Livraria Atlântico

Livraria Atlântico - Finalmente investigado

Luiz Sergio Fernandes de Souza
Luiz Souza apresentou a reclamação
4 de setembro 2022
Depois de um mês de tratativas para que o Grupo Editorial Atlântico (Astrolábio, Livraria Atlântico e Break Media) honrasse o contrato que assinamos, dando efetiva publicação, distribuição e divulgação ao meu livro, com efetiva entrega dos exemplares aos compradores (a maioria, meus alunos), não obtive resposta. Assim, considerando que passam de trinta as reclamações do mesmo gênero contra o “Grupo” aqui no Brasil, que age sempre da mesma forma, lesando diversas pessoas (e sem lhes dar qualquer satisfação), resolvi levar o fato a conhecimento da autoridade policial, que já instaurou o competente inquérito. É possível enganar alguns por algum tempo, mas não todos durante todo o tempo.
Data de ocorrência: 4 de setembro 2022
19 de setembro 2022
Encontro-me agora a indenizar, um a um, os compradores do livro, de minha autoria, cuja edição, publicação e venda contratei com a Atlantic Books Limitada, empresa que, segundo o respectivo instrumento, encontrar-se-ia sediada na Rua de Cascais, 57, Alcântara, Lisboa. Quantos nomes tem essa gente (que no endereço não está, e nem telefone atende)! Às vezes, Astrolábio, por outras, Flamingo, Moonlight, Chiado Books, Break Media, numa espécie de prestidigitação. Por que se escondem?
A edição, publicação e impressão de 90 volumes (a mim reservados contratualmente) foram feitas, o que representa apenas uma pequena parte do que fora contratado. Não publicaram em Portugal, não fizeram publicação eletrônica, declinaram parcerias com livrarias sem que as tivessem, não se dispuseram a fazer a divulgação, tudo com violação manifesta de cláusulas contratuais. A suposta venda dos exemplares ficou por conta mesmo de um dos braços da organização, Livraria Atlântico, mas sem que a entrega aos compradores fosse feita, decorrido um mês (a maioria, meus alunos, a quem nem satisfação deram). O dinheiro está com a ”Editora“, que também recebeu o valor do frete. A questão, como se vê, transcende o ilícito civil. São pessoas muito cordiais, que vendem, no site, a ideia de que são jovens empreendedores, mas que, recebido o dinheiro do autor e dos compradores, agora passam a argumentar com falhas, lamentando o ocorrido e pedindo paciência, pois “tudo será resolvido com o tempo”. Sim, tudo será resolvido, não do jeito que essa gente supõe, mas como manda a lei. A Justiça tarda, mas não falha!
19 de setembro 2022
18 de outubro 2022
O Grupo Editorial Atlântico (que atua sob o nome de Chiado Books, Astrolábio, Moonlight, Flamingo, Break Media, dentre outros), na tentativa de descaracterizar o descumprimento do contrato de edição, publicação, divulgação e venda da minha obra, começa a entregar, a um e outro consumidor, decorridos quase dois meses, exemplar do livro, mas com qualidade gráfica visivelmente inferior àquela a que se comprometera. Viola, ademais, acintosamente, cláusula que obriga a contratada a manter exemplares sempre disponíveis, sem limite de tiragem. Alerto o público em geral a fim de que não caiam na cilada de firmar contrato com essa gente, cujo site impressiona muito, cheio de perfis de pessoas pretensamente bem sucedidas, as quais simplesmente somem quando o logro se consuma. Sepultaram minha obra, mas não ficarão impunes! Deixo aqui o alerta.
Luiz Sergio Fernandes de Souza
Luiz Souza avaliou a marca
28 de dezembro 2022

Trata-se de empresa embusteira. Isso diz tudo. Ingressei com ação judicial. Agradeço muito o fato de esse prestigioso Portal ter me propiciado o alerta ao público consumidor.