41.6
Metropolitano de Lisboa, E.P.E.

Metro de Lisboa - Pedido de cartão navegante

Alexandra Ferrinho apresentou a reclamação
1 de setembro 2023
Fui pedir o cartão navegante para a minha filha (menor), tinha toda a documentação exceto a fotografia no entanto, o segurança, que estava a dar as senhas, confirmou com o funcionário, que estava no atendimento, que era possível tirar cópia do cartão de cidadão e utilizar a fotografia do cartão de cidadão. Fui tirar uma cópia do cartão de cidadão.
Estive 2 horas à espera para ser atendida, quando chegou a minha vez, o funcionário, que entretanto tinha entrado nesse turno, disse-me que não podia aceitar a fotografia do cartão de cidadão. Disse-lhe que me tinham dado essa informação 2h antes, a qual o funcionário duvidou. Só depois do segurança confirmar é que acreditou que realmente me tinham dado essa informação. No entanto, mesmo assim não aceitou a documentação e disse-me que a única solução seria voltar lá outro dia e voltar a tirar uma senha (provavelmente esperar mais 2h). Acho inaceitável que os critérios sejam diferentes consoante o funcionário que nos atende!
Data de ocorrência: 1 de setembro 2023
7 de setembro 2023
Proc. 136950
PQ nº 98478423

Exma. Senhora Alexandra Ferrinho,

Acusamos a receção da exposição apresentada por esta via, em 2023.09.01, à qual demos a merecida atenção.

Desde já lamentamos o lapso na informação prestada que descreve.

Gostaríamos de sublinhar que, a excelência na qualidade do serviço prestado é objetivo fundamental do Metropolitano de Lisboa, enquanto prestador de um serviço público de transporte. Por conseguinte, o rigor, a correção e cumprimento dos procedimentos em vigor por parte dos nossos colaboradores, é primordial.

Quando assim não sucede, a empresa intervém ativamente, seja através de medidas de caráter pedagógico, designadamente num reforço na formação, seja mesmo, e quando tal comprovadamente se justificar, na aplicação de medidas de índole disciplinar.

Como tal, atendendo ao exposto, entendemos encaminhar a sua exposição para o departamento competente, para averiguação e atuação em conformidade, nomeadamente no que à prestação de informação por parte do primeiro colaborador que refere.

Queira, pois, aceitar as nossas desculpas, pois, estamos cientes de não ter correspondido às suas expectativas de prestação de serviço.

Contudo, relativamente à entrega de fotografia para emissão de cartão navegante personalizado, cumpre-nos informar que para a produção de um novo cartão navegante, é obrigatório apresentar uma foto, obedecendo esta aos critérios especificados nas cláusulas das “Condições Gerais de Emissão e Utilização do navegante”, nomeadamente no número 28.1, que fazem parte do impresso de requisição lido e assinado:

“uma fotografia de rosto do Titular, recente, a cores, tipo passe, com fundo liso e abrangendo apenas a face do Titular”.

Estas especificações são comuns a todos os operadores de transporte, obedecendo à legislação em vigor, da responsabilidade da empresa gestora dos títulos de transporte da Área Metropolitana de Lisboa e cartão navegante, a TML – Transportes Metropolitanos de Lisboa.

Para esta e outras informações pode consultar os seguintes websites:

Pelo que, lamentavelmente, não apresentando fotografia obedecendo a estes critérios, não pode ser aceite a requisição nos postos para o efeito.

Esperando ter prestado os devidos esclarecimentos, subscrevemo-nos com consideração,

N. Martins
Gestão de Reclamações
13 de setembro 2023
Efetivamente penso ser de extrema importância a formação e as medidas de caráter pedagógico como forma de prevenir informações incorretas prestadas aos clientes.
Lamentavelmente, terei de discordar convosco, as especificações de obrigatoriedade de ter uma fotografia, não são comuns para todos os operadores. Tive conhecimento de duas situações, uma no Marquês de Pombal e outra no Saldanha onde foram aceites a fotografia do cartão de cidadão para a emissão do cartão navegante.
Parece-me incorreto e injusto para os utentes que haja procedimentos e critérios diferentes para o mesmo serviço.
Alexandra Ferrinho avaliou a marca
29 de novembro 2023

Não me parece que tenha havido alguma alteração ao funcionamento da empresa. Infelizmente penso que voltaria a acontecer tudo igual!