Lusitania Seguros
Companhia de Seguros, S.A.

Lusitania Seguros - Queixa sobre recusa de cobertura de danos por trovoada pelo seguro

Ricardo apresentou a reclamação
20 de março 2024
Prezados,

Venho por meio desta expressar minha insatisfação e frustração com a recusa de cobertura por parte da Lusitania seguros em relação aos danos causados à minha placa gráfica durante uma recente tempestade elétrica.

No dia 11 de Fevereiro, uma trovoada ocorreu na minha região, causando uma série de picos de energia que afetaram os eletrônicos em minha residência. Infelizmente, minha placa gráfica foi danificada durante este evento, resultando em sua inutilização.

Ao buscar apoio junto à Lusitania seguros, esperava receber assistência para cobrir os custos de substituição ou reparo da placa gráfica danificada. No entanto, fui surpreendido pela negativa do seguro em oferecer qualquer forma de compensação.

A razão dada para esta recusa foi a suposição de que é "impossível" que a placa gráfica tenha sido danificada pela trovoada enquanto outros componentes não foram afetados. Esta justificativa é não apenas infundada, mas também injusta e desconsidera a complexidade dos sistemas eletrônicos e a variedade de fatores que podem influenciar os danos durante uma tempestade elétrica.

Alegar que danos seletivos não podem ocorrer em um sistema eletrônico é simplista e ignora as muitas variáveis envolvidas, incluindo a sensibilidade dos componentes individuais, a qualidade dos materiais utilizados na fabricação e a própria natureza imprevisível das descargas elétricas.

Como segurado, esperava que a Lusitania seguros estivesse à altura de sua responsabilidade em fornecer cobertura adequada em momentos de necessidade, como foi claramente o caso aqui. No entanto, sinto-me profundamente desapontado com a resposta insatisfatória que recebi.

Portanto, solicito que a Lusitania seguros reconsidere sua decisão e forneça a compensação devida para os danos à minha placa gráfica. Além disso, espero que medidas sejam tomadas para melhorar a transparência e a equidade no processo de avaliação de reclamações para evitar situações semelhantes no futuro.

Agradeço antecipadamente sua atenção e aguardo uma resposta satisfatória dentro de um prazo razoável.

Atenciosamente,
Data de ocorrência: 20 de março 2024
21 de março 2024
Exma. Senhora,

No que respeita ao seu conteúdo, vimos por este meio informar que a mesma se encontra em análise, pelo que responderemos, diretamente, através dos canais da Companhia, tão breve quanto possível.

Direção de Serviços Jurídicos
Centro de Gestão de Reclamações
gestaoreclamacoes@lusitania.pt
2 de abril 2024
Até o momento, não recebi nenhum retorno ou atualização sobre o assunto.
A ausência de comunicação após um período considerável me força a considerar outras medidas para buscar uma resolução satisfatória. Nesse sentido, gostaria de informar que estou a considerar por avançar com métodos judiciais.
9 de abril 2024
Exmo. Senhor,

No que respeita ao seu conteúdo, informamos que a mesma já foi objeto de apreciação e resposta por parte da Lusitania, no dia 09-04-2024.

Esperando ter contribuído para o esclarecimento da situação que nos apresentou, por forma a melhorarmos continuamente os nossos Serviços e porque a Sua opinião e colaboração é fundamental para prestarmos um serviço de qualidade, agradecemos o preenchimento do inquérito de satisfação sobre a nossa marca.

Direção de Serviços Jurídicos
Centro de Gestão de Reclamações