IRN - Instituto dos Registos e Notariado
  • Av. D. João II, nº 1.8.01D
    Edifício H
    Campus da Justiça
    Apartado 8295

IRN - Instituto dos Registos e Notariado - Atraso na atribuição da nacionalidade

Nádia Mendes
Nádia Mendes apresentou a reclamação
13 de março 2020
Perfaz agora 1 ano e alguns meses à espera de uma resposta vossa, mas concretamente do Arquivo Central do Porto ( onde foi enviado o meu processo, em que desconheço o motivo, visto que dei entrada do processo em Lisboa), segundo fui informada, o processo esta agora a ser distribuído para diferentes conservatórias de forma a agilizar os vários processos pendentes.

É necessário estar 4 meses ou mais à espera para que " seja criado um Registo de Cidadão Português"?
Não há recursos humanos para tal efeito, compreendo, só não compreendo o facto de não ser possível, da parte do próprio solicitador/representante ir fazer o registo do cidadão português, uma vez que é possível solicitar o certidão de nascimento.....o porque de não facilitar e deixar a burocracia de lado?

Devem calcular os impactos dos atrasos do despacho do processo.
É uma situação muito complicada para quem depende do documento.

Sem mencionar, que para quem já tem a nacionalidade aprovada, ter que ir ao SEF renovar a documentação, uma vez que se podia avançar apenas com um processo ...e que na minha situação em concreta, o SEF não tem vagas para marcações de forma a proceder a renovação, não há datas....Sabendo que, se por acaso o meu processo for despachado não deixam fazer o cartão português porque não tenho o título actualizado.

Deveria haver mais comunicação entre as entidades do estado....Enfim....Assim como todos nesta situação, queremos apenas ter o processo despachado!

Agradeço a vossa atenção!
Data de ocorrência: 13 de março 2020