ISN Instituto de Socorros a Náufragos
ISN Instituto de Socorros a Náufragos2
  • Rua Direita de Caxias, 31
    2760-042 Caxias
  • isn@amn.pt

ISN Instituto de Socorros a Náufragos - Água do mar contaminada com bandeira verde hasteada

Fernando Lucas
Fernando Lucas apresentou a reclamação
12 de agosto 2021
De saída e após um dia aparentemente normal de praia deparei com o aviso da APA relativamente à interdição de banhos de mar por contaminação da água.
Entretanto não foi hasteada a bandeira vermelha nesta praia que frequento, nem nas praias vizinhas, quando essa é exatamente uma das condições previstas.
Estando a segurança da saúde das pessoas, crianças e adultos, em primeiro lugar tal omissão é francamente perigosa e mina completamente a confiança das pessoas nas instituições que os nossos impostos pagam para zelarem pelos utentes dos espaços públicos.
A quantos banhistas, como eu, terá passado despercebida a informação?...
Quem assume a responsabilidade por eventuais consequências?

Cumprimentos
Fernando Lucas
Data de ocorrência: 12 de agosto 2021
Boa tarde Sr. Fernando Lucas,
encarrega-me o Diretor do Instituto de Socorros a Náufragos de responder a este e-mail que nos mereceu a melhor atenção.

A fiscalização nas praias e outros espaços balneares, não se enquadra nas competências do Instituto de Socorros a Náufragos, mas sim das autoridades competentes, em razão da matéria e área de jurisdição, que serão os Comandos Locais da Polícia Marítima, ou fora das suas áreas de responsabilidade, os Postos Territoriais da Guarda Nacional Republicana, que têm também a obrigação de garantir que as ordens de interdição de banhos nas praias são cumpridas e coordenar a colocação de sinalização em conformidade.

Face ao exposto anteriormente, por não termos informação que nos permita reencaminhar a presente reclamação para a Capitania com jurisdição na área, apenas podemos encaminha-lo para esse contacto, se pretender validar se efetivamente a praia estaria interdita nesse dia, uma vez que essa competência é da Autoridade Marítima Nacional, após receção de informação nesse sentido, por parte da Agência Portuguesa do Ambiente.

Atenciosamente,