8.0
Lizdrive S.A. - Concessionário Ford

LizDrive - Ford - problema com embraiagem, marca recusa activação de garantia

Ricardo Meneses apresentou a reclamação
18 de setembro 2023
Comprei uma Ford Transit Custom em Outubro de 2021.
Em Maio de 2023, e com apenas 13.817kms foi-me informado que teria de substituír o kit de embraiagem.
Porquê? Porque na semana anterior, ao andar com o veículo, parecia que a 1ª não "agarrava", e só depois de passar para 2ª, 3ª é que o carro "agarrou" às mudanças. Esse curto percurso de cerca de 50m, em subida, em 1ª sem "agarrar" resultou num cheiro intenso a Ferodo, cheiro característico de problema na embraiagem. No dia seguinte quando peguei no carro, o pedal da embraiagem respondia de forma estranha.
Para evitar maiores danos, chamei o reboque e mandei o carro para a oficina MCoutinho Louresfor, no Carregado.

O diagnóstico e orçamento era substituição do kit de embraiagem e cerca de 1.300€.
Pedi para repararem a viatura e accionarem a garantia.
Responderam-me cordialmente, que a garantia geralmente se esquiva de arcar responsabilidades nestes casos.
Assim foi, e quando fui buscar a viatura, mostraram-me as peças desmontadas, o disco de desgaste estava completamente gasto. Ora por ser uma peça de desgaste, a garantia Ford não cobre. Perguntei se era normal uma peça destas estar desgastada aos 13.000km, quando sei perfeitamente que com uma condução pouco cuidada, isto acontece algures entre os 150.000 e os 200.000 kms. Ora eu sendo um condutor que sabe dos perigos de deixar o pé no pedal da embraiagem, a mão na manete, ou fazer pontos de embraiagem em sinais, raramente o faço e mais uma razão para isto não ter razão nenhuma de ter acontecido.

Tentei perceber em que situação é que a garantia então cobriria?
Responderam-me, "só se ao desmontar houvesse alguma peça partida, que indicaria defeito de fábrica".
Mas a esta altura a comunicação estava artificialmente superficial.
Depois de perguntar novamente por outras palavras, os funcionários acabaram por me dizer que "se tivessem visto alguma peça partida, poderia sempre ter sido o condutor que maltratou a viatura".

Ou seja - Garantia sempre evitada.

Contactei a Ford, por email, sempre a mesma resposta, a dizerem para ir ao concessionario, de onde havia acabado de vir, e sinceramente, qual a lógica de ir ao concessionário da marca, cujo interesse principal será, obviamente, proteger a marca primeiro e o cliente depois?

Reforcei que era inadmissível uma peça destas ter-se desgastado com tão pouco uso, e agora espero sinceramente só que aconteca de novo. Claro que provavelmente já vou estar fora da garantia da próxima vez.

---Compreendo que a LizDrive não é envolvida directamente no assunto, mas como foi a LizDrive que me vendeu o automóvel, foi com a LizDrive que assinei, e portanto que me vendeu o produto, com a devida garantia legal
Data de ocorrência: 26 de abril 2023
16 de outubro 2023
Ainda sem resolução satisfatória
16 de outubro 2023
Ainda sem resolução satisfatória
LizDrive
23 de outubro 2023
Caro sr. Ricardo Meneses,

Após contactarmos a marca para percebermos como e se poderiamos ajudar o estimado cliente, informamos que a resposta foi: "trata-se de uma embraiagem, peça de desgaste e não sujeita a uma eventual comparticipação."
Assim lamentamos mas, efetivamente, não temos como ir ao encontro do pretendido.
31 de outubro 2023
Cara LizDrive, obrigado pela resposta.

Infelizmente não posso aceitar essa resposta e continuo a aguardar solução e reembolso da reparação, visto que o argumento "peça de desgaste não se encontra em grantia" não é por mim aceite, porque segundo o Centro de Arbitragem do Sector Automóvel, cito,
". Há diferenças nos prazos de garantia para peças elétricas/eletrónicas e outras? (...) Relativamente aos bens móveis, todos têm o mesmo prazo de garantia: um carro, uma embraiagem, o óleo, umas pastilhas de travão, um motor. (...) Para além disso, existem peças que habitualmente são designadas por “peças de desgaste” ou “consumíveis”, quer isto dizer que se gastam pelo uso, mas também estas têm que ser vendidas com garantia.
Todas as peças têm que ser vendidas com as qualidades indicadas e têm que ter o desempenho e ser adequadas às utilizações habituais dos bens do mesmo tipo e estarem conformes às descrições feitas pelo vendedor ou pelo fabricante pois, se não forem, têm que ser reparadas ou substituídas, ou podem levar à resolução do contrato ou à redução do preço. Mas isto não significa que todas as peças tenham que durar 2 anos no carro do cliente, podem até durar apenas 1 ano, ou menos, se apresentarem as qualidades e o
esempenho habituais nos bens do mesmo tipo e essa for a durabilidade prevista de acordo com a utilização habitualmente dada aos bens do mesmo tipo. O que não pode acontecer é que, por falta de qualidade, desempenho ou inadequação para a utilização habitual, ou por informações erradas, as desconformidades se
manifestem num prazo de 2 anos após a sua compra e utilização. Por exemplo, se o óleo não tiver a viscosidade preconizada pelo fabricante para aquele tipo de óleo, poderá pôr em causa o processo de lubrificação do motor e então não estará em conformidade com o contrato e deve ser substituído. As pastilhas de travão, se não tiverem as características e especificações indicadas pelo fabricante, poderão levar ao empenamento dos discos de travão e não permitir a eficácia de travagem assegurada pelo fabricante e, nesse caso, também não estão em conformidade e devem ser substituídas em garantia."
Fim de citação.

Como tal, e visto que conduzo várias outras viaturas há mais de 20 anos e nunca tal problema se me apresentou, o uso indevido está fora do panorama, e como tal reitero a activação da garantia na substituição que fui obrigado a fazer.
LizDrive
2 de novembro 2023
Caro sr. Ricardo Meneses,

Tendo em conta que a viatura foi reparada noutra oficina que não a LizDrive, será entre essa e a Marca Ford que deverá tratar a sua reclamação.
Sugerimos assim que entre em contacto com a Marca Ford e/ou a oficina onde reparou a viatu, e reclame diretamente pois nós nada podemos fazer.
8 de novembro 2023
Cara Lizdrive,

Aquando da avaria em causa liguei prontamente directamente à linha de apoio da Ford Portugal.
As opçcões apresentadas foram meramente a MCoutinho Loures ou a MCoutinho Carregado.

A minha reclamação à Lizdrive vem na qualidade de consumidor, e da LizDrive enquanto vendedor do veículo.

Gostaria que internamente se coordenassem, marca, oficinas e concessionários, de modo a prestarem um apoio a clientes decente.

Obrigado
Ricardo Meneses avaliou a marca
22 de dezembro 2023

Só não meti tudo no mínimo porque de facto responderam, e de facto, são uma marca com uma boa assistência - Quando tudo corre bem - O problema esteve aquando da existência, de facto de um problema, aí começou o ping-pong entre marca-stand-oficina-marca, e a passagem da "batata quente" da responsabilidade entre umas e outras entidades, e o consumidor, fica com a conta.