All Win - Consultoria de Gestão, Lda

KW Portugal - Falha de informação essencial de agente imobiliário

Marcos Bispo
Marcos Bispo apresentou a reclamação
28 de agosto 2023
No dia 1 de Agosto fiz uma visita a um imóvel na Rua Mário Sacramento, Amora.
Fiquei bastante interessado na compra do mesmo, pelo que questionei a agente imobiliária Elizabeth Fernandes, da empresa KW Portugal qual o procedimento para fazer uma proposta de aquisição do mesmo
Nessa mesma tarde, recebi sucessivos contactos sob pressão, para realizar a proposta de aquisição via e-mail.
Proposta que foi aceite nesse mesmo dia.
Nos dias seguintes, sucederam-se múltiplas chamadas e contactos por parte desta agente imobiliária, com enorme pressão para marcar a avaliação do imóvel pelo banco que já nos teria aprovado o credito habitacional.
Questionamos a agente sobre quais os procedimentos que iriam suceder até à escritura do mesmo, e nunca nos foi comunicado nada relacionado com a lei de direito de preferência.
Só dia 9 de Agosto ficou agendado pelo banco a avaliação imobiliária.
No dia seguinte, dia 10 de Agosto, esta mesma agente envia me uma mensagem de áudio via whatsapp a explicar que tinha publicado no portal casa pronta os dados relativos ao negócio, e que existiria o risco de uma entidade pública exercer o direito de preferência sobre o negócio.
No dia 19 de Agosto recebi uma chamada da agente Elizabeth Fernandes, a referir que a câmara municipal do Seixal tinha exercido o direito de preferência sobre o negócio, sendo que não haveria lugar a restituição do valor que eu tinha pago pela avaliação imobiliária (239,20€).
Considero que a agente imobiliária Elizabeth Fernandes, falhou na prestação de uma informação essencial aquando da minha proposta de aquisição.
Teria o dever de nos informar, antes de termos avançado para a avaliação imobiliária, da lei de direito de preferência, uma vez que teria tomado a decisão lógica de apenas ter pedido tal avaliação apenas após os 10 dias úteis de direito de preferência, não correndo o risco de perder o valor pago pela mesma.
Sinto que fui persuadido, pressionado e coercido a avançar para o pedido de avaliação imobiliária por parte desta agente, que não cumpriu o seu dever de informação e acompanhamento informado do seu cliente.
Desta forma, venho desta forma exigir que KW Portugal me indemnize com o valor que paguei ao banco de 239,2€.
Data de ocorrência: 28 de agosto 2023
Marcos Bispo
Marcos Bispo avaliou a marca
13 de outubro 2023

Após reclamação fui contactado pela KW que me devolveu o valor da avaliação imobiliária.