IMT Marca Recomendada
Institutos Públicos
1 IEFP 88.7
2 IMT 88.3
3 IMPIC 73.1
Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I. P.

• Av. Elias Garcia, n.º 103
    1050-098 LISBOA
  • imt@imt-ip.pt

IMT - Impossibilidade de revalidar carta de condução

Em tratamento
Pedro Alexander Ceballos Machado
Pedro Machado apresentou a reclamação
17 de abril 2024
Desde o ano 2022 que fiz 50 anos, não tenho conseguido revalidar minha carta de condução portuguesa, tirada no ano 2004 nos Açores, porque o meu titulo de residência esta caducado e desde a época do SEF, não tenho conseguido marcação para faze-lo, por incompetência da entidade e com a AIMA acontece a mesma coisa.
Não sei como é que o estado português valora este tipo de situação, tendo em conta que os serviços de renovação de documentos estão colapsados desde há muito tempo e com pendências inumeras.
Já fiz por segunda vez a mimnha manifestação de interesse desde agosto do 2023 e ainda não recebi qualquer marcação.
A pergunta é simples:
Porque o IMT não revalida a minha carta de condução, com o mesmo documento com o qual foi tirada ( passaporte )??
Como é possível que cidadãos com carta extrangeira podem conduzir em Portugal e eu que tenho carta tirada em Portugal não consigo por problemas do propio estado??
O caso é que depois de 19 anos a conduzir sem problemas, por causa de uma mudança na lei com a que fui afetado por força maior, posso ser injustamente multado e sem possibilidades de trabalhar como condutor, mesmo que a carta foi tirada em Portugal.
Data de ocorrência: 17 de abril 2024
Exmo(a) Pedro Alexander Ceballos Machado,

Agradecemos a sua exposição nr. 111125124 no dia 2024-04-17 que mereceu a nossa melhor atenção.

Seremos breves na resposta ao seu pedido.

Com os melhores Cumprimentos.
Exmo(a) Pedro Alexander Ceballos Machado,

Informamos que para revalidar a carta de condução são necessários seguintes documentos:
Carta de condução atual;
Documento de identificação que contenha a residência habitual em território nacional (exemplo: cartão de cidadão);
Número de Identificação Fiscal;
Atestado Médico eletrónico se aplicável.

Informação disponível em: https://www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Portugues/Condutores/CartaConducao/Revalidacao/Paginas/Revalidacao.aspx.

Com os melhores Cumprimentos.
Pedro Machado
17 de abril 2024
Isso já sei, porque fui varias vezes prescencialmente ao IMT Santarém e disseram que não podem fazer nada.
Volto a perguntar:
Porque eu não posso revalidar a minha carta de condução ( bloqueada temporariamente por falta de um documento que o estado não têm capacidade de emitir neste momento ), mesmo tendo comigo o documento de identificação com o qual a carta foi tirada em 2004??
Porque qualquer pessoa com carta extranjeira pode conduzir legalmente em Portugal e eu que tirei a carta e paguei em Portugal não posso??
Agradeço resposta de uma pessoa, não de uma máquina.
Pedro Machado
17 de abril 2024
Quero saber exactamente porque não posso revalidar se o estado não têm capacidade de emitir o documento ( novo cartão de residência ) que vocês pedem neste momento??
Cidadãos de outros países podem conduzir legalmente em Portugal ( mesmo que sejam turistas ), porque eu não posso se tirei a carta em Portugal??
Pedro Alexander Ceballos Machado
Pedro Machado está a aguardar resolução da marca