Companhias de Seguros

• geral@libertyseguros.pt

Liberty Seguros - Seguro multiriscos com orçamento sem peritagem

Oliveira apresentou a reclamação
9 de março 2024
Após comunicar sinistro multiriscos habitação, a seguradora pediu orçamento descritivo das reparações a efetuar.
Depois de enviar o orçamento, a Liberty assumiu a responsabilidade pela reparação de todos os danos devidos a quebra de loiças sanitárias. No entanto não concordaram no valor orçamentado e puseram em dúvida a veracidade do mesmo e limitaram o valor de reparação ao equivalente à "média de mercado".

Reclamei com muito desagrado porque confio plenamente na empresa que fez o orçamento. Mas expressei ainda a minha disponibilidade para receber equipa de peritagem da "confiança" da liberty para que se reparasse o mais rápido possível os danos.

Para minha surpresa a Liberty não pretende enviar qualquer equipa de "confiança" e procedeu à transferência bancária do valor de reparação por eles apurado, sem que qualquer tipo de peritagem fosse feita.
Data de ocorrência: 9 de março 2024
11 de março 2024
Caro Senhor

Recebemos a sua exposição que vamos analisar.
Após análise, a nossa resposta seguirá para o seu e-mail.
Se necessitar de algum esclarecimento e/ou informação adicional, ligue-nos ou escreva-nos, por favor, para os nossos contactos disponíveis na nossa página na internet: www.libertyseguros.pt.

Com os nossos cumprimentos
13 de março 2024
Logo após expor a reclamação aqui no portal recebi email a tentar resolver a situação onde pediam o seguinte:
"É possível nos informar/enviar o orçamento ou indicação do valor do serviço proposto pela empresa em questão?"

Assumindo que não se estavam a referir ao primeiro orçamento que deu inicio a este processo, sobre o qual a liberty disse estar muito acima do valor médio de mercado, fiz uma tentativa de obter novo orçamento de uma outra empresa que para surpresa minha cobram à cabeça 50€ para emissão do orçamento.

Enviei resposta à liberty a informar o sucedido e onde expus que não pretendo perder mais tempo nesta indecisão e que não iria pagar um orçamento sem qualquer garantia de aprovação. Pelo que devem ser eles (liberty) a intervir neste caso e enviar equipa técnica para resolver o sinistro por eles já assumido.

Até hoje aguardo contacto para a referida intervenção.

Aguardo resolução.
14 de março 2024
Já sabendo que a mesma situação nunca irá ser resolvida, deixo aqui a sequencia de respostas obtidas por parte da liberty:
"Informamos que o montante liquidado é com base no valor de custo de mercado para o trabalho a efetuar, incluindo a desmontagem da sanita danificada, a montagem da sanita nova, o envio para vazadouro da sanita danificada e ainda a deslocação do reparador.

Deverá o segurado procurar um reparador que pratique os valores de mercado para a instalação da sanita, pois a Seguradora não tem técnicos para efetuar tais trabalhos.

Acresce que de acordo com as Condições Gerais da Apólice, cabe à Seguradora pagar ao Segurado as despesas efetuadas, desde que razoáveis e proporcionadas.

Face ao exposto, lamentamos, mas não poderemos alterar a nossa posição."

Penso que este tipo de situação deve ser comunicado às entidades competentes de forma a não serem as seguradoras sempre com a "faca e o queijo na mão".

Os direitos dos clientes devem prevalecer, pagamos e somos obrigados a subscrever seguros multi-riscos habitação porque infelizmente não temos como comprar habitação a pronto e depois quando necessitamos de os ativar por infortuno acaso recusam-se com todas e mais algumas razões a proceder em conformidade!
21 de março 2024
Após dar inicio às obras mais um problema, afinal o material orçamentado já não está disponível à cor dos meus sanitários - é Sanitana cor Pergamon e só existe disponibilidade para cor branco.

Necessito saber como proceder neste caso.
22 de março 2024
Caro Senhor,

Informamos que enviámos resposta à sua exposição para o seu email.

Com os nossos cumprimentos
Oliveira avaliou a marca