IMT Marca Recomendada
Institutos Públicos
1 IEFP 89.3
2 IMT 88.2
3 IMPIC 73.8
Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I. P.

• Av. Elias Garcia, n.º 103
    1050-098 LISBOA
  • imt@imt-ip.pt

IMT - Pedido on-line de renovação de carta de condução

Em tratamento
Ana Maria Garcia De Sousa
Ana Sousa apresentou a reclamação
16 de abril 2024
Fiz pedido de renovação de carta de condução on-line, dado o presencial em Lisboa ter uma lista de espera demasiado elevada e que não me garantia a mesma dentro do prazo limite de renovação para apresentar o pedido, mas por lapso, dado que o serviço não permite o pagamento imediato sendo as credenciais só válidas nas 24 horas seguintes, esqueci-me completamente e não efectuei o pagamento do serviço dentro dos 10 dias em que as credenciais para o fazer estavam activas. Só me apercebi do facto quando recebi a informação por mail de que o pedido tinha sido cancelado, não tendo recebido nenhum alerta antecipatório da falta de pagamento, o que me parece ser uma falha deste tipo de serviço no interesse do cidadão. Contactei o serviço pelos meios on-line disponíveis por mais de uma vez obtendo sempre uma resposta de que bastava submeter novo pedido, o que no site já não era possível por entretanto a data limite para renovação automática estar já ultrapassada. Pedi uma marcação presencial, que pela lista de espera demorada não me foi possível fazer nos serviços de Lisboa e só foi em Sintra que me informaram que não tinham forma de me dar resposta pelo que teria mesmo de ser em Lisboa. Passados mais de 3 meses consegui uma marcação presencial nos serviços da 31 de Janeiro loja do cidadão, que liminarmente me informaram que não havia forma de resolver a situação e mesmo tendo efectuado o pedido de renovação on-line inicial dentro do prazo da lei para o fazer, isso não podia ser revertido pela falta de pagamento e a única forma era mesmo submeter-me a exame de condução. Não julgando uma resolução justa dos factos, já que a falta de pagamento se deveu apenas ao facto de ter feito um pedido on-line por não estar disponível o atendimento presencial dentro do prazo de renovação, pagamento esse que teria sido feito no imediato da entrada do pedido caso este tivesse podido ser presencial, parecia-me a situação penalizadora dos meus direitos por uma questão burocrática. Nesse sentido quem me atendeu disse que se quisesse eu podia apresentar uma reclamação/esclarecimento escrita o que fiz e sobre o qual até hoje continuo à espera de uma resposta. Tendo efectuado o pedido inicial dentro do período de renovação automática que a lei me permitia, considerando o alargamento do prazo devido à pandemia que condicionou o acesso a tudo o que eram serviços de estado, não me parece justo ser obrigada a fazer um exame de condução com todas as inconveniências e despesas inerentes, simplesmente pelo facto do pagamento não ser efectuado dentro do curto prazo dado num sistema de credenciais que só se tornam activas nas 24 horas subsequentes, quando isso pode, como aconteceu, condicionar esquecimentos, penalizando uma cidadã que cumpre com as suas obrigações, por um passo de burocracia cega. Como profissional de saúde e funcionária pública que tem no seu quotidiano bem presente a necessidade de vermos o outro, a quem prestamos um serviço, como uma pessoa e não como visados de algoritmos impessoais, sinto esta situação como profundamente infeliz e injusta e é nesse sentido que apelo à vossa atenção.
Data de ocorrência: 11 de julho 2023
16 de abril 2024
Exmo(a) Ana Maria Garcia De Sousa,

Agradecemos a sua exposição nr. 111110824 no dia 2024-04-16 que mereceu a nossa melhor atenção.

Seremos breves na resposta ao seu pedido.

Com os melhores Cumprimentos.
17 de abril 2024
Exmo(a) Ana Maria Garcia De Sousa,

A sua exposição mereceu a nossa melhor atenção e informamos que caso pretenda deverá efetuar pedido de revalidação num balcão do IMT,IP. Mais informação disponível em https://www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Portugues/Condutores/CartaConducao/Revalidacao/Paginas/Revalidacao.aspx.

Com os melhores Cumprimentos.
Ana Sousa
17 de abril 2024
Estou deveras espantada com a consideração unilateral de resolvida já que encerraram a questão dizendo que teria de contactar um balcão para atendimento presencial, coisa que já fiz anteriormente sem resultado que considere justo ou sequer acertado perante direitos de cidadão utilizador de serviços. Ou seja vou tentar agendar um atendimento mas só considero que a situação fica resolvida caso a carta seja renovada sem outras condições ou me respondam por escrito que não é renovada sem que efectue um exame de condução, caso em que vou ponderar o recurso a outras instâncias, visto que o que se passou não foi correcto.
Ana Maria Garcia De Sousa
Ana Sousa está a aguardar resolução da marca