19.9
  • Avenida Fernão de Magalhães Nº 170 - 3º Andar
    Centro Comercial Dom Dinis
    3000-171 Coimbra
  • geral@lusaadministradora.pt

Lusa Administradora - Negligência para resolver problemas de infiltrações desde 2020

LD apresentou a reclamação
30 de janeiro 2023
Desde 9/2/2020, tenho vindo a reportar insistentemente à Lusa Administradora a existência de infiltrações na minha fracção (8.º C do condomínio sito na Quinta da Fonte, Lote 22), com o envio de várias fotografias. Posteriormente, em 16/9/2021, enviei mais um e-mail com fotos em anexo de outra infiltração, desta vez na minha garagem (n.º 35). Em 11/7/2022 (com insistªência a 11/7/2022 por telefone e por e-mail), após a assembleia ordinária do condomínio realizada em 30/5/2022 na qual foi referido pelas representantes da Lusa (Sra. Helena e Sra. Celina) que o problema no exterior do prédio que motivara a infiltração no meu apartamento havia sido resolvido, solicitei esclarecimento sobre esses procedimentos, referindo:
"Relativamente à infiltração no meu apartamento, que venho a reportar à LUSA desde 02/2020, reitero o pedido de esclarecimento escrito sobre o seguinte:
1 - diagnóstico/causa da infiltração apurado pela Lusa;
2 - medidas implementadas para a sua resolução/reparação (procedimentos técnicos);
3 - data dessa intervenção.
Tal como referiu (por alto) na passada reunião de condomínio (embora não conste em ata), o problema estará resolvido. Neste sentido, agradeço que esclareça com o máximo de pormenor e fundamento técnico aquilo que foi feito no exterior/terraço do edifício.
Continuo a aguardar o agendamento para a reparação do meu apartamento, que deverá ser marcada depois do seu esclarecimento comprovar que os procedimentos feitos no exterior do edifício garantem o não reaparecimento da infiltração no interior.
Quanto à infiltração na minha garagem, bem como aos fragmentos de betão que caem à entrada, continuo a aguardar a sua douta avaliação, após a "vistoria técnica" que referiu.
Fico a aguardar resposta a estas questões, por escrito, para posteriormente proceder às devidas reparações. Aproveito para lhe enviar fotos dos danos, tiradas hoje."
Em reposta, a Sra. Celina da Lusa refere:
"Boa tarde Dr Luis.
Agradeço o contacto.
A colega passou o recado na sexta feira mas por motivos de força maior e por ausência no dia de amanhã ainda não me foi possível responder.
Agradeço que aguarde até final desta semana.
Grata pela atenção dispensada
Celina Mendonça"
Até hoje, essa resposta nunca chegou!!!
Continuo com a parede da cozinha cheia de bolor, (parede contígua ao exterior do prédio), bem como na garagem (infiltração na parede interior e fragmentação do betão no topo da entrada).
Adicionalmente, fui hoje surpreendido com o ruído de obras a decorrer no 9.º C, sem esta informação ter sido afixadas no prédio (como é de lei!). Ao contactar o morador para esclarecimentos sobre a duração e horário das obras, fui informado que estas, embora decorram na sua fração, são da responsabilidade da Lusa!!! Ou seja, a Lusa realiza obras no prédio e não informa o condomínio sobre o motivo e duração das mesmas, tal como está obrigada por lei.
A inoperância da Lusa é inaceitável e o facto da empresa se esquivar a enviar, por escrito, os esclarecimentos solicitados, revela uma evidente falta de transparência nos seus procedimentos e incompetência para assumir devidamente as suas responsabilidades como administradora do condomínio.
Data de ocorrência: 30 de janeiro 2022
13 de fevereiro 2023
Não tendo obtido resposta da "administradora", enviei novos emails.
1/2/2023:
"Solicito os seguintes ESCLARECIMENTOS:
1. Decorrendo obras (ruidosas) no 9.°C/9.°D, qual a razão para a Lusa não ter informado os condóminos, afixando no prédio a duração/horário da intervenção, bem como a sua origem e objetivos;
2. Havendo uma intervenção em suspensão, no exterior do prédio, porque razão não fui informado pela administração do para a existência de trabalhadores a fazer rappel em frente às janelas do meu apartamento (o meu direito à privacidade é gerido por vós??).
A inoperância da Lusa, que vem no seguimento de comportamentos semelhantes que deram lugar a queixas/reclamações anteriores, revela: incompetência, desleixo, falta de consideração, procedimentos fora da lei, profissionalismo inexistênte.
Apresento os meu melhores cumprimentos, convicto que esta mensagem será ignorada, tal como todas as anteriores."
12/2/2023:
"Ex.mos Srs.
Lusa administradora
Informo que os elevadores estão há vários dias a parar em todos os andares, quando descem.
Relembro que os PROBLEMAS DE INFILTRAÇÃO NAS MINHAS FRACÇÕES CC E AR SE MANTÉM DESDE 2020, BEM COMO TODAS AS SITUAÇÕES REPORTADAS E POR VÓS IGNORADAS.
A vossa inépcia é deprimente e lamentável."
Estimado cliente,
Na sequência do S/contacto informamos que a situação exposta está a ser devidamente analisada pelos N/serviços pelo que dentro em breve, entraremos em contacto por forma a esclarecer todas as questões colocadas.

A Administração,

14 de fevereiro 2023
Não respondem a nenhum dos meus e-mails, limitam-se a fazer uma vaga promessa de resposta ("dentro em breve"?) via portal da queixa, simplesmente para que o ónus de responder passe para o reclamante? Não se comprometem com um prazo para o fazer nem apresentam justificação/pedido de desculpas para o facto de nunca o terem feito DESDE 2020.
Estimado cliente,

Agradecemos por nos contactar com relação à sua reclamação e pedimos desculpas por não termos prestado ainda os esclarecimentos solicitados nas exposições anteriores. Estamos a analisar cuidadosamente o seu pedido e comprometemo-nos a fornecer respostas claras e completas em relação a este e outros casos pendentes.

Compreendemos a importância do seu pedido e estamos empenhados em encontrar uma solução que vá ao encontro das suas expectativas. Pedimos ainda a sua compreensão enquanto estamos a trabalhar para resolver o problema da melhor maneira possível.

No que concerne à sua reclamação sobre o mau funcionamento do elevador, imediatamente a encaminhamos para o responsável da manutenção para análise e solução do problema.

Pedimos desculpas pelos inconvenientes causados e estamos comprometidos em resolver a situação o mais rápido possível. Assim que tivermos mais informações sobre o andamento do processo, entraremos em contato com você para prestar todos os esclarecimentos necessários.

Agradecemos pela sua compreensão e estamos à disposição para quaisquer outras dúvidas ou informações adicionais.

Atenciosamente,
A Administração,
15 de fevereiro 2023
Cara Administração,
Que fique claro que desde 2020 já enviei DEZENAS de e-mails que nunca foram respondidos pela Lusa. É óbvio, que agora o fazem com textos pomposos tipo "chapa 5" porque esta reclamação é pública. No entanto, não respondem a nenhuma das questões que coloco, nem resolvem nenhum dos problemas relacionados com as infiltrações nas minhas fracções (CC e AR), sendo que ambas têm origem em áreas comuns do edifício, logo, cabe à "Administração" dar provimento à sua resolução.
Aproveito o ensejo para fazer referência a outro pedido de esclarecimento (vários e-mails vos enviei, nenhum deles respondido), que não referi nas queixas anteriores publicadas neste portal e que tem a ver com o facto da Lusa ter autorizado a utilização de água e eletricidade do Condomínio, entre agosto e setembro de 2022, por parte do empreiteiro (Nortins) que levou a cabo uma obra da responsabilidade da Câmara Municipal de Coimbra, designada por "Estabilização de taludes e outras obras" adjacentes ao Lote 22. Relembro o e-mail que vos enviei a 8/9/2022, com conhecimento à CMC:

"Como morador no Lote 22 da Quinta da Fonte (8°C), em Coimbra, questiono os responsáveis da obra em curso na lateral do edifício, sobre seguinte:
- estão a ser cumpridas as normas de segurança na obra, no que respeita à parte eléctrica?? Coloco a questão após se ter verificado recorrentemente um curto-circuito no prédio, que tem levado ao não funcionamento da campainhas - o eletricista que esteve hoje no local (enviado pela Lusa) garantiu que a situação se ficou a dever a um cabo eléctrico (fotos em anexo) que, estando mal isolado e exposto à chuva, fez disparar o disjuntor do quadro do prédio, ao qual estão ligadas as campainhas dos apartamentos e os intercomunicadores. Este cabo alimentava o poste de iluminação situado nas escadas, agora em obras, o qual foi removido pela Nortins, sob supervisão das engenheiras da Câmara Municipal de Coimbra. A solução encontrada pelo eletricista foi desviar essa ligação do disjuntor que está ligado às campanhas do prédio... Mas o problema de segurança mantém-se.
Aproveito a ocasião para colocar questões adicionais às partes envolvidas (Nortins, CMC e Lusa), embora nem todas tenham a ver simultaneamente com as 3 partes em causa:
- Quem autorizou a Nortins a ligar os seus equipamentos eléctricos à instalação do elétrica do condomínio (poderão os condóminos, por exemplo, carregar veículos elétricos, de borla, no edifício da Nortins, da Lusa ou da CMC???). Não me recordo de ter sido informado que a obra ia ser feita às custas do abastecumento elétrico do condomínio (se estiver errado, peço desculpa);
- Quando irá a CMC/Lusa verificar a infiltração que tenho na minha garagem (n°35) e a degradação do betão por cima da entrada da mesma, situada na lateral oposta às obras em questão, transmitida à Lusa recorrentemente desde 2020 e, pessoalmente, às engenheiras da CMC presentes no local, no dia 27/8 e, ainda, por e-mail com conhecimento de ambas as partes? [Cito-me: "Aproveitando a V. comunicação reencaminhada pela LUSA, informo que a minha garagem (n°35), localizada na lateral do Lote 22, apresenta uma infiltração proveniente do piso superior (espaço exterior). A presente situação tem sido reportada à Lusa Administradora desde há 2 anos. Contudo, até à presente data, nada foi feito. Agradecia uma resposta da CMC, por forma a combinar uma vistoria ao local com a equipa técnica responsável pela intervenção no local, no sentido de apurar as causas/responsabilidade da intervenção (condomínio ou município?).]
- Quando irá a Lusa responder aos meus e-mails para esclarecimento sobre a reparação das infiltrações na minha fracção, provenientes do exterior do edifício, cujas fotos têm sido enviadas desde o início de 2020? Quais foram as intervenções efetuadas no exterior do edifício? ? Na última reunião de condóminos nada foi esclarecido com o devido pormenor E a desfaçatez com que a Lusa abordou a questão é lamentável.
Agradeço resposta por escrito com resposta ao presente email.
A presente mensagem será afixada no prédio para conhecimento de todos os condóminos."

Três dias depois (11/9/2022), acrescentei:
"Relativamente à questão da eletricidade, acrescento o abastecimento da água!: quem autorizou as puxadas de água e luz efetuadas pela Nortins? Não tendo obtido resposta da Lusa ou Nortins, aguardo o devido esclarecimento por parte da CMC (responsável pela obra)."

Ou seja, a Lusa achou-se no direito autorizar a CMC/Nortins a utilizar uma mangueira e uma extensão elétrica, ligadas a pontos de acesso pertencentes ao condomínio, tendo acesso a elevadíssimas quantidades de eletricidade e água às custas do Condomínio! Os condóminos não foram sequer informados se e como esse pagamento de custos iria ser feito.

Finalizo esta queixa, deixando bem claro o seguinte: TODOS os factos aqui apresentados (infiltrações, acesso indevido/ilegal à água e luz do condomínio obra da CMC, avarias, etc) foram sempre acompanhados de fotos nos e-mails enviados à Lusa. NUNCA OBTIVE QUALQUER RESPOSTA. Fica clara a vossa INCOMPETÊNCIA, FALTA DE CONSIDERAÇÃO, FALTA DE PROFISSIONALISMO E INCAPACIDADE PARA ADMINISTRAR CONDOMÍNIOS.
10 de março 2023
A mensagem que o Sr. Luís Inácio da Lusa Administradora trocou com a sua colega Celina Mendoça, a qual me foi reencaminhada pelo autor em 22/3/2023, é reveladora dos princípios éticos e profissionais da Lusa em todo este processo que motivou à reclamação que apresentei a 30/1/2023. Fica provado que a LUSA tem mentido e deturpado os factos desde 2020, no que respeita às causas das infiltrações, bem como à utilização da água e eletricidade do condomínio por parte de um empreiteiro (Nortins) que realizou um obra da CMC na lateral do edifício, etc. Leia-se o que é referido nesta conversa entre os "profissionais" da LUSA:

luisaires@lusaadministradora.pt
quarta, 22/02, 15:17
para mim

Celina:
Não tocando no assunto das telas dobradas/obra mal executada na cobertura, vamos ter que entrar em algum “detalhe” nas intervenções que fizemos…
Dos remates das embocaduras, das descargas, qualquer coisa…
Ele não se vai calar com esta situação.
Mesmo que não se faça o tal relatório técnico pormenorizado, porque não existe um, tem que se dar uma cronologia dos trabalhos, indicando que se suspeitava ser isto ou aquilo e que fizemos esta e aquela intervenção…
Só dando esta info é que isto vai acalmar…
No que toca ao último ponto da eletricidade e água:
Ao ver as contas do prédio, as duas faturas de água correspondentes ao período que andaram a fazer as obras, teve um aumento substancial no valor que pagamos.
O que é que foi combinado sobre este ponto com a CMC / Nortins?

Que vergonha!
Todos os problemas continuam por resolver e os esclarecimentos por dar.
9 de abril 2023
A Lusa pura e simplesmente é incapaz de resolver os problemas, esquivando-se no silêncio e ignorando as reclamações. Tudo continua por resolver/esclarecer:
1-infiltração e danos no apartamento desde 2020;
2-infiltração e danos na garagem desde 2021;
3-fragmentação do betão junto às garagens exteriores;
4-utilização pela CMC/Nortins da àgua e electricidade do condomínio com a conivência da Lusa sem ter consultado/informado os condóminos (aguardo o envio das faturas para comparação de valores entre 2022 e anos anteriores, esperando que a Lusa assuma as despesas dessa utilização abusiva).