IRN - Instituto dos Registos e Notariado

IRN - Instituto dos Registos e Notariado - Cartão de cidadão

Sofia Araújo
Sofia Araújo apresentou a reclamação
9 de agosto 2022
No dia 19 de julho de 2022, solicitei na Loja do Cidadão de Braga, a renovação do meu cartão de cidadão que irá caducar no dia 15 de agosto do presente ano civil.
Na altura, informaram-me que a emissão do cartão supracitado demoraria 15 dias. No dia 3 de agosto, como ainda não tinha recebido a carta para fazer o levantamento do cartão, fui à loja do cidadão, onde procederam ao pedido duma segunda via. De referir, que o cartão físico já se encontrava na loja do cidadão, mas sem a carta não mo podiam entregar. No dia 8 de agosto, voltei à loja do cidadão, pois precisava do CC para poder sair do país , no dia 10 de agosto. Voltaram a dizer que o CC se encontrava na loja, mas sem a carta não mo podiam entregar. A segunda via, também ainda não tina chegado!
A solução que me apresentaram para poder viajar com o cartão de cidadão: solicitar um cartão de cidadão provisório que era emitido em 2 horas, mas com um custo de 70 euros.
Sem qualquer outra alternativa, assim fiz. Paguei 70 euros para ter um CC provisório, quando o definitivo se encontrava na loja do cidadão, mas não mo podiam entregar. Na era dita digital, parece que vivo num país do terceiro mundo, tanto digital, mas por causa dum papel que não recebi, ou pagava 70 euros ou perdia a minha viagem. Como cidadã, sinto-me profundamente indignada e, espero ser esclarecida, por quem de direito, sobre o absurdo desta situação.
Data de ocorrência: 9 de agosto 2022