• 934419686
    Chamada para rede móvel nacional
  • Rua Marques Leitão 47 - 1 Esquerdo
    2775-244 Cascais - Parede
  • linhassiste@hotmail.com

Linhassiste - Cuidado, burla em reparação de electrodomésticos

Rui Barroso
Rui Barroso apresentou a reclamação
23 de outubro 2018

CUIDADO COM AS BURLAS DA LINHASSISTE!! Vendi recentemente uma casa, tendo acordado com o comprador que me responsabilizaria pela reparação de alguns dos eletrodomésticos existentes. Era necessário substituir um aro do óculo da máquina de lavar roupa, substituir uma gaveta do congelador e afinar a porta do frigorífico, que não fechava.
Nesse sentido, contactei a empresa Linhaassiste, mais exatamente o Sr. Luís Miguel Guilherme (tel. 934 419 686) para obter um orçamento para o efeito. Foi-me dito que esse orçamento corresponderia ao custo das peças + custo da deslocação ao local + custo da mão-de-obra. Quanto ao valor das peças ele teria de verificar junto do fabricante, neste caso a Siemens, a deslocação seriam € 35,00 e o custo da mão-de-obra dependia do tempo que fosse necessário para fazer o trabalho.
Solicitei de seguida que obtivesse o valor das peças para então tomar uma decisão. No dia 23/8 recebi uma mensagem SMS referindo que o custo das peças era de € 116,00. Acreditando que aquele valor correspondia ao custo real e me era apresentado de boa-fé, aceitei-o e fiz uma transferência bancária para a conta que me foi indicada, pois de outro modo não tratariam de comprar as peças.
Acontece que quando após sucessivos atrasos finalmente foram à casa não repararam a porta do frigorífico. Como nunca mais resolviam o assunto, nem respondiam às minhas chamadas ou mensagens, chamei os serviços técnicos da Siemens e vim a descobrir que o custo real das peças, compradas na marca original (Siemens), não era € 116,00, mas sim € 67,36, já com IVA incluído.
Fui portanto intencionalmente defraudado pelo Sr. Luís Miguel Guilherme. Este, quando o confrontei com a situação e lhe pedi que apresentasse as faturas das peças para comprovar se o preço que me cobrou foi o real, ao invés de o fazer e de se desculpar, escusou-se afirmando que as faturas eram um documento interno e que o fornecedor ao qual comprava as peças não era da minha conta (sic).
Na verdade, não me foi apresentada qualquer fatura, quer referente às peças quer referente à deslocação e mão-de-obra. Acresce que pedi a uma pessoa conhecida para ligar para o Sr. Luís Guilherme e perguntar qual o valor da deslocação e mão-de-obra e os valores indicados foram diferentes - a deslocação custaria € 30,00 e a mão-de-obra €30,00/hora, o que já indicia a total falta de credibilidade do Sr. Luís Guilherme, pois a mim referiu que a deslocação seria € 35,00 e a mão-de-obra “logo se via”. Ora considerando que a reparação foi feita em cerca de 20 min. (ou menos) não percebo como é que me foram cobrados € 55,00, pois retirando os € 35,00 da deslocação dá € 60,00/hora. EM RESUMO, MUITO CUIDADO COM AS BURLAS DA LINHASSISTE E SUA TOTAL FALTA DE HONESTIDADE!

Data de ocorrência: 23 de outubro 2018
25 de outubro 2018

Não se aplica a questão que coloca, uma vez que fui informado pelo representante da Linhassiste de que na Siemens o custo das peças seria o que me foi apresentado, e essa informação veio a revelar-se totalmente falsa. Uma atitude honesta teria sido informarem o valor verdadeiro e dizerem que se eu optasse por serem eles a ir buscar as peças cobrariam mais x (mesmo assim, cobrarem praticamente o dobro, como fizeram, seria excessivo). Nesse caso eu decidiria em consciência se lhes contratava esse serviço ou se iria eu próprio buscar as peças. Quanto aos mecânicos, é como tudo, existem os que são honestos e os que não o são.