Jardim Zoológico de Lisboa

Jardim Zoológico de Lisboa - Gestão irresponsável

Filipe Costa
Filipe Costa apresentou a reclamação
11 de agosto 2022
Venho por este meio apresentar, não uma reclamação mas sim um total repúdio pelas condições em que encontrei o Zoo de Lisboa no dia de hoje.
Visitei o dito Jardim Zoológico com a minha mulher, filho e mãe - dia 11 de Agosto de 2022.
Toda a experiência foi de um nível de decadência total… ruas sujas, vidros que são apenas lavados com a água da chuva, espaços animais fechados ou com informações erradas. Até esta parte da minha análise, tudo tolerável. O que não é tolerável é o facto de todos os animais estarem em péssimas condições físicas e psicológicas. Há animais em espaços muito pouco cuidados, desde águas imundas, falta de alimentação e água (a desidratação é algo muito visível em algumas espécies)… e pior que tudo é: ZERO tratadores em mais de 3 horas de visita.
Não vou poder deixar que um espaço tão respeitado por muitos lisboetas, portugueses e estrangeiros, seja gerido como mais uma empresa pública. Esta instituição não é uma repartição das finanças onde quando não há dinheiro para papel e os contribuintes com um atraso natural dos seus processos, tudo toleramos. Neste caso estamos a falar (infelizmente) de vidas animais…
Não posso deixar de fazer uma referência marcante para toda a família. Infelizmente não vimos os chimpanzés em espaço aberto porque estavam todos nas suas jaulas (visíveis para o público). Aquando da observação destes primatas, uns batiam-se a si próprios, outros provocavam o seu próprio vómito para voltar a comer… uma decadência total!!! Marcante pelos piores motivos possíveis.
Tratando-se de uma instituição pública, irei fazer uma denúncia de maus tratos na Presidência da República pois acredito que alguma coisa tem que ser feita, nem que seja vender os animais a outro Zoo que tenha condições para ficar com os animais.

Não conto com uma resposta do Jardim Zoológico de Lisboa, pois com o nível de irresponsabilidade que vi hoje, dificilmente veria alguém da equipa de gestão deste organismo a dar uma resposta (fosse ela a que fosse)…

Acabo como comecei. Não estou a fazer uma reclamação mas sim uma denúncia aos direitos animais. Aproveito sim este espaço para desafiar a gestão a responder a uma simples pergunta: quantos animais já morreram no Jardim Zoológico de Lisboa por falta de alimentação e/ou higiene? Negligência é mau trato.
Data de ocorrência: 11 de agosto 2022
Filipe Costa