86.3
Parábolas e Momentos - Engenharia e Consultoria Lda
  • Urbanização Fernando Dias, Bloco 3 Loja 2
    5400-590 Chaves
  • geral@isometrica.pt

Isométrica - As paredes não estão devidamente escritas no certificado energético

Paula Monteiro
Paula Monteiro apresentou a reclamação
19 de janeiro 2024
Correu tudo mesmo muito bem até a emissão do certificado energético, o problema começou quando recebi o certificado energético. As paredes descritas no certificado energético não correspondem às que na realidade estão construídas. A empresa está a colocar uma descrição e valores do isolamento de uma "Parede simples rebocada (anteriores a 1960)", a casa tem paredes duplas com isolamento térmico, essa obra foi feita pelo meu pai e tenho a certeza que é assim.
A empresa não me corrige o certificado, com o argumento que precisa de provas, que não tenho porque a casa é antiga e, que a minha palavra não basta, é indecente, estar a prejudicar a nota do certificado energético e não corrigirem.
Data de ocorrência: 17 de janeiro 2024
Isométrica
Bom cara Sra. Paula,

Como já tivemos a oportunidade de explicar telefonicamente e por email, a atividade de certificação energética é bem regulada, temos regulamentos a cumprir, e neste assunto o regulamento do SCE é bastante explicito, apenas podemos fazer constar informação que possamos comprovar pessoalmente durante a nossa vistoria técnica, ou através de documentos oficiais.
Já lhe solicitamos provas de aquisição dos materiais, ou a ficha técnica da habitação, que já nos transmitiu que não possui. Demos uma alternativa (pior), que seria a abertura de um roço mas paredes, onde nos fosse possível visualizar e medir a constituição das mesmas, que compreendemos que não esteja disposta.
Já deu para perceber, que não está a acreditar quando que comunicamos que as regras são estas, pelo que lhe recomendo que leia o regulamento aprovado pelo Decreto-Lei n.º 101/2021 , no ponto iv) do número 1 do artigo 21º. Se lhe restarem dúvidas recomendamos que entre em contacto com a linha de apoio técnico da ADENE (entidade reguladora do SCE), através do 214 722 800, tire a limpa se o que estamos a dizer é real.
Paula Monteiro
Paula Monteiro avaliou a marca
19 de janeiro 2024

Falei com a ADENE que confirmou o que a empresa me estava a dizer, não tenho de concordar com estas regras, mas percebi que a empresa fez o que a lei obriga. Correu tudo muito bem com a empresa apenas este problema na fase final que a empresa não tem culpa nenhuma.