IRN - Instituto dos Registos e Notariado

IRN - Cartão de Cidadão

José Filipe Fernandes
José Fernandes apresentou a reclamação
2 de agosto 2017

Venho por este meio reclamar sobre não uma, mas duas ocorrências sobre o atendimento para o pedido de renovação do Cartão de Cidadão da minha mãe, tanto na Loja do Cidadão do ArrábidaShopping, como também nos Serviços de Identificação Civil - Departamento do Porto. Foi na passada segunda-feira, dia 31 de Julho, que deslocamos à Loja do Cidadão para fazer o tal pedido, mas quando chegámos, eram cerca das 11:30h, deparamos com um aviso de que as senhas de atendimento somente para Pedido foram fechadas devido à grande afluência de pessoas e não se notava muita gente, visto que existe mais que um serviço para uma só Loja.
Decidido não ficar por lá, fomos até aos Serviços de Identificação Civil, na Trindade. Cenário diferente, mas pior do que se esperava: o sistema para fazer os Pedidos do Cartão de Cidadão (e passaportes também) estava com problemas desde de manhã do mesmo dia e, mesmo assim, puderam atender várias pessoas que até se queixavam estar no local desde cedo! Em vez de colocarem um aviso em que o sistema encontrava-se com problemas e que ficaria fechado, continuavam a atender as pessoas! Nós acabamos por ficar nesse serviço até às 17:30, 1 hora e 30 minutos depois do encerramento, tendo muita gente ter desistido (no anexo éramos o número N 141 e ia no N 066 quando chegámos eram cerca das 14:30h e chegaram a fechar a impressão das senhas de Pedido do CC até ao número N 147, apesar de ter sido imprimido alguns, visto que uma senhora possuía o N 153).
Apenas peço que, nesta reclamação, sejam um pouco mais coerentes quanto ao tempo de espera relativo aos Pedidos dos CC, sendo que na Loja do Cidadão em Gaia a hora média de espera era de 1 hora! Além disso, os funcionários têm de ter um pouco de paciência e de tratar do processo com eficiência, pois tratar de um CC é rápido, bastando confirmar os dados e tratar da fotografia, impressões digitais e assinatura.

Data de ocorrência: 2 de agosto 2017
José Fernandes
7 de setembro 2017
Hoje, dia 7 de Setembro de 2017, foi quando se passou um pouco mais de um mês desde que foi pedido o Cartão de Cidadão da minha mãe e, infelizmente até hoje, não recebemos a carta para ir levantar. Foi-nos avisado que iria demorar em vez dos 7 dias que menciona no website sobre o CC, mas já passaram mais de um mês e a minha mãe precisa do cartão para alguns locais que requer identificação e um simples papel do pedido pode não ser útil!
É uma vergonha não fazerem isto de acordo com o tempo de espera (os tais 7 dias), pois antes, quando foi feito o CC, tanto para ela, como para mim, não demorou assim tanto tempo para receber uma carta!
José Filipe Fernandes
José Fernandes avaliou a marca
2 de novembro 2020

Demorou para resolver, mas a minha mãe já obteve o cartão de cidadão naquela altura.