IRN - Instituto dos Registos e Notariado
  • Av. D. João II, nº 1.8.01D
    Edifício H
    Campus da Justiça
    Apartado 8295

IRN - Instituto dos Registos e Notariado - Nacionalidade - filha de pais portugueses - 8 meses a espera

Aguarda resposta
Isabel Gomes de Sa
Isabel Sa apresentou a reclamação
17 de abril 2024
A minha filha nasceu em Inglaterra em Agosto 2023. Enviei documentacao para a conservatoria dos registos centrais - Lisboa. Passados 8 meses o processo ainda se encontra na fase 1 (RECEBIDO) De frizar que ambos os progenitores sao Portugueses. Infelizmente o meu marido faleceu ha 2 meses e preciso de tratar de assuntos em Portugal mas para todos os efeitos a minha filha nao e cidada portuguesa! Vejam em anexo a burocracia... o tempo que eles passam a escrever quando deveriam ser praticos e resolver os assuntos que tem na gaveta .
Responderam que neste momento estao a analisar pedidos de Agosto 2022! O meu pedido tem o que para analisar? E um direito que a minha filha tem! Os pais sao ambos portugueses! a nacionalidade britanica foi automaticamente conferida. estranho, nao?! Assim vai Portugal!
Data de ocorrência: 17 de abril 2024
Isabel Sa
Enviam isto as pessoas (grande lata!) :
Exmo./a. Senhor/a
Esta é uma resposta automática ao seu e-mail, à qual agradecemos que não responda.
Assinalamos a importância de não nos enviar mais do que 1(um) e-mail sobre o mesmo assunto, para assim podermos melhorar o tempo de resposta.
Esclarecemos, desde já, que os processos de atribuição da nacionalidade portuguesa, requeridos ao abrigo do artigo 1º, n.º 1 alíneas c) e d) da Lei da Nacionalidade e distribuídos ao setor Nac. B, desta Conservatória dos Registos Centrais, são analisados por ordem da sua entrada na Conservatória, de acordo com o fundamento invocado, visando salvaguardar o princípio da igualdade de tratamento dos interessados, assente nos princípios da imparcialidade e da legalidade, pelos quais se deve reger a atividade administrativa (artigos 3º, 6º e 9º do Código do Procedimento Administrativo).
Face aos critérios acima referidos, ao elevado número de processos e ao número de recursos humanos disponíveis para o respetivo tratamento, informamos que, no mês abaixo indicado, estiveram a ser analisados:

Mês de março de 202

Artigo 1º - alínea c) da Lei da Nacionalidade

- Menores: pedidos de atribuição entrados na primeira quinzena de setembro de 2022

- Maiores: pedidos de atribuição entrados primeira quinzena de setembro de 20

Artigo 1º -alínea d) da Lei da Nacionalidade

- Menores: pedidos entrados na primeira quinzena de janeiro de 2022

- Maiores de idade até aos 75 anos de idade: pedidos entrados no final da primeira quinzena de abril de 2021

- Maiores de idade igual ou superior a 75 anos (mas apenas os entrados até 31 de dezembro de 2022): pedidos de atribuição entrados no início da primeira quinzena de dezembro de 2021

Pedidos de tramitação urgente:

- Os critérios de decisão, aplicáveis aos pedidos de urgência, podem ser consultados aqui

Atendendo ao elevado número de processos, em iguais circunstâncias, existe demora na análise dos processos não sendo possível determinar, com precisão, quando serão analisados.

Sugerimos, por fim, a consulta do site do I.R.N., I.P., onde poderá encontrar mais informações.

Com os nossos melhores cumprimentos,

Conservatória do Registos Centrais

Setor de Atribuição – NAC B
Isabel Sa
17 de abril 2024
Servico ao cliente? Nao existe . Quando se telefona 213817600 ou 211950500 (CRC LISBOA) ninguem atende. Devem ter os telefones desligados. Nao estao para se chatear a atender chamadas do publico . Publico que fez descontos e que devia ter direito a receber um SERVICO PUBLICO!
Isabel Gomes de Sa
Isabel Sa está a aguardar resolução da marca