a frequentar formação CAM para poder exercer a profissão de motorista e poder TRABALHAR, mas a escola de formação não me consegue inscrever visto que no IMT diz que tenho as categorias C e C1 caducadas.

Para além de o constragentimento profissional que o IMT me está a causar tenho outros pontos a lamentar:
-Dificuldade em ser atendido através da linha telefónica do call center (Mais de 3 horas em linha sem ser atendido);
-Após conseguir ser atendido, os assistentes não conseguem resolver nenhuma situação aconselhando a contactar o IMT através de e-mail ou presencialmente;
-Após enviar vários e-mail's para a delegação de Braga nunca obtive nenhuma resposta;
-Dificuldade em ser atendido presensialmente (sendo obrigado a perder um dia inteiro);
-Falta de empatia e não resolução dos problemas após atendimento presencial na delegação de Braga;

De salientar que mesmo tratando da revalidação da carta de condução atempadamente e disponibilizando todos os documentos necessários para a correta revalidação da mesma, encontro-me com a mesma caducada desde 06/03 não conseguindo como tal iniciar a formação CAM
Data de ocorrência: 23 de abril 2024
23 de abril 2024
Exmo(a) Vasco Rafael Sousa Miranda,

Agradecemos a sua exposição nr. 111439024 no dia 2024-04-23 que mereceu a nossa melhor atenção.

Seremos breves na resposta ao seu pedido.

Com os melhores Cumprimentos.
24 de abril 2024
Exmo(a) Vasco Rafael Sousa Miranda,

Informa-se que foram solicitados esclarecimentos sobre a situação aqui exposta ao serviço responsável pelo processo em questão.
Atualizaremos esta informação oportunamente.

Com os melhores cumprimentos.
30 de abril 2024
Estou a aguardar uma resposta concreta e a resolução do problema.

Com os meus melhores cumprimentos.
30 de abril 2024
Estou a aguardar uma resposta concreta e a resolução do problema.

Com os meus melhores cumprimentos.
Vasco Miranda
Vasco Miranda está a aguardar resolução da marca