MB WAY Marca Recomendada Marca do Mês

MBNet - Valor Cativo

Ana Pires
Ana Pires apresentou a reclamação
23 de novembro 2017

Efectuei um cartão virtual no dia 18/10 no valor de 150€, através da aplicação caixa direta, e fiz 3 compras com esse mesmo cartão, mas só uma foi contabilizada. As restantes duas ficaram cativas, o valor saiu da minha conta e não chegou às entidades supostas.

Estou a tentar entrar em contacto com a MB Net através do site, mas a mensagem não prossegue. Falei com o meu banco que me disse que deveria entrar em contacto convosco, visto que a operação foi feita através da MB NET.

Gostaria de reaver o valor que ficou cativo e cancelar o cartão.

Data de ocorrência: 23 de novembro 2017
24 de novembro 2017
Bom dia Ana Filipa Pires,
Para procurar esclarecer a situação, cremos que poderá ser útil prestar alguma informação sobre os princípios que normalmente estão subjacentes nas compras à distância com cartões.

Ao contrário do pagamento numa loja real no sistema MULTIBANCO, em que num mesmo momento se verifica uma validação do cartão, do saldo e o débito da conta (ou utilização do plafond de crédito), a compra numa loja virtual tem subjacente, dois momentos distintos:
(1) num primeiro momento o comerciante solicita ao emissor – através do sistema de pagamentos - a validação do cartão que lhe foi apresentado pelo comprador, para o valor de compra em causa;
(2) num segundo momento, tipicamente aquando da prestação do serviço ou da disponibilização do bem, o comerciante solicita o pagamento (será quando se concretiza o débito efetivo na conta).

A indicação “autorização aceite” significa que o primeiro passo decorreu com sucesso.
Há algumas instituições que fazem o cativo dos valores neste tipo de transações, após haver registo de um pedido de autorização assim sendo, poderá certificar-se se eventualmente o seu Banco terá tido este tipo de procedimento. Assim sendo deverá junto do Banco emissor do seu cartão verificar quando será retirado o cativo.
28 de abril 2020
Estimado cliente,

Antes de mais, agradecemos a vossa comunicação.

Com os nossos cumprimentos,
Equipa de apoio ao cliente

Boa noite, fiz um cartão mbnet na apalicação MB WAY com montante de 35€ , fiz 3 compras com ele e de repente apareceu abatido, não consigo sequer cancelar. O que posso fazer para rever o dinheiro ? Já tentei fazer novo cartão e deu.
Agurado resposta.