IRN - Instituto dos Registos e Notariado

IRN - Instituto dos Registos e Notariado - Renovação de passaporte

Jorge Manuel Matias da Costa Santos
Jorge Santos apresentou a reclamação
26 de maio 2019

A validade do meu passaporte expira no próximo mês de agosto, carecendo de o renovar, pois pretendo viajar, temporariamente, para um país que requer uma validade mínima de seis meses. Desloquei-me aos Serviços do IRN de Cascais, onde aguardei cerca de três horas, sem que tivesse sido atendido. Ontem, sábado, dia 25 de maio, levantei-me de madrugada, pois resido a mais de 30 Km de Lisboa, dirigindo-me à Loja do Aeroporto de Lisboa, onde cheguei às 07:20 horas. Deparei com mais de 140 pessoas que já lá se encontravam com o mesmo objetivo, tendo a fila aumentado rapidamente em pouco tempo. Às 09.00 horas - hora de abertura da Loja -, o vigilante distribuiu 60 senhas, as únicas que dariam lugar a atendimento até às 14 horas, hora de fecho, deixando cerca de 200 pessoas justamente indignadas. Esta situação, amplamente divulgada pelos órgãos de comunicação social, continua sem resposta por parte das entidades competentes, justificando a indignação dos cidadãos contribuintes, confrontados com experiências próprias de um país do 3.º Mundo. Uma vergonha!

Data de ocorrência: 26 de maio 2019