8.7
  • dpo.pt@intrum.com

Intrum - Suposta dívida à meo

Ana
Ana apresentou a reclamação
19 de junho 2019 (editada a 19 de junho 2019)
Tenho recebido contactos constantes desta entidade a querer cobrar uma suposta dívida à Meo de 2010/2011 por parte do meu pai. Os contactos têm sido feitos por carta, telefone e e-mail, sendo que os telefonemas são feitos através de ameaças o que mostra a falta de profissionalismo de quem lá trabalha, sendo que por esse mesmo motivo já deixei de atender os telefonemas.

Como não querem perceber pelos e-mails que já enviei a explicar a situação, relembrando que à luz da lei esta cobrança é ilegal, deixo aqui aquilo que já estou farta de vos relatar na esperança de que alguém mais civilizado nessa empresa perceba que têm que parar com isto pois essa dívida foi resolvida com a Meo em 2011 e não tendo havido mais contactos de parte nenhuma até ao ano passado considerei o assunto mais que arrumado na altura.

Segue então aquilo que já vos foi explicado diversas vezes:

"Após recepção de carta com referência E9230482, onde alegam haver um montante de 1076,88€ em nome do meu pai em dívida à empresa MEO, venho por este meio informar que não há qualquer montante em divida à empresa.

Houve de facto um contrato em nome do meu pai em período de fidelização que foi terminado antes do término da mesma, mas esse assunto foi resolvido em Março de 2011 através do advogado Ricardo Pereira (escritórios da Dr. Elisabete Valgode, no Carregado) a quem estava entregue o processo 2908/10.6TBTVD e a responsabilidade da cobrança da dívida na altura. Nessa data, após diversas deslocações aos escritórios para resolver o assunto da melhor forma, através do Dr. Ricardo foi feito acordo com a MEO de nova adesão ao serviço em meu nome, de forma a que o contrato em causa fosse cumprido e a divida cancelada.

Fizemos posterior contacto em loja MEO e foi-nos confirmado que a mesma tinha sido cancelada.

De Março de 2011 até ao dia de hoje não nos foi feito mais nenhum contacto acerca do assunto, portanto considerámos o assunto encerrado. Mantenho o contrato feito desde então, na mesma morada, apesar de algumas alterações conforme as nossas necessidades, o novo contrato foi feito em meu nome, podendo vossas excelências comprovar a existência do mesmo.

Caso insistam em cobrar uma divida que nos foi dita que estava extinta, e sobre a qual não nos foi feito qualquer contacto desde a altura em que pensámos ter resolvido a mesma através do Dr. Ricardo Pereira (ano de 2011), sou obrigada a invocar o disposto no art. 10.º n.º1 da Lei dos Serviços Públicos Essenciais.

Considerámos a divida extinta acreditando na palavra do Dr. Ricardo e da MEO, e desde 2011 não houve qualquer informação contrária a isso, 6 anos se passaram sem que tenha havido qualquer aviso de divida.

Como tal, esses consumos encontram-se prescritos, em conformidade com o disposto no art. 10.º n.º1 da Lei dos Serviços Públicos Essenciais.

Assim, serve a presente carta para me opor ao pagamento do valor referido, invocando expressamente a prescrição para todos os efeitos legais."
Data de ocorrência: 19 de junho 2019
Intrum
5 de julho 2019
Exmao. Sra.,

Agradecemos o seu contacto relativamente à exposição apresentada no Portal da Queixa nº29174619, a qual mereceu o nosso maior cuidado.
Informamos que estamos a analisar os motivos que originaram a situação exposta, pelo que estamos a providenciar por uma resposta o mais precisa e breve possível.
Permanecemos ao dispor para o esclarecimento de quaisquer questões adicionais que possa ter através do endereço de email info.pt@intrum.com ou através do contacto 213172200.
Com os melhores cumprimentos.
A equipa de Compliance
Intrum
26 de julho 2019
Exma sra

Por forma a podermos proceder ao tratamento da exposição e averiguar os respectivos factos solicitamos que nos envie para endereço de email dpo.pt@intrum.com, colocando em assunto o Nº da reclamação do Portal da Queixa, os seguintes documentos:
- comprovativos de regularização dos valores em dívida e
- uma procuração ou uma simples autorização do titular da dívida em que o mesmo surge devidamente identificado, bem como o terceiro (neste caso a Sra. Ana Ferreira) ao qual a informação deste caso deve ser transmitida e o n.º de processo da Intrum.
Assim que recebermos um e-mail com os dados ora solicitados, analisaremos o(s) pedido(s) com o maior cuidado e brevidade possíveis.
Compliance Officer