Livraria Atlântico

Livraria Atlântico - Chiado: até o endereço é de fachada

Luiz Sergio Fernandes de Souza
Luiz Souza apresentou a reclamação
17 de setembro 2022
Contratei a edição de livro com o Grupo Editorial Atlântico (que atua sob diversas denominações, Chiado, Moonlight, Astrolábio, Flamingo, Break Media Unipessoal, Break Media Brasil, Livraria Atlântico). Fui enganado, pois fizeram só a impressão, violando cláusula de edição digital, divulgação e venda em Portugal. No Brasil, anunciam a venda (a que também se obrigaram), no site da Livraria Atlântico, recebem o preço do comprador, incluindo o valor do frete, mas não entregam o exemplar, nem dão satisfação. Passam de trinta os consumidores lesados, muitos, meus alunos, que já subscreveram declaração nesse sentido.O endereço em São Paulo é fictício (Av. Paulista, 2073, Edifício Horsa I, cjs 2113, 2114 e 2115). Descobri ontem, por meio de um primo, que se deslocou de Figueira da Foz (onde mora) a Lisboa, para confirmar o endereço que a organização anuncia nos sites e no próprio livro impresso (Rua de Cascais, 57, Alcântara, 1300-260, Lisboa), que lá há muito funciona um cabeleireiro. Enfim, estamos diante de uma ardilosa trama, que certamente exigirá a atuação não só da polícia no Brasil, o que já vem sendo feito, mas em Portugal. Ontem recebi e-mail matreiro da suposta responsável pela divulgação, que se afastara sob pretexto de enfermidade (as desculpas dos executivos do Grupo são muitas). Perguntei a ela como poderia autorizar, a essa altura, a divulgação de livro que efetivamente não entregam. Estava tentando me envolver no golpe. Apareçam, Senhores, caso estejam de boa-fé, para dizer que tudo isto não passa de um mal-entendido, dando a público o atual endereço físico da empresa, o local onde possam ser encontrados. Não se escondam porque fica a legítima suspeita de prática criminosa.
Data de ocorrência: 17 de setembro 2022
18 de outubro 2022
Olá, pessoal do Grupo Editorial Atlântico, por que vocês se escondem? Por que silenciam diante da gravidade dos fatos atribuídos à empresa? Editam, mas não divulgam, tampouco distribuem, limitando-se a oferecer o livro no site da Livraria Atlântico (integrante da organização), sem cumprir o prazo de entrega, mesmo depois de receber o preço e o valor do frete. Ao consumidor não dão explicação consistente (e sim, estereotipada), diante do que os compradores (como alguns me relataram) sentem-de enganados.
Apareçam, deem a sua versão dos fatos.A Justiça tarda, mas não falha!
18 de novembro 2022
O Grupo Editorial Atlântico, que atua sob as denominações Chiado Books, Astrolábio, Flamingo, Moonlight e Livraria Atlântico, lesando sistematicamente autores e consumidores, passados três meses, resolveu entregar os exemplares adquiridos por meus alunos, um a um, para o que fizeram nova tiragem, de qualidade gráfica evidentemente inferior à primeira. Mais ainda, as aulas já terminaram, iniciando-se o período de provas, e agora o livro perdeu o interesse. Enfim, essa gente boicotou a venda, prejudicando o autor (a Editora haveria de ter exemplares para pronta entrega, à vista de cláusula contratual expressa) e também o consumidor. A um dos alunos, num misto de má-fé e indiferença, a Livraria Atlântico entregou uma caixa contendo vinte livros diferentes daquele adquirido (desencalhe?).
Alerta: não caiam na esparrela de contratar essa gente. Como continuam operando, é a pergunta que não quer calar. Não ficarão impunes!
18 de novembro 2022