Lusitania Seguros
Companhia de Seguros, S.A.

Lusitania Seguros - Devolução de estorno de prémio pago por motivo de venda de viatura

Silvia Lemos
Silvia Lemos apresentou a reclamação
17 de janeiro 2019
No dia 9/11/2018 procedi ao envio da carta verde, selo verde e cópia da declaração de venda da minha viatura Opel Astra H diesel de matrícula 45-IR-21, através de um agente de seguros, com o objetivo de informar da venda da referida viatura. É de referir que se enviei os supramencionados documentos e se não me encontrava mais na posse nem da viatura nem dos comprovativos de seguro (carta verde e selo), logicamente não usufrui mais de qualquer serviço relacionado com a respetiva apólice. Posteriormente recebi da companhia uma declaração para assinar a formalizar a anulação e subsequentemente recebo uma carta da companhia a referir que apenas aceitam a anulação da apólice a partir do dia 23/11/2018 e nada informam acerca do estorno.
Face a esta situação dia 8/01/2019, contactei a companhia via telefone e falei com a sra. Dália Gregório por duas vezes, no sentido de perceber se não usufruí do serviço a partir da data de venda da viatura porque não consideram essa data para efeitos de devolução do valor do prémio pago? e porque não foi ainda emitido qualquer valor de estorno uma vez que a apólice se encontrava paga até 30/11/2018? Aguardei durante meia hora enquanto me foi passada a chamada ao respetivo departamento e não obtive qualquer esclarecimento acerca do assunto,uma vez que a chamada nunca foi atendida. Voltei a contactar e falei novamente com a mesma operadora que me informou ter efetuado um pedido de esclarecimento e que em 48 horas seria contactada, o que não aconteceu. Voltei a reenviar o mesmo e-mail no dia 14/01/2019 e obtive como resposta que seria emitido o estorno apenas a partir do dia 24 de novembro o que não considero correto, uma vez que desde 9 de novembro não me encontro na posse nem da viatura nem dos elementos relativos ao seguro (Carta verde e selo). No dia 15/01/2019 recebi comunicação por carta a informar que o valor do estorno desde 24/11 a 30/11/2018 estaria disponível na agência em Lisboa ao invés de remeterem o cheque para a morada!!!!!
Relativamente a esta situação, solicito esclarecimento, no sentido da devolução do respetivo valor do prémio a contar da data da venda da viatura, neste caso 9/11/2018, sendo o que me parece mais correto com vista à satisfação do cliente, uma vez que não usufruí mais dos serviços contratados e efetivamente já tinha remetido os respetivos comprovativos desde o dia 9/11/2018.
Não se compreende mas isto permite-me dizer que assim se arrecadam 15 dias do dinheiro de um cliente que não usufruiu efetivamente de nenhum serviço contratato por parte desta entidade desde o dia 9/11/2018. Também posso referir que o dinheiro que gastei em telefonemas para obtenção de esclarecimento e o tempo de espera sempre na ordem dos 20 a 40 minutos sem respostas diretas talvez já prefaça o valor dos 13.35 euros que irei receber por parte da companhia!!! No fim o cliente paga duas vezes os serviços e ainda sai lesado!!!!!

Atentamernte,

Sílvia Lemos
Data de ocorrência: 17 de janeiro 2019
17 de janeiro 2019
Exmos. Senhores,

No que respeita ao seu conteúdo, vimos por este meio informar que as reclamações comunicadas à Lusitania deverão ser apresentadas através dos seguintes canais:

• Livro de reclamações, formulário disponível no sítio da internet da Lusitania ou comunicação escrita dirigida para o seguinte endereço postal:
Lusitania, Companhia de Seguros, SA
Direção de Serviços Jurídicos
Centro de Gestão de Reclamações
Rua de S. Domingos à Lapa, n.º 35

• Comunicação escrita endereçada à Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões ou DECO.

Direção de Serviços Jurídicos
Centro de Gestão de Reclamações
gestaoreclamacoes@lusitania.pt
Silvia Lemos
Silvia Lemos avaliou a marca
8 de novembro 2020

Baixou o nível de confiança no seguro automóvel