Lusitania Seguros
Lusitania Seguros
Performance da Marca
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
95,8%
Tempo Médio de Resposta
91,9%
Taxa de Solução
88,9%
Média das Avaliações
25,8%
Taxa de Retenção de Clientes
21,1%
Ranking na categoria
Companhia de Seguros, S.A.

Lusitania Seguros - Pré-autorização de operação em stand-by

Resolvida
1/10
Nuno Garnecho
Nuno Garnecho apresentou a reclamação
4 de março 2024
Venho apresentar uma reclamação para a forma como a Lusitânia, Companhia de Seguros, S.A. que na sua componente de Seguros de Saúde, apresenta uma forma muito fria e distante a lidar com os seus clientes e/ou com os prestadores de serviços, não dando muitas opções para clarificar determinados assuntos, quer se tente por via telefónica, quer através da plataforma digital, que tem em parceria com a Advance Care.

Em particular, refiro-me ao pedido de autorização solicitada através de um prestadores de serviços de saúde, para uma intervenção cirúrgica ao meu joelho direito, autorização essa que até à presente data encontra-se por tratar, tendo a intervenção ocorrida na mesma, no passado dia 28 de Fevereiro.

A situação começa no dia 27 de Outubro de 2023, estando ao serviço no edifício no meu local de emprego, a efetuar digitalizações numa impressora multifunções, quando pelas 1O horas de manha senti uma forte dor no joelho direito, que causou um mau estar.

Dada a proximidade do local de trabalho à clínica do SAMS, dirigi-me às urgência desta unidade de saúde, para rapidamente verificar a situação.
Fui atendido pelo médico do serviço de urgência, que imediatamente direcionou-me para efetuar uma radiografia ao joelho para puder efetuar uma avaliação das minhas queixas físicas e sintomas.
Foi diagnosticado possível lesão no menisco, pelo que seria necessário efetuar uma ressonância magnética para ter mais dados concretos sobre a eventual lesão.
Efetivamente, foi realizada a ressonância no dia 23 de Novembro de 2023, nas instalações da referida clínica, tendo sido confirmado o diagnostico inicial de lesão no menisco.
No dia 18 de Dezembro, nova consulta para analise do relatório da RM e programar os próximos passos, que consistiria em Analises; RX ao Tórax e eletrocardiograma, todos realizados no dia 11 de Janeiro de 2024.
De posse dos elementos atrás mencionados, nova consulta dia 22 de Janeiro, avançando-se com a marcação da cirurgia para o dia 28 de Fevereiro, pelo que a SAMS iria dar início ao pedido de autorização à seguradora.
Nesse mesmo dia de Janeiro, realizei a Consulta de Anestesia, que estava marcada para o fim do dia.
No dia 20 de Fevereiro, a seguradora solicitava-me elementos adicionais que estariam em falta para dar seguimento ao pedido de autorização e que tinham igualmente informado o prestador de serviço.
Em contacto telefónico com SAMS, foi-me assegurado que tinha sido remetida toda a informação necessária para formalizar o pedido de autorização, apenas solicitavam que lhes remetesse uma declaração minha a relatar o sucedido naquele dia 27 de Outubro e que a mesma seria anexada com os restante elementos para a seguradora.

Já no dia 22 de Fevereiro, com grande espanto, recebo nova comunicação da seguradora insistindo na apresentação de relatório com historial da doença(???), data de início de sintomas e diagnóstico, acrescido de comprovativo de assistência.

Chegados finalmente à data de intervenção, sou confrontado na receção de que teria de pagar a operação na sua totalidade, dado que nenhuma indicação tinha chegado da seguradora para apenas pagar a minha comparticipação. Efetuei o pagamento na totalidade, com esperança de receber o reembolso devido.

Mais tarde, a rececionista do hospital, informa a minha esposa que a seguradora comunicou aqueles serviços que continuavam a aguardar a receção do relatório do dia da urgência. e até ao momento a situação continua na mesma.

Face ao exposto, reforço o desejo de efetuar a reclamação contra a Companhia de seguros Lusitânia à forma como lidou e tem lidado com o assunto descrito neste documento e gostaria de ser ressarcido dos valores devidos, nomeadamente do valor de co-pagamento que caberia à Seguradora.
Data de ocorrência: 28 de fevereiro 2024
Lusitania Seguros
5 de março 2024
Exmo. Senhor,

Acusamos a receção da exposição efetuada, a qual mereceu a nossa melhor atenção.

No que respeita ao seu conteúdo, vimos por este meio informar que a mesma se encontra em análise, pelo que responderemos, diretamente, através dos canais da Companhia, tão breve quanto possível.

Com os melhores cumprimentos,

Direção de Serviços Jurídicos
Centro de Gestão de Reclamações
gestaoreclamacoes@lusitania.pt
Lusitania Seguros
18 de março 2024
Exmo. Senhor,

Acusamos a receção da exposição efetuada, a qual mereceu a nossa melhor atenção.

No que respeita ao seu conteúdo, informamos que o mesmo já foi objeto de apreciação e resposta por parte da Lusitania, no dia 18-03-2024.

Esperando ter contribuído para o esclarecimento da situação que nos apresentou, por forma a melhorarmos continuamente os nossos Serviços e porque a Sua opinião e colaboração é fundamental para prestarmos um serviço de qualidade, agradecemos o preenchimento do inquérito de satisfação sobre a nossa marca.

Com os melhores cumprimentos,

Direção de Serviços Jurídicos
Centro de Gestão de Reclamações
gestaoreclamacoes@lusitania.pt
Nuno Garnecho
20 de março 2024
Não considero a reclamação completamente resolvida enquanto não for restituída o meu copagamento, que pelos vistos irá demorar outros 9 dias úteis, como alegam que demoraram no tratamento da autorização no termo de responsabilidade recebida.

Ficarei aguardar a resolução completa no mais breve tempo que possível.
Nuno Garnecho
30 de março 2024
Não houve mais qualquer desenvolvimento por parte da Seguradora, no entanto em contacto com a SAMS, a questão do co-pagamento foi resolvido.
Continuo achar lamentável a maneira impessoal, frieza e distanciamento que a Seguradora teve em todo o processo.
Já lidei com várias seguradora e esta definitivamente está na categoria "Não Recomendável".
Vou dar por encerrado o assunto
Nuno Garnecho
Nuno Garnecho avaliou a marca
30 de março 2024

Desde aplicação ou site para tratamento de dos pedidos de reembolsos até às tentativas infrutíferas por via telefónica para esclarecimentos, esta seguradora merece todo o redopio da forma como lida com os assuntos.

Esta reclamação foi considerada resolvida
Comentários
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.