IMT Marca Recomendada
Institutos Públicos
1 IEFP 89.2
2 IMT 88.2
3 IMPIC 73.8
Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I. P.

• Av. Elias Garcia, n.º 103
    1050-098 LISBOA
  • imt@imt-ip.pt

IMT - Reembolso

Andreia
Andreia apresentou a reclamação
20 de abril 2024
Exmos senhores, venho por este meio apresentar o meu descontentamento com os vossos serviços online e presenciais.

Em janeiro informei me junto da vossa entidade e de um Centro de Formação sobre a renovação do curso de TVDE no qual ambos me deram a mesma informação, só teria de ter o cartão válido para iniciar a formação mas que para renovação não necessitava de estar válido pois a formação já tinha sido feita.

Depois desta informação, inscrevi me num centro de formação e posteriormente inseri os documentos na plataforma imt-online para renovar o cartão. Os documentos foram inseridos com sucesso e emitem uma entidade e referencia para pagamento do cartão.

Feito este processo recebo um email da vossa parte a informar me que teria de frequentar uma formação inicial de TVDE para me emitirem o cartão. Então eu primeiro pago e só depois informam me que tenho de fazer uma Formação Inicial?! Então e se eu não quiser frequentar formação inicial e quiser o reembolso como já o pedi variadas vezes?

O erro veio da vossa parte, tanto para mim como para os centros de formação. Só no dia 8 de Fevereiro, depois de vários motoristas terem o mesmo problema que eu, é que informaram os centros de exame que não aceitariam cartões caducados mesmo que a formação tenha sido feita com o cartão ativo.

Desde o dia 26 de Fevereiro que aguardo uma resposta a um email e nada, desde ai já se sucederam vários emails, telefonemas e até uma marcação presencial no qual fui informada que já não tratavam de assuntos sobre transportes presencialmente. A ultima tentativa foi feita telefonicamente que me informam que terei de enviar uma carta no qual enviarei mas que deduzo que vá ter a mesma origem que todos os emails já enviados.

Fico aguardar mais uma vez, agora por este meio, uma resposta da vossa parte. Visto eu não usufruir do cartão, peço o reembolso do mesmo.

n.º identificador 43221265.
Data de ocorrência: 20 de abril 2024
20 de abril 2024
Exmo(a) Andreia,

Agradecemos a sua exposição nr. 111307224 no dia 2024-04-20 que mereceu a nossa melhor atenção.

Seremos breves na resposta ao seu pedido.

22 de abril 2024
Exmo(a) Andreia,

O seu cartão TVDE tinha validade até dia 05/02/2024.
O Pedido de Renovação deu entrada no dia 24/02/2024, pelo que o seu cartão já se encontrava sem validade. Nesta situação para renovar tem de fazer uma formação de iniciação (50 horas).
Informação disponível em: https://www.imt-ip.pt/sites/imtt/portugues/transportesrodoviarios/TVDE/Paginas/TVDE.aspx.
Mais se informa que nos termos do n.º 1 do artigo 8º do Regulamento das Taxas, aprovado pelo Decreto-Lei nº 236/2008, de 12 de dezembro, «A não prestação de um serviço por desistência, renúncia, deserção ou quaisquer outras razões imputáveis ao interessado implica o arquivamento do processo e perda a favor do IMT, IP, das importâncias já cobradas.»

Andreia
24 de abril 2024
Exmos senhores, é fácil para vocês resolverem o assunto visto que a má informação veio da vossa parte e consequentemente do centro de formação.
Deram me uma informação errada assim como ao centro de exames e agora descartam-se da situação derivado aos problemas que tem existido na profissão.
Primeiro faz se o pagamento e depois analisam os documentos, está certo da vossa parte.
Mau serviço da vossa parte e por isso serem a pior instituição publica que temos.
3 de maio 2024
Exmo(a) Andreia,

Informa-se que é procedimento imposto pela legislação vigente relativa á matéria em questão, Lei n. 45/2018 , de 10 de Agosto de 2018.