IRN - Instituto dos Registos e Notariado
  • Av. D. João II, nº 1.8.01D
    Edifício H
    Campus da Justiça
    Apartado 8295

IRN - Instituto dos Registos e Notariado - Demora e preconceito no atendimento ao processo de nacionalidade portuguesa - Conservatória do Registo Civil da Guarda

Aguarda resposta
Daniela Marcela Mendes da Costa de Melo
Daniela Melo apresentou a reclamação
27 de março 2024
Tenho um processo nacionalidade portuguesa nesta conservatória da Guarda desde o ano de 2021. Ocorre que, no inicio de 2022 recebi um pedido para esclarecer quanto a composição do nome, que foi esclarecido por e-mail, que estava resolvido quanto a essa pendencia no estado do processo. Ocorre que, mesmo cumprido e resolvido por e-mail, o processo está parado há mais 2 ANOS na mesma fase 4 de verificação de documento. Isto está a se tornar uma tortura, tantos anos na mesma fase 4 como se o processo estivesse pendente. Envio e-mail para verificar sobre o processo e a resposta que recebi foi a de que: "os processos estão a ser analisados na ordem de trabalho" (ok! Desde que no razoável) Ocorre que, TENHO AMIGOS, ADVOGADO PORTUGUES, QUE DERAM ENTRADA DEPOIS DE MIM NESTA MESMA CONSERVATÓRIA E JÁ TIVERAM SEU PROCESSO RESOLVIDO. O meu parece estar engavetado por PRECONCEITO xenofóbico! Basta pesquisar o nome desta conservatória que encontrará comentários negativos de outras pessoas que sofreram xenofobia naquele local. Inadmissível em pleno 2024 existirem pessoas preconceituosas ao ponto de travar o andamento de um processo por puro ego.

A consulta do processo deixa claro quanto ao PRAZO: "Para adultos, atualmente deve prever entre 24 a 29 meses, desde a entrega do pedido de nacionalidade até ao registo final da nacionalidade" Sendo que esse aqui referido só na fase 4 de pendencia está parado há 2 anos.

Por favor, a pessoa em questão que está a SUPLICAR a nacionalidade portuguesa está doente, com depressão e seu desejo de vida é ter a nacionalidade atribuída como seu PAI era português de nascença. Não matem sonhos e pessoas por vaidade ou aspectos particulares, se faz favor!
Data de ocorrência: 27 de março 2024
Daniela Marcela Mendes da Costa de Melo
Daniela está a aguardar resposta da marca