Maxauto, Lda
  • Estrada Nacional 249-4 km 7,35, Armazém B01
    2785-798 São Domingos de Rana
  • carcavelos@maxauto.pt

Maxauto - Os outros avaliam, nós compramos!

Carlos Carvalho
Carlos Carvalho apresentou a reclamação
29 de março 2019

Como proprietário de uma carrinha Audi A6 Allroad vendida, em Espanha, em Outubro de 2000, importada para Portugal em 2004, decidi vendê-la e entrei em contacto com esta empresa, para me proporcionar esse serviço. Conforme apregoam, "os outros avaliam, nós compramos". Na primeira investida, o site desta empresa, não contemplava o modelo desta minha carrinha. Apenas a 3.000 tdi de 225 CV, a qual avaliaram por 4.511 €. Entrei em contacto telefónico, para obter uma avaliação correcta, informando que se tratava de uma 2.500 tdi de 180 CV, cujo modelo, o site da empresa não elencava. Ultrapassado este obstáculo, enviaram-me uma avaliação actualizada de 2.986 €. Como o valor estava dentro das minhas expectativas, dirigi-me ao centro de Belém. Depois de uma inspecção visual por parte do funcionário, informei-o de algumas características técnicas relatadas pela Auto Lombos ( concessionário Audi que acompanhou a carrinha antes da aquisição), onde tinha, previamente, feito um "check-up" e alguns melhoramentos ( turbo, correia de transmissão e pneus novos). Enfatizei os factos, sublinhando que nada percebia de mecânica. A réplica recebida foi que, também ele não percebia nada de mecânica. Fiquei estarrecido. A pessoa que estava a avaliar o meu carro não percebia nada de mecânica. Pediu-me o livro de revisões e na sequência, afastou-se de mim para fazer um telefonema, ( nada mais conveniente para quem recebe um Cliente ) e esclarece-me o seguinte. O carro foi importado em 2004 !!!??? (não era novidade, já o tinha referenciado no formulário do site) e no livro de revisões haviam situações em que existiam carimbos sem assinaturas, em outros casos estavam assinaturas sem carimbos e, resumindo, o carro tinha um histórico duvidoso. Talvez fosse preciso um Notário para certificar as assinaturas! Claro que, perante esta peça de circo, nada comentei, até ouvir o remate final. "Não estamos interessados na compra do seu carro". Portanto, para quem anuncia que os outros avaliam e eles compram, para quem sabia, pois o site assim obrigava, que o carro era importado, obrigaram-me a fazer uma deslocação de 30 kms para ouvir isto. No mínimo dos mínimos, que fizessem uma proposta de compra por 1 €. Seria ridículo mas, até a oferta de 1 € demonstraria mais respeito pelo Cliente. Isto é, eles avaliaram por internet, mas não foram capazes de fazer uma oferta. Se não querem transacionar carros que tenham sido importados, que o explicitem no site. Se pretendem avaliar automóveis para compra/venda, sugiro que tenham alguém que perceba de mecânica. E de automóveis!

Data de ocorrência: 29 de março 2019
Maxauto
31 de março 2019
Bom Dia Carlos,

Lamentamos não ter ido ao encontro da sua expectativa.

Respondendo à sua reclamação cumpre-nos dar as seguintes explicações:
1. Os carros que são importados de outros mercados por vezes não correspondem às especificações de Modelo e Versão que o fabricante comercializou em Portugal. Por essa razão há carros que não estão em base de dados e por conseguinte não aparecem quando o Cliente tenta selecionar.
2. De acordo com os Termos e Condições 4.10.2 Em todo o caso, a avaliação é indicativa não constituindo uma proposta contratual da Maxauto, que se reserva o direito de apresentar uma proposta ao proprietário após a realização da inspeção presencial no Centro de Entrega.

Tratando-se dum carro com 15 anos de idade e sem forma de aferir km através do histórico de manutenção, deixou de haver interesse em fazer a compra do carro.

Se em termos de atendimento não estivemos à altura, vamos tentar melhorar e pedimos desculpa.

Cumprimentos.
Manuel Madeira
912279291

Bom Dia Carlos,

Lamentamos não ter ido ao encontro da sua expectativa.

Respondendo à sua reclamação cumpre-nos dar as seguintes explicações:

Cumprimentos.
Manuel Madeira
912279291

Bom tarde Manuel,

Agradeço a sua resposta. Objectivamente, o que reclamei, foi o facto de me ter dirigido a uma empresa do ramo automóvel para avaliar o meu carro numa perspectiva de o poder vender. Presumi, erradamente, que um mecânico profissional fizesse um "check-up" ao veículo e lhe atribuísse um valor, face ao estado de conservação. Quando constatei que a pessoa que me recebeu, por sinal bastante educado e afável, nada percebia de mecânica, questionei-me sobre o vosso processo de avaliação. Por exemplo, foram substituídos, muito recentemente, a caixa de velocidades, o turbo, a correia de distribuição, o termostato, o abs, limpa-parabrisas e pneus. Todos estes componentes estão rigorosamente com menos de 1 ano ( os pneus nem 100kms têm ), para os quais a aferição de kms é absolutamente redundante.
"no hard feelings". Vou tentar vender através do standvirtual.

Cumprimentos
Carlos Rodrigues de Carvalho

Esqueci-me de referir que a minha expectativa foi gerada pelo vosso slogan:

Maxauto - Os outros avaliam, nós compramos!

Uma treta! Em relação ao meu caso, a Maxauto nem avaliou, nem comprou. Como ficou comprovado. Mudar o slogan seria ajustado.

Bom fim de semana