86.3
  • geral@isometrica.pt

Isométrica - Certificado energético

Mário Faria apresentou a reclamação
16 de novembro 2023
Entrei em contacto com a empresa Isométrica para emissão de um certificado energético, através do portal da mesma (https://www.isocertificado.pt/). Após troca de alguma informação, recebi o orçamento com o valor de 90 euros para a emissão do respectivo certificado.
Foi-me solicitada diversa informação sobre o imóvel e seus detentores.
No dia 14 de Novembro recebi o respectivo certificado, mas para espanto meu, este não identifica a classificação energética, mas apenas e só uma informação de exclusão da obrigatoriedade do mesmo.
Não era isto que pretendia, até porque essa informação já era do meu conhecimento.
Pretendia um certificado com a respectiva classificação energética, para o acaso de um dia pretender arrendar a casa.
Estou desapontado com o serviço prestado, pois julguei que estava a pagar por um certificado energético e acabei recebendo um certificado de isenção.
Data de ocorrência: 14 de novembro 2023
Isométrica
17 de novembro 2023
Bom dia, caro Sr Mário Faria, o documento enviado tem total validade legal.
O orçamento por nós apresentado e por si aprovado, foi exatamente o que nos solicitou (moradia com menos de 50m2), nunca houve uma solicitação ou esclarecimento que se pretendia eventualmente um Certificado Energético.

Não obstante, tendo o seu imóvel menos de 50m2 de área de pavimento, está dispensado de certificado energético. O Documento que lhe fornecemos tem total validade legal e pode ser usado para fins de contrato, escritura ou arrendamento, pois substitui o certificado obrigatório neste tipo de atos.
Não justificaria despender mais dinheiro com uma certificação voluntária, e não seria correto da nossa parte coloca-lo nessa posição. Seria, efetivamente, mais lucrativo para nós fazer um certificado energético, mas, obviamente, não seria correto da nossa parte, nem é essa a nossa postura no mercado.

A declaração de isenção que recebeu, foi por nos registada na ADENE, tendo sido atribuído um código SCE (canto superior direito do documento) como um eventual certificado energético teria, o que lhe confere total validade legal, para os devidos efeitos. Poderá conferir o registo em: https://www.sce.pt/pesquisa-certificados/

Para melhores esclarecimentos, recomendo a leitura do artigo publicado no nosso site:

estamos à disposição de qualquer questão que lhe surja.
17 de novembro 2023
O que dizem não corresponde á verdade.
O que pretendia era um certificado energético. O que obtive foi um certificado de isenção.
Como disse anteriormente, se pretender um dia arrendar, não é com um certificado de isenção que vou atrair quem quer que seja, uma vez que não expressa a qualidade do imóvel.
Não obstante, informo que solicitei por mail (antes desta exposição no Portal da Queixa) o certificado energético, solicitando informação sobre o valor adicional que teria de pagar.
Vou pedir a outra Empresa para o emitir.

Vou dar este assunto como resolvido.
Mário Faria avaliou a marca
17 de novembro 2023

Desiludido, vende gato por lebre