Lusitania Seguros
Companhia de Seguros, S.A.

Lusitania Seguros - Seguro de condomínio

Maria João Vilas
Maria Vilas apresentou a reclamação
15 de fevereiro 2024
Na madrugada de dia 21 de Janeiro de 2024, rebentou um cano da água no prédio. Foi contactada a LUSITÂNIA SEGUROS, a seguradora do prédio, associada a Apólice nr 0209376, por forma a informar do sucedido.

Na 2ª feira, dia 25 de Janeiro de 2024, a seguradora enviou uma empresa com a qual trabalha para efectuar a respetiva reparação.
Essa mesma empresa esteve no local dois dias e, para além de não efectuar qualquer reparação, danificou um cano do gás, obrigando ao encerramento do mesmo por questões de segurança a todos os níveis.

No final do dia seguinte, dia 26 de Janeiro de 2024, a mesma empresa deixou o local sem solucionar o problema, indicando que NÃO VOLTAVAM, deixando o prédio sem água e sem gás (já referido acima que na tentativa de reparação danificaram um cano do gás). Temos indicação que foi dada instrução por parte do perito para não fazerem mais nada e não voltarem ao local.

Em nada foram profissionais. Sentimo-nos abandonados e ignorados por parte da seguradora. Temos crianças e idosos no prédio que sentem ainda mais este tipo de situação.

Tentámos contactar o perito da empresa, sem sucesso, deixando-nos numa situação muito delicada e atípica.

É certo que a manutenção da canalização é da nossa responsabilidade. No entanto, a reparação da mesma é da V/, até conclusão em contrário.
Um seguro existe, é pago, é da V/ responsabilidade ter outro trato com o cliente.

Dada esta situação problemática, de grande constrangimento e de falta segurança por vários motivos, contactamos de imediato uma nova empresa para efectuar a reparação.

No decorrer de todos estes constragimentos e, até à data de hoje, sem qualquer resolução da V/ parte CONTINUAMOS SEM ÁGUA NO PRÉDIO.

Tenho inquilinos a viver no meu apartamento, como podem consultar através do Contrato de Arrendamento ativo e submetido nas Finanças, e dada esta situação fui obrigada a ter que os realojar de imediato, na esperança que o problema fosse resolvido de forma célere.
Para o efeito, envio em anexo as faturas das despesas que tive com este primeiro realojamento.

Uma vez que o problema não foi solucionado, fui obrigada a realojá-los novamente, agora num apartamento de AIRBNB, despesa esta a meu cargo.
Quando me forem disponibilizadas as restantes faturas, enviarei por esta mesma via.

A seguradora é responsável pelo arranjo, mesmo que seja temporário para podermos fazer a obra geral e a respetiva manutenção da canalização do prédio que já sabemos ser da nossa responsabilidade.

Com a empresa que forneceram já "perdemos" 2 dias que poderiam ter sido utilizados para a reparação.
Para além do problema da água não ter sido resolvido, ainda danificaram um cano de gás.
Levaram o escadote fornecido pelo nosso prédio e no final informaram que não voltariam sequer ao local.
Nada tem de profissional e não cumpre as regras que contractualizámos convosco.

A EPAL chega a tarde e más horas para abrir/fechar a água e, desta forma, a gestão tem sido feita dia-a-dia com todos estes constragimentos.

Com isto, estamos sem água há 1 semana e sem qualquer previsão de quando voltaremos a ter.

Trata-se de um constrangimento enorme e os procedimentos que a V/ empresa não foram ao encontro das expectativas do cliente, até ao dia de hoje, demonstrando falta de profissionalismo e consideração.

Serve o presente para dar início ao processo e, até à reparação estar solucionada e podermos avançar com a obra, solicito o pagamento integral de todas as despesas que tive a meu cargo até então, e as que daí advém, com o realojamento dos meus inquilinos.

A falta de contacto e apoio foi notório em todo este processo. Mesmo hoje fui eu que mandei email a solicitar esclarecimentos da situação em questão e a resposta foi a seguinte:
"Na sequência do mesmo, informamos que os danos reclamados com o realojamento dos hospedes da fração não estão garantidos por esta apólice, por se tratarem de prejuízos de natureza consequencial, situação excluída das Condições Gerais da Apólice."

Sem mais nem menos. Nunca contactaram, tiveram qualquer consideração pelo cliente e se não enviasse email também não sei se responderiam sequer!

Abandonaram.nos à nossa sorte, sem água no prédio e sem qualquer tipo de apoio ou ajuda. Receber os prémios fazem-no muito bem.

Nunca passei por tal situação e estou deveras incomodada com todo o tratamento para com o cliente.
Data de ocorrência: 22 de janeiro 2024
16 de fevereiro 2024
Exma. Senhora,

No que respeita ao seu conteúdo, vimos por este meio informar que o mesmo se encontra em análise, pelo que responderemos, diretamente, através dos canais da Companhia, tão breve quanto possível.

Direção de Serviços Jurídicos
Centro de Gestão de Reclamações
gestaoreclamacoes@lusitania.pt
26 de fevereiro 2024
Exma. Senhora,

No que respeita ao seu conteúdo, informamos que o mesmo já foi objeto de apreciação e resposta por parte da Lusitania, no dia 26-02-2024.

Esperando ter contribuído para o esclarecimento da situação que nos apresentou, por forma a melhorarmos continuamente os nossos Serviços e porque a Sua opinião e colaboração é fundamental para prestarmos um serviço de qualidade, agradecemos o preenchimento do inquérito de satisfação sobre a nossa marca.

Direção de Serviços Jurídicos
Centro de Gestão de Reclamações
gestaoreclamacoes@lusitania.pt
Maria João Vilas
Maria Vilas avaliou a marca
26 de fevereiro 2024

Lusitânia NUNCA MAIS!!! Não façam negócio com esta seguradora!!! As respostas são parcas, sem resolução e sempre a favor deles deixando os "segurados" à sua própria sorte... Até a conduta de gás agora não é da responsabilidade deles que a rebentaram. Deixaram.nos à nossa sorte e sem qualquer tipo de contacto.