IRN - Instituto dos Registos e Notariado

IRN - Instituto dos Registos e Notariado - Renovação de Cartão de Cidadão

Paulo Jorge Marques Tavares
Paulo Tavares apresentou a reclamação
15 de janeiro 2018

No passado dia 10 de janeiro fiz o cancelamento online do meu Cartão de Cidadão, cuja validade terminaria a 18/06/2018, em virtude de se ter destruído (queimado) e posterior renovação, também online, convencido de que receberia um novo cartão com validade de 10 anos, tal como tem sido anunciado. Qual não é o meu espanto ao verificar, aquando do levantamento do novo cartão, que a data de validade se mantém até 18/06/2018. Acho que fui enganado, uma vez que em nenhum momento do pedido de renovação online fui informado pelo sistemade que tal situação iria ocorrer, pois nesse caso, aguardaria 8 dias e como só faltariam 6 meses para o fim da validade, já poderia fazer a renovação para ter um cartão com validade de 10 anos. Apesar da situação que me ocorreu estar consagrada na legislação, pelo que pude analisar posteriormente, acho que no pedido de renovação deveria surgir alguma informação nesse sentido, pelo que acho que fui enganado, pois desconhecia que houvesse renovação de cartão por período inferior a 10 anos, a não ser de cidadãos com idade inferior a 25 anos, o que não é o caso.

Data de ocorrência: 15 de janeiro 2018