IMT Marca Recomendada
Institutos Públicos
1 IEFP 88.8
2 IMT 88.3
3 IMPIC 75.9
Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I. P.

• Av. Elias Garcia, n.º 103
    1050-098 LISBOA
  • imt@imt-ip.pt

IMT - Troca de cam estrangeira (francesa) para uma portuguesa

Em tratamento
Jose varela
Jose varela apresentou a reclamação
28 de março 2024
Bom dia.
Vim por este meio partilhar a minha situação, liguei mais de 3 vezes para o IMT para ter certeza do procedimento a ter para a troca da minha carta condutor CAM (passageiros) estrangeira para uma portuguesa, para ter tudo o documento nacional e de seguida fazer a categoria C+E e completar a CAM ( mercadorias).
A informação dada pelos agentes do IMT foram as seguintes, o senhor vai a um qualquer balcão IMT e pede para fazer a troca da CAM ESTRANGEIRA para uma portuguesa , e tem que levar a carta conducator e a respetiva CAM e paga 30 euros simples.
Fiz uma marcação no site Siga agendamento IMT, consegui ter uma marcação no dia seguinte mas por consequência era 2 horas de caminho.
No dia seguinte fiz as duas horas de caminho, apresentei-me ao balcão dei o meu nome os meus documentos, carta de condução portuguesa e a respetiva CAM Francesa, expliquei tudo, no final disseram-me, que não podia fazer a troca porque supostamente quando fiz a CAM tinha uma carta suíça ( sim normal porque era residente do pais, logo tinha a obrigação de trocar a carta de condução, e suíça e fora da união europeia nunca iam aceitar fazer uma CAM fora do pais de residência ) no entanto fui ver os papeis do pedido de restituição da carta de condução suíça para uma portuguesa vi que tinha feito o pedido de restituição muito antes de fazer a CAM, logo ai nas datas da para ver que foi feita a CAM com a minha carta portuguesa.
Visto esses detalhes todos para provar que tinha razão, na mesma não foi aceite minha troca porque eles disseram tinham que confirmar bem se a CAM estava em ordem.
Por isso ficaram com o meus dados para depois me confirmar ( foi atendido por uma senhora simpática ) mas vi que as ordens vieram de um superior, o pensamento é só um, e vou ser claro, acharam que fiz muitas trocas de carta em pouco tempos, verdade , mas isso não quer dizer nada porque as categorias todas que tenho foram todas feitas em Portugal logo ai, se houvesse algum problema em caso FALSIFICAÇAO IA SER APANHADO MUITO RAPIDO.
Não sei como é possível ter tanta desgovernarão em uma troca de CAM entre países europeus mas eu sei muito bem a mensagem que quiseram transmitir.

Obrigado
Data de ocorrência: 28 de março 2024
28 de março 2024
Exmo(a) Jose varela,

Agradecemos a sua exposição nr. 110127024 no dia 2024-03-28 que mereceu a nossa melhor atenção.

Seremos breves na resposta ao seu pedido.

Com os melhores Cumprimentos.
2 de abril 2024
Exmo(a) Jose varela,

Informa-se que foi enviada mensagem privada, existente neste portal, sendo que se solicita resposta à mesma por aquela via.

Com os melhores cumprimentos.
IMT
IMT está a aguardar resposta do utilizador