8.8

Intrum - Coação para pagamento

Leopoldo Poole da Costa
Leopoldo Costa apresentou a reclamação
31 de janeiro 2024
Tenho recebido da Intrum avisos, por Mail e por SMS para pagamento de uma pretensa factura da EDP, no valor de 20,50 Euros. Logo a seguir ao primeiro aviso da Intrum, telefonei para a EDP para ser informado sobre algum pagamento em atraso. Foram verificar e informaram-me que não tenho qualquer dívida à EDP. Informei a Intrum deste facto, tendo também pedido que me enviassem a factura em causa. Passados alguns dias a Intrum enviou-me um anexo que não abri porque o meu antivirus me avisou que era um anexo encriptado possívelmente perigoso. Nesse mail diziam-me que para abrir o anexo da contendo a factura, tiinha de colocar o meu NIF sobre ele. Não o fiz, dado o aviso do meu anti-vírus e solicitei à Intrum o envio da factura não encriptada.
Continuo a receber avisos, via SMS, para pagamento dessa quantia com ameaças de multas e corte, mas ainda não me foi enviada a factura não encriptada, apesar de nivo pedido de envio dessa pretensa factura. Referi também que o meu contrato de fornecimento de energia elétrica é com a EDP, pelo que qualquer pagamento o deverei fazer à EDP e não a qualquer outra empresa e que, se assim não é, nenhuma das partes minformou desse facto.
Pergunto, em face deste descritivo, o que devo fazer.
Data de ocorrência: 31 de janeiro 2024