Médico dos Dentes
Médico dos Dentes

5 motivos para continuar a ter cáries


Escovar os dentes todos os dias não chega….

Conheça as pequenas correções que deve fazer às suas rotinas, para evitar a indesejadas cáries.

Escova os dentes todos os dias… Mas, volta e meia, quando visita o dentista descobrem-lhe uma ou duas cáries escondidas. Revê-se neste cenário? É uma situação que, embora muito frustrante, é bem mais comum do que pensa. Mas que, em muitos casos, pode ser evitada com alguns cuidados que pode ter no seu dia-a-dia. 

Entenda quais são os 5 grandes motivos que podem estar por detrás de cáries aparentemente inesperadas:

1) Lavar os dentes: sim. Mas não demasiado cedo…


Não. Não estamos a dizer que é problemático fazer a sua higiene oral de madrugada. O que deve ter em atenção é o momento em que lava os dentes depois das refeições: para proteger o esmalte dos seus dentes, o ideal é aguardar 30 minutos após as refeições para utilizar a escova de dentes, pasta dentífrica, fio dentário e elixir oral. 

Lavar os dentes depois das refeições é fundamental para prevenir o aparecimento de cáries e outros problemas de Saúde Oral. Mas, como o pH da boca sofre alterações com aquilo que consumimos, devemos dar tempo à saliva para reequilibrar a acidez e só depois realizar a nossa rotina de higiene oral.

Escovar os dentes no momento certo irá ajudar a prevenir a erosão ácida do esmalte. Evitando que se formem cáries.

2) Sim, uma das escovagens é mais importante


Não há dúvida de que lavar os dentes apenas uma vez por dia não é suficiente: a higiene oral deve ser repetida duas a três vezes ao longo do dia. Mas, se diariamente lavar os dentes duas vezes e estiver apenas a fazê-lo de manhã e depois de almoço, não está a realizar a escovagem mais importante de todas: a que devemos fazer antes de dormir

É que, durante a noite, a boca torna-se num ambiente mais seco devido à diminuição de produção de saliva: o protetor natural da nossa Saúde Oral. O que provoca o aumento da atividade de bactérias nocivas. 

Se deixarmos resíduos alimentares sobre os dentes e gengivas durante o período em que a nossa boca se encontra mais desprotegida, estaremos a provocar o desenvolvimento de cáries dentárias. E de problemas graves como a gengivite e a periodontite

3) Usar fio dentário não é facultativo…


…Isto se, de facto, quiser evitar ter cáries inesperadas e em zonas onde não consegue vê-las com facilidade. É que escovar os dentes não chega

Os resíduos alimentares também se acumulam entre os dentes e gengivas. Pelo que a limpeza do espaço interdentário é fundamental para manter uma boa Saúde Oral. E é aqui que o fio dentário, o superfloss ou a fita dentária podem ser os nossos melhores amigos.

Se quer evitar as cáries e evitar problemas que podem resultar na perda dos seus dentes naturais, lembre-se: o fio dentário NÃO PODE ser facultativo. Quem avisa, seu amigo é.

4) Faz medicação à noite? Antes ou depois da última higiene oral?


Faz inaladores ou toma xaropes ou comprimidos efervescentes à noite? Continue a fazê-lo conforme prescrito pelo seu médico assistente. Mas faça-o antes da sua última rotina de higiene oral do dia

Existem alguns tipos de medicação que contêm substâncias que contribuem para a erosão ácida do esmalte dentário. Podendo mesmo conter açúcares que irão estimular a proliferação de bactérias perigosas para a sua Saúde Oral. Quando não remove esses resíduos com a higiene oral, estes podem conduzir ao aparecimento de cáries.

5) Poderá estar a beber pouca água

 

Como vimos anteriormente, a saliva é um protetor natural dos nossos dentes e gengivas. Mas, para que consigamos produzir o volume necessário de saliva, temos de ter atenção à água que consumimos. 

Se não consumirmos água ao longo do dia ou bebermos quantidades insuficientes, podemos desenvolver uma condição chamada xerostomia. Que é, nada mais nada menos do que, um problema de boca seca.

Para limitar a atividade das bactérias e proteger a sua Saúde Oral de cáries nefastas, beba pelo menos 1,5 litros de água por dia, ao longo do dia.

Além destas causas, existem outras que podem estar por detrás do surgimento de cáries inesperadas. Mas apenas o seu médico dentista pode ajudar a identificá-las. 


Se tem dúvidas sobre o estado da Saúde Oral ou sobre as suas rotinas de higiene oral, aproveite para marcar uma consulta de avaliação, sem qualquer compromisso, numa das clínicas Médico dos Dentes que existem no país. Terá à sua disposição equipas multidisciplinares de médicos dentistas que estão preparadas para reconhecer e tratar qualquer problema de Saúde Oral. E para esclarecer, com total disponibilidade, todas as suas questões.


Esta informação é da exclusiva responsabilidade de Médico dos Dentes.